Brasil

Mulher surda faz vídeo em resposta à professora que criticou tema da redação

"Vocês não conhecem as cicatrizes dos surdos, vocês não conhecem aonde seus sapatos apertam, vocês não conhecem os caminhos por eles, percorridos", relata a mestre

Por Fonte: Diário de Pernambuco 06/11/2017 19h58
Mulher surda faz vídeo em resposta à professora que criticou tema da redação
Reprodução - Foto: Assessoria

Na noite deste domingo (5), o perfil "Libras Avante", publicou um vídeo feito pela mestre em educação Pamela Matos em que justificava a importância do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e criticava a postagem de sua ex-professora que dizia 'ser inapropriado' para a prova.

Pamela é surda e 'sentiu na pele' a falta da inclusão dos estudantes com deficiência auditiva nas sala de aula. Nas imagens é possível analisar a indignação com que ela levanta os cartazes brancos pedindo mais respeito, menos ignorância e mais alteridade. Ela chega a questionar a educadora perguntando o que fez para inclui-la na sala de aula há 15 anos atrás. Em menos de 24 horas o vídeo obteve mais de 2 milhões de visualizações.  

"Vocês não conhecem as cicatrizes dos surdos, vocês não conhecem aonde seus sapatos apertam, vocês não conhecem os caminhos por eles, percorridos", relata a mestre no vídeo. Natural de Belém (PA), Pamela ensina na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

ASSISTA: