Brasil

Geraldo Alckmin defende ação policial que acabou com dez mortos em São Paulo

Quadrilha de roubo a casas era investigada; nenhum policial foi baleado

Por Fonte: R7 04/09/2017 22h54
Geraldo Alckmin defende ação policial que acabou com dez mortos em São Paulo
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu a ação policial realizada neste domingo (3), que acabou com a morte de dez suspeitos de roubar uma casa na região do Morumbi, na zona sul da capital.

Questionado se havia alguma suspeita de irregularidade na ação, o governador afirmou:

— Não há nenhuma informação a esse respeito. Quem está de fuzil não está querendo conversar. Eram criminosos fortemente armados, com munição que não pode ser utilizada [munições de uso restrito], colete balístico.

O tucano participou de um fórum entre empresários e governantes sobre os rumos da política, e comentou o caso durante entrevista coletiva. Para ele, o trabalho foi excelente, pois teria sido rápido e acompanhado de um trabalho de inteligência.

— O Deic [Departamento Estadual de Investigações Criminais, da Polícia Civil], o setor de inteligência da Polícia Civil, vem há vários meses fazendo uma investigação. [Nesse caso,] teve um papel muito importante o Detecta [sistema de monitoramento por câmeras]. [...] A polícia, com esse trabalho de inteligência, monitorou [a quadrilha] e fez a intervenção.

Ele também ressaltou que nem vítimas do assalto que ocorria no Morumbi, nem policiais foram baleados.

— Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima atingida, nem policiais.

Dez suspeitos mortos

A Polícia Civil monitorava o grupo havia cerca de sete meses. No domingo (3), após seis horas de procura, delegados e agentes do Deic e do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) abordaram os suspeitos em uma casa na rua Puréus.

Os dez tentaram fugir em dois carros, um Fiat Toro e um Hyunday Santa Fé. Este último bateu em um poste e todos os cinco ocupante foram mortos no local, próximo à casa que era alvo do roubo.

O Toro se chocou contra um carro da Polícia Civil. Dois dos suspeitos fugiram a pé, enquanto os três que permaneceram teriam aberto fogo contra os agentes, segundo o BO.

Os três foram mortos no local, enquanto os dois que fugiram foram perseguidos e mortos a poucos metros. Nenhum suspeito foi preso e nenhum policial foi baleado na ação.