Brasil

Ressaca provoca ondas de até 4 metros, fecha ciclovia e atrai surfistas no RJ

Interdição do trecho entre São Conrado e Barra da Tijuca começou às 7h15

Por G1 11/08/2017 15h16
Ressaca provoca ondas de até 4 metros, fecha ciclovia e atrai surfistas no RJ
Reprodução - Foto: Assessoria

A ressaca que atinge o Rio a partir desta sexta-feira (11) traz ondas de até quatro metros à orla, segundo a Marinha. A Ciclovia Tim Maia foi interditada às 7h15, no trecho entre São Conrado, na Zona Sul, e Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Apesar dos alertas, muitos surfistas aproveitam a ressaca para surfar ondas de tamanhos acima do comum no Rio. Pela manhã e início da tarde, os locais de maior concentração foram na Macumba, Zona Oeste, e no Arpoador, Zona Sul.

Surfistas e curiosos no Arpoador (Foto: Andressa Gonçalves/G1)

Surfista aproveita ressaca no Arpoador (Foto: Andressa Gonçalves/Reprodução/G1)

Resscada: Arpoador concentrou surfistas em busca de ondas grandes (Foto: Andressa Gonçalves/Reprodução/G1)

Body boarder aproveita ondas grandes causadas pela ressaca no Arpoador (Foto: Andressa Gonçalves/Reprodução/G1)

Praia da Joatinga desaparece na manhã desta sexta-feira com presença da ressaca no mar (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fechamento de ciclovia

A medida de segurança tem como objetivo proteger ciclistas e pedestres que passam pelo costão de São Conrado, devido ao mar bastante e com altas ondas. O registro de ondas com mais de dois metros de altura e período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento, criado após desabamento parcial da ciclovia na Avenida Niemeyer, em abril de 2016 – dois homens morreram no acidente e o trecho segue interditado até hoje.

Ainda por conta da ressaca, a prefeitura recomenda que as pessoas não permaneçam em mirantes e locais próximos ao mar durante a ressaca e que respeite a sinalização nas praias e na ciclovia. Pescadores também devem evitar navegar com o mar alto e agitado.

Desde terça-feira (8) está sendo divulgado o aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil que prevê ondas entre 2,5 e quatro metros de altura. A validade deste comunicado emitido pela Marinha vai até as 9h de segunda-feira (14).

Mar muito mexido na Praia da Barra da Tijuca (Foto: Reprodução/TV Globo)

Iniciados os procedimentos de interdição do trecho da Ciclovia Tim Maia entre São Conrado e Barra da Tijuca, às 7h15 (11/08/17) O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que foi iniciado o procedimento de interdição da Ciclovia Tim Maia, no trecho entre São Conrado e Barra da Tijuca, às 7h15 desta sexta-feira, dia 11 de agosto de 2017. A medida foi tomada devido ao registro de ondas com mais de dois metros de altura e período de pico maior do que 15 segundos, um dos protocolos para o fechamento da ciclovia. Equipes do Centro de Operações e do Alerta Rio monitoram as condições do tempo. As condições do mar e de ventos são os principais critérios de ativação das ações de resposta da Prefeitura do Rio para garantir a segurança dos usuários. Os protocolos são: caso os sensores marítimos indiquem ocorrência de ondas com altura igual ou maior que dois metros, e com período de pico igual ou maior a 15 segundos; ou os dados do INMET apontem registros de ventos iguais ou superiores a 90 km/h. Vale lembrar que o Centro de Operações Rio vem informando, desde o dia 08 de agosto de 2017, o aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil que prevê ondas entre 2,5 e 4 metros de altura. A validade deste comunicado emitido pela Marinha vai até as 9h da manhã de segunda-feira (14/08/2017). A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas: - Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca; - Respeite as orientações da sinalização de fechamento ou de agentes públicos na ciclovia; - Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura); - Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação; - Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca. Acompanhe informações em tempo real em www.twitter.com/OperacoesRio

Uma publicação compartilhada por Centro de Operações Rio (@operacoesrio) em Ago 11, 2017 às 3:38 PDT

???? ATENÇÃO! ONDAS DE ATÉ QUATRO METROS - A Marinha do Brasil atualizou o aviso de ressaca que abrange o Rio. Agora, ondas de ATÉ 4 METROS devem atingir o litoral, até as 9h de segunda-feira (14/8). ???? O período de ressaca já está valendo e teve início às 9h de hoje (10/8). ?RECOMENDAÇÕES DA PREFEITURA? - Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca; - Evitar a prática de esportes no mar; - Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca; - Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros; - Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca; - Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia; - Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Uma publicação compartilhada por Centro de Operações Rio (@operacoesrio) em Ago 10, 2017 às 10:58 PDT

Recomendações do Corpo de Bombeiros para dias de ressaca (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fique ligado aos locais com risco de ressaca. #EviteRiscos pic.twitter.com/JDxh242JIz

— Bombeiros RJ (@cbmerjoficial) 11 de agosto de 2017