Cidades

27 Abril de 2012 - 19:37

Estoque do Hemoal está com 14% do limite mínimo exigido

Das 300 bolsas necessárias diariamente, órgão tinha apenas 43 ao meio-dia desta sexta
Assessoria
Estoque do Hemoal  tem carência de todos os tipos sanguíneos Assessoria Estoque do Hemoal tem carência de todos os tipos sanguíneos

Em decorrência da grande demanda de transfusões durante a última semana, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com apenas 14% do limite mínimo permitido. Isso significa dizer que, das 300 bolsas necessárias diariamente, o órgão só possuía 43 até às 12 horas desta sexta-feira (27), segundo dados obtidos junto ao Setor de Dispensação da unidade.

Uma realidade que preocupa a direção do Hemoal, já que o estoque está carente de todas as tipagens sanguíneas, mas principalmente de A Negativo e Positivo, B Positivo e Negativo e O Positivo e Negativo.  Por esta razão, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, faz um apelo para que a população possa se candidatar à doação de sangue.

“Apelamos à solidariedade, principalmente no que diz respeito ao sangue O Negativo, que é doador universal e pode ser utilizado em momentos de emergência. Sem falar no agravante de que, pacientes cujo sangue seja O Negativo, só podem receber transfusões da mesma tipagem”, alerta Verônica Guedes.

Onde e como doar

Para se candidatar à doação de sangue é necessário se dirigir até o Hemoal Trapiche. O órgão está situado na rua Dr. Jorge de Lima, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h. Caso prefira, o voluntário pode comparecer ao Hemoal Farol, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e está localizado no Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima.

Ainda de acordo com a diretora do Hemoal, no caso dos voluntários que estiverem no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Quem pode doar

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é preciso ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário se dirigir ao Hemoal ou Hemoar acompanhado dos pais, além de portar uma autorização por escrito, cujo formulário pode ser baixado o site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É necessário que o candidato à doação compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.