Golpe de internet promete aúdios de Michel Temer em mensagem - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Tecnologia

18 Mai de 2017 - 14:45

Golpe de internet promete aúdios de Michel Temer em mensagem

Trata-se do tradicionalíssimo ataque de phishing, que apresenta uma motivação falsa para que o usuário forneça seus dados
Renato Santino / Olhar Digital
(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Sempre que há um grande evento, o cibercrime vê a oportunidade de lucrar em cima dele. Com as denúncias de que o presidente Michel Temer foi gravado em áudio dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, não demorou muito para surgir um golpe na internet prometendo acesso ao áudio.

Trata-se do tradicionalíssimo ataque de phishing, que apresenta uma motivação falsa para que o usuário forneça seus dados ou instale algo que não deveria em seu dispositivo, sempre com fins maliciosos.

No caso deste ataque, a distribuição da informação falsa acontece por e-mail. Na mensagem atribuída ao jornalista Lauro Jardim do jornal O Globo, o usuário é levado a um site malicioso e, obviamente, não vai conseguir escutar os tais áudios incriminando o presidente, como informa a Folha de S. Paulo.

Não seria surpresa que outros métodos de disseminação de golpes também recebam variações do ataque. O WhatsApp, por exemplo, costuma ser um espaço de proliferação desse tipo de desinformação por parte do cibercrime; não há relatos do uso do aplicativo para esse fim até o momento.

Vale lembrar que, apesar de os áudios provavelmente existirem, visto o escândalo causado em torno deles, eles ainda não foram publicados por nenhum veículo de imprensa.

Comentários

  • sertanejo cagota

    em 18/05/2017 as 15:36

    "Eu acho que o mais correto eram murar o congresso e deixá-los morrer de fome, sede, á míngua como eles fazem por décadas com o povo brasileiro e quando o último parlamentar morrer, jogar sal pra não nascer mais nada ali e tocar fogo pra só sobrar cinzas. Concordam?"

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.