Carros sem motorista estão aprendendo a dirigir com o jogo 'GTA V' - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Tecnologia

18 Abril de 2017 - 13:52

Carros sem motorista estão aprendendo a dirigir com o jogo 'GTA V'

Horas de treino e experiências não chegam perto da quantia necessária para tornar a tecnologia segura
Olhar Digital
(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento de veículos autônomos descobriram uma forma inusitada de ensinar os carros a dirigirem sozinhos: através do game “Grand Theft Auto V”.

Por mais que os carros estejam passando por testes no mundo real, as horas de treino e experiências não chegam perto da quantia necessária para tornar a tecnologia segura para andar sozinha nas ruas – mesmo com todos os erros que os motoristas cometem regularmente, o cérebro humano é muito superior a um computador em perceber e reagir ao inesperado.

“Confiar somente nos dados das estradas não é prático”, explica Davide Bacchet, que lidera a Nio, uma startup com o objetivo de introduzir carros elétricos autônomo nos Estados Unidos até 2020. "Com a simulação, você pode executar o mesmo cenário infinitas vezes para testar o sistema”.

Os videogames hiper-realistas são capazes de gerar dados que estão mais próximos do dia a dia dos usuários do que a inteligência artificial pode colher nas ruas durante os testes. O game mais recente da franquia, por exemplo, conta com mais de 262 tipos de veículos, mil pedestres e animais imprevisíveis, além de diversas condições meteorológicas, sinais de trânsito, túneis, pontes e cruzamentos.

De acordo com o professor da equipe de engenharia de veículos autônomos da Universidade de Princeton, Alain Kornhauser, a ideia não é de que as ruas da cidade fictícia de Los Santos substituam os testes em terreno real, porém, o jogo é o ambiente virtual mais rico do qual se pode extrair dados.

Os pesquisadores garantem que os futuros compradores de carros autônomos não precisam se preocupar com os automóveis infringindo as leis de trânsito, dirigindo em cima da calçada ou causando explosões. Mas, na dúvida, é melhor usar o cinto de segurança.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.