Atividade física é caminho para uma vida saudável, orienta educador físico - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Saúde

14 Abril de 2017 - 19:36

Atividade física é caminho para uma vida saudável, orienta educador físico

Exercícios promovem bem estar e evitam mau humor, ansiedade e depressão
Agência Alagoas
Casal Mônica Rocha e Francisco Sebastião escolheram um cenário paradisíaco, sentindo a brisa do mar para caminhar (Foto: Olival Santos / Agência Alagoas) Casal Mônica Rocha e Francisco Sebastião escolheram um cenário paradisíaco, sentindo a brisa do mar para caminhar (Foto: Olival Santos / Agência Alagoas)

Muito além da busca por um corpo perfeito, a atividade física é essencial para melhoria da qualidade de vida e da saúde. E ainda, contribui para reduzir a ansiedade o estresse, a depressão e outras doenças, que ocorrem em função da agitação do dia a dia. Para muitos não importa o tipo de atividade, podendo ser uma simples caminhada de 30 minutos, hidroginástica, natação, dança e até mesmo uma corrida.O importante é o benefício que eles produzem melhorando o humor e elevando a autoestima.

Nas últimas décadas, o número de pessoas que procuram uma atividade física, independente da idade cresceu. Com isso, o número de espaços destinados aumentou consideravelmente, desde os localizados em áreas fechadas, como ao ar livre, a exemplo da orla marítima, que virou uma área onde pode se encontrar de tudo um pouco, reunindo diferentes gerações que desejam por uma vida mais saudável.

O educador físico Everton Carnaúba, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) admite que estudos realizados em diversos países comprovam que a atividade física influi na melhoria de determinadas doenças e auxiliam na melhoria do humor, com isso estresse, ansiedade e depressão podem ser combatidos e muda a vida de quem é portador. Dependendo do caso, o uso de medicamento pode ser até reduzido ou abolido.

De acordo com Carnaúba essa melhora no quadro de saúde, se deve ao aumento da produção da serotonina um neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar. Sua deficiência está relacionada a várias doenças neuropsiquiátricas, principalmente depressão, ansiedade e doenças neurodegenerativas, como Parkinson. Uma outra substância é a endorfina produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física, regulando a emoção, ajudando a relaxar e gerando prazer

“Após 20 minutos de prática esportiva há maior liberação de serotonina e endorfina, contribuindo para melhoria de quem pratica, proporcionando bom humor, bem-estar e disposição”, diz Carnaúba.

Transformando Vidas

Não existe obstáculo para quem se dispõe a praticar atividade física em Maceió. E, uma espaço democrático, onde reúne representantes de várias tribos, é a orla marítima conhecida nacionalmente pela sua beleza. Num cenário paradisíaco, sentindo a brisa do mar, é o local escolhido pelo casal Mônica Rocha e Francisco Sebastião. Como família que malha unida permanece unida, os dois que residem na Serraria, todos os dias seguem pela orla de Cruz das Almas, passando por Jatiúca e Ponta Verde, fazendo a sua tradicional caminhada. A distância do bairro em que mora não é barreira para eles.

Francisco Sebastião, que é representante comercial está há mais tempo fazendo sua caminhada e, é um exemplo para Mônica que retornou recentemente para atividade. Bem dispostos eles reconhecem que a prática melhora a vida consideravelmente, desde o humor a redução do estresse devido o trabalho.

A farmacêutica Mônica Rocha, disse que caminhar vai além da estética corporal, o que busca é qualidade de vida e se livrar do estresse e ansiedade diário. Animada afirmou que a distância da orla em relação a sua residência em um bairro da parte alta da capital alagoana, não os impede. Acrescentando que o cenário serve de estímulo e um presente para os olhos contemplar a natureza exuberante.

(Foto: Olival Santos / Agência Alagoas)

Num outro ponto da cidade, a dona de casa Marta Regina Rocha, pouco mais de 60 anos, caminha sem companhia, mas focada nas melhorias da atividade que só tem trazido benefícios para sua saúde. O barulho das águas da Lagoa Mundaú soam, como uma música que impulsiona Marta, religiosamente, todos os dias por volta das 16 horas, a caminhar por mais de 30 minutos. O ritmo não é o mesmo de alguns, mas ela faz questão de afirmar que dentro das suas possibilidades faz questão de está presente diariamente. “A caminhada é um remédio para mim, mudou totalmente a minha vida. Não tenho ansiedade e levo uma vida saudável”, destacou.

O que você precisa saber sobre atividade física

A prática de exercícios durante meia hora por dia evita o sedentarismo. A atividade deve se adequar ao seu estilo de vida, o que reduz a chance desistência. Auxilia na prevenção de doenças como diabetes e outras metabólicas. Melhoram a sensação de bem estar, diminuem a ansiedade e de desenvolver depressão.

Melhora o humor, contribui para perda de gordura e melhora a imunidade e retarda o envelhecimento.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.