Governo lança Programa Escola 10 para empreender melhorias na Educação de Alagoas - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Educação

11 Março de 2017 - 11:21

Governo lança Programa Escola 10 para empreender melhorias na Educação de Alagoas

Lançamento ocorre dia 17 no Centro de Convenções; ação vai unir Estado e Municípios em uma grande mobilização para alavancar qualidade de ensino
Agência Alagoas
Valdir Rocha

O Governo de Alagoas lança no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Convenções, uma grande mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado. Denominada Escola 10, a iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões.

O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.

“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O programa contará, dentre outras ações, com formações de professores e aplicação de avaliação que servirá como um diagnóstico do nível de aprendizagem de alunos do 5º e 9ª anos. “Também trabalharemos no fortalecimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , o PNAIC, e em ações de correção de fluxo que refletirão na redução do abandono escolar”, complementa o secretário.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.