Nasa faz manobra para evitar colisão de sonda com lua de Marte - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Tecnologia

04 Março de 2017 - 00:35

Nasa faz manobra para evitar colisão de sonda com lua de Marte

Foguete foi acionado para mudar rumo da nave Maven
G1
Ilustração mostra sonda Maven chegando a Marte (Foto: Nasa/AP) Ilustração mostra sonda Maven chegando a Marte (Foto: Nasa/AP)

A sonda Maven, da Nasa, fez, com sucesso, uma manobra para desviar de uma colisão com Fobos, uma das duas luas marcianas. A nave está há dois anos circulando ao redor de Marte, estudando a atmosfera do planeta e sua interação com os ventos solares.

Na terça-feira (28) a sonda acionou seu foguete para aumentar a velocidade em 0,4 metros por segundo. Embora seja uma pequena correção, foi o suficiente para evitar que batesse contra o satélite natural.

A Maven tem uma órbita elíptica ao redor de Marte, e sua trajetória tem intersecção com a de Fobos e de outras sondas que circulam em torno do planeta vermelho. Com cerca de uma semana de antecedência, a Nasa percebeu que na segunda-feira (6) a Maven iria chegar a um determinado ponto de sua órbita com apenas 7 segundos de diferença de Fobos -- ou seja, havia uma grande chance de colidirem.

Essa foi a primeira manobra para evitar a colisão da Maven com Fobos. As órbitas dos dois são conhecidas bem o suficiente para que os técnicos da agência espacial americana possam calcular com antecedência um risco de choque, iniciando procedimento para evitar que ele ocorra.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.