Bovespa fecha em leve alta nesta segunda com impulso da Vale - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Economia

09 Janeiro de 2017 - 19:26

Bovespa fecha em leve alta nesta segunda com impulso da Vale

Queda das ações da Petrobras e BB limitam ganhos
G1
Reprodução
O principal índice de ações da Bovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira (9), tendo a mineradora Vale entre as principais altas, ainda que as perdas da Petrobras e do Banco do Brasil ON tenham limitado os ganhos.

Ibovespa subiu 0,06%, a 61.700 pontos. O giro financeiro da sessão somou R$ 5,63 bilhões.

Destaques do dia

Vale PNA subiu 2,1%, e Vale ON subiu 2,04%. A mineradora espelhou o avanço do minério de ferro na China e a recomendação acima da média do mercado atribuída pelo Barclays.

Natura liderou os ganhos, com valorização de mais de 4%.

A preferencial da Petrobras fechou em queda de 2,1%, em linha com os preços do petróleo no mercado global. O mercado também reagiu ao anúncio de recompra até US$ 2 bilhões em títulos, com pagamento em dinheiro, e oferta de novos títulos para refinanciar dívidas. A estatal ofereceu rendimento de aproximadamente 6,25% ao ano para papéis com prazo de 5 anos, e 7,5% ao ano para títulos de 10 anos.

Bando do Brasil ON teve recuo de 3,77%. No sábado, o banco piorou projeções de desempenho para 2016, incluindo a provisão para perdas com inadimplência e a rentabilidade sobre patrimônio líquido. Na contramão, Itaú Unibanco PN subiu 0,48%, e Bradesco PN ganhou 0,13%.

Cenário local

Sem muitas notícias no âmbito corporativo, as atenções se voltavam para a decisão do Banco Central sobre a taxa básica de juro na quarta-feira (11). A expectativa de aceleração no ritmo de corte do juro após duas reduções de 0,25 ponto percentual pode impulsionar as negociações na Bovespa.

Economistas consultados na pesquisa Focus do BC preveem que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza em 0,50 ponto percentual a taxa Selic, dos atuais 13,75% para 13,25%.

Comentários

O Tribuna Hoje coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

Digite o código abaixo para enviar seu comentário.