Os mundos do poeta impossível - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Blog do Dresch

             Ao participar de um debate na Universidade de Washington (EUA) esta semana, a ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que o Judiciário brasileiro estaria usando medidas de exceção. “Não estamos vivendo uma ditadura, mas vemos um processo que alguns chamam de lawfare” disse ela, referindo-se ao que seria o uso de medidas judiciais com fins políticos. “Para muitos são medidas de exceção. Um golpe parlamentar é uma medida de exceção. Ele contamina a democracia e acaba estimulando o conflito entre o Judiciário e o Parlamento” afirmou a ex-presidente do Brasil.

As medidas de exceção 2

             Um exemplo citado por Dilma Rousseff em sua explanação foi o grampo autorizado pelo Juiz Moro em uma conversa sua com o ex-presidente Lula. “Grampear um presidente da República aqui (nos EUA) afeta a lei de segurança nacional. No Brasil foi considerada uma medida excepcional e o áudio ainda foi vazado para a imprensa” justificou. Declarou ainda ser favorável ás investigações contra a corrupção. “Nós não coibimos a investigação. Nós viabilizamos a investigação e fomos muito criticados por isso” assegurou a ex-presidente Dilma Rousseff.

Policiais reduzem idade na marra

             Após um forte protesto com quebra-quebra, enfrentamento com a polícia legislativa e muita confusão, policiais civis conseguiram a garantia do deputado relator da proposta de reforma da previdência, Arthur Maia (PPS-BA), de que a aposentadoria desta categoria será reduzida em cinco anos. Com isso a idade inicial seria de 55 anos e não mais 60 anos como estava proposto anteriormente pelo relator. O deputado Maia declarou a mudança após receber uma comitiva de manifestantes. Segundo ele, as mudanças ainda estão em estudo. “Temos um caso muito próprio para os policiais e estamos tentando fazer um desenho para poder estabelecer uma idade mínima. Seria alguma coisa em torno de 55 anos, que é o mesmo que deve valer para algumas categorias” afirmou. O objetivo do relator é construir uma proposta que consiga vincular os policiais às regras para aposentadoria dos militares, retirados da PEC da Previdência e que terão uma proposta do governo em Maio. Os policiais querem um tratamento igual e por isso apostam na redução da idade mínima na aposentadoria dos militares.

 

Hospital com obras aceleradas

               As obras do Hospital da Mulher que está sendo construído pelo Governo do Estado está com suas obras aceleradas, segundo exigência do governador Renan Filho. Com a estimativa de ser construído em 30 meses, o prazo agora é de 24 meses, estando a inauguração prevista para Junho do próximo ano. A obra está orçada em R$ 28 milhões e ofertará 100 leitos, terá a capacidade de realizar 1.502 consultas, 225 partos por mês, além da realização de exames ginecológicos e obstétricos. Segundo o governador alagoano, o Hospital da Mulher será um marco na história do atendimento à saúde da mulher.

Asteróide pernambucano

                  Um asteroide descoberto em 1981, identificado pelo número 10468, foi agora batizado de “Itacuruba”, em homenagem ao pequeno município (cerca de 4 mil habitantes) do sertão pernambucano. Agora ele está eternizado no espaço. O nome foi sugerido pela equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), como uma homenagem pela cidade onde está instalado. Ali é desenvolvido o projeto Impacton, do Observatório Nacional, dedicado ao estudo de propriedades físicas de asteroides e cometas.

Asteróide pernambucano 2

               O asteroide “10468 Itacuruba” está localizado no cinturão principal de asteroides, região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter. Tem um período orbital de 3,58 anos em torno do sol, e um tamanho estimado entre 2 a 5 km de diâmetro. Foi descoberto em 1º de Março de 1981 pelo astrônomo S. J. Bus, no observatório de Siding Spring, na Austrália. A decisão de batizar o asteroide, aconteceu no último dia 13 de Abril no congresso científico “Asteroids, Comets, Meteors – ACM” realizado na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

Asteróide pernambucano 3

              A homenagem a cidade sertaneja de Itacuruba, é uma prova do agradecimento científico à população do município que acolheu a construção do OASI, que entrou em operação em 2011. Mas também tem o objetivo de chamar a atenção para a preservação do céu noturno da região semiárida brasileira. Por suas características climáticas e a ainda baixa poluição luminosa, o sertão oferece a todos, astrônomos ou não, a maravilhosa oportunidade de contemplação do céu.

 

 

  • Segundo os registros da Junta Comercial de Alagoas, no primeiro trimestre deste ano foram abertas no Estado, 5.497 empresas, superando os últimos anos no período.
  • Em relação a 2016, o crescimento foi de 9,5% (5.019 empresas) e 6,2% acima do registrado em 2015 que teve 5.177 novos negócios.
  • O destaque ficou para a constituição das Microempresas Individuais, que registrou 4.227 aberturas (76,9% do total do trimestre).
  • Entre as atividades econômicas selecionadas, o comércio lidera com 2.480 empresas abertas nos primeiros três meses do ano. Depois aparecem alojamento e alimentação (550 aberturas); indústria da transformação (431); outras atividades de serviços (365); atividades administrativas e serviços complementares (290).

Facebook