O realismo de Temer - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Flávio Gomes

Ricardo Noblat, em seu blog: “Temer fez a escolha óbvia, realista, de admitir mudar alguns pontos da reforma. Em parte alguma do mundo se faz reforma da Previdência de uma vez. Aqui, Fernando Henrique Cardoso não conseguiu. Perdeu por um voto. Lula fez uma meia-sola... A ascensão de Temer ao poder se deveu, em primeiro lugar, ao desastre que foi o governo Dilma, responsável pela maior recessão econômica da história do país. Em segundo lugar, Temer ascendeu porque prometeu fazer reformas para pôr o Brasil de volta ao trilho. A rala popularidade do presidente parecia compensada pelo forte apoio do Congresso ao seu programa de governo. De fato, o apoio não lhe faltou para aprovar uns tantos projetos. Está ameaçado de faltar daqui para frente, e logo no que seria mais importante. O Congresso está acuado pela Lava Jato. Mesmo que um dia não sejam condenados, deputados e senadores suspeitos de prevaricar correm o risco de não se reeleger em 2018. Politicamente já foram criminalizados. A maioria não pode nem mais circular livremente. A saída, para aqueles que ainda sonham com uma, é aprovar medidas que ainda possam salvá-los e rejeitar as que afetem o interesse imediato dos seus eleitores. Neste momento, eles não pensam no que seria melhor para o futuro do país. Pensam neles.”

Caso sério 

Quebrou-se um longo tabu, ao se tornar pública a folha de pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa, após auditoria realizada pela Fundação Getúlio Vargas. A descoberta de crianças e defuntos na folha só não indignou ainda mais os que realmente trabalham na ALE porque alguns desconfiavam disso.

Restrição 

Informa Felipe Frazão, na “Veja”, que, ao contrário de outros envolvidos na Lava Jato, Renan Calheiros não pode desistir da reeleição para concorrer à Câmara dos Deputados e preservar o foro privilegiado: “Como seu filho, Renanzinho, é governador de Alagoas, Renan só poderá concorrer à reeleição no Senado”.

Aperto 

A má avaliação de Renan em pesquisas, figurando normalmente em terceiro lugar, faz com que surjam tais comentários de que o senador poderá disputar mandato de deputado federal. Não é a toa que o líder do PMDB no Senado tem feito campanha corpo a corpo, como jamais fez, a um ano e meio da eleição.

Avaliação 

Sobre Renan Calheiros disse ao “Estadão” o prefeito Rui Palmeira, provável adversário do governador Renan Filho em 2018: “Renan é governo desde Cabral. Foi líder do Collor, mas na hora em que o barco afundou votou pelo impeachment. Estava com a Dilma, quando viu que não dava, se agarrou a Temer.”

Cobrança 

Pelas redes sociais o deputado federal JHC (PSB) detonou Rui Palmeira e Renan Filho: “A Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas não estão entregando os remédios básicos para o tratamento de crianças com microcefalia. Ambos justificam que as licitações não foram finalizadas... Dois anos para licitação?”

Oportunidade

Álvaro Vasconcelos, secretário estadual da Agricultura, anuncia para hoje e amanhã, no Parque da Pecuária, em Maceió, mais uma edição da Feira do Peixe Vivo. A iniciativa é em parceria com o Sebrae. Das 7 às 13 horas, consumidores poderão adquirir pescados e moluscos em grande variedade e com qualidade.

Gastança

Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Os órgãos que compõem o governo federal, como ministérios, o Palácio do Planalto, autarquias e empresas públicas gastaram mais de R$1,6 milhão com... mortadelas. O gasto é com a comida e não deve ser confundido com os famosos ‘mortadelas’, manifestantes pagos com lanche e trocados para fazer apoio ao falecido governo do PT.”

 

*Órgãos do Poder Judiciário de Alagoas vão funcionar em regime de plantão de hoje a domingo, 16, por conta da Semana Santa. A folga, que anteriormente era de uma semana, está de acordo com o artigo 36 do Código de Organização Judiciária.


*Repartições públicas não funcionam nem amanhã nem na 6ª Feira da Paixão. Os bancos abrem amanhã, mas fecham na sexta, a exemplo das lojas do Centro de Maceió. Os shoppings e supermercados funcionam em horário normal durante o feriadão.


*Braskem, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas promovem hoje o lançamento do 13º Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Às 19 horas, no Rex Jazz Bar, em Jaraguá.

*A cantora Nara Cordeiro e o violonista Adriano Santos são atrações da happy hour de hoje, a partir das 18 horas, no Restaurante Panela Alagoana - Rua Olavo Macêdo Ribeiro, 87, Jatiúca. Repertório: samba, Bossa Nova e MPB. Contato: 3013.2626.

*Hoje e nos dias 19 e 26 de abril e 3 de maio será realizado o minicurso de Introdução ao Teatro do Oprimido, promoção do projeto de extensão Teatro do Oprimido na Saúde Mental em Maceió. No Centro de Educação da Ufal, no Campus A.C. Simões.

*ASA e CRB, líderes do hexagonal do Campeonato Alagoano, se enfrentam hoje, às 20h30m, no Trapichão. Os outros jogos da rodada de hoje são: Santa Rita x CEO, também às 20h30m, em Boca da Mata, e Murici x CSA, às 21h45m, em Murici.

 

“Em tempos de crise, a resposta é o ajuste fiscal”

 Agostinho Neto

 da Fazenda Nacional e Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Facebook