As Upas. - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Sérgio Toledo Barbosa

27/03/2017 11:05

As Upas.

Acabo de receber um Jornal das Associações Médicas Brasileiras com uma notícia no mínimo estranha: “as Upas podem funcionar com apenas um médico no plantão de doze horas”.

Ora. As Upas pelo que indica o nome transformado em sigla, é uma Unidade de Pronto Atendimento. Um pronto socorro. E então como pode um só médico atender uma comunidade em suas várias necessidades de alteração da saúde?

Primeiro humanamente impossível do ponto de vista físico. Segundo e não menos importante, do ponto de vista científico e de conhecimento.

Claro. Todos os formados em medicina deveriam teoricamente ter um conhecimento geral da área médica, porém não é assim que funciona. Pois as especializações e as subespecializações fazem com que o profissional de esculápio vá gradativamente se dirigindo para o que mais se identifica durante o curso.

Então como pode o senhor Ministro da Saúde e sua equipe multidisciplinar “baixar” uma determinação do porte descrito acima.

O que teremos? Um mau atendimento de um profissional que por mais preparado e determinado não conseguirá dar conta de um universo de patologias que terá pela frente através de seus clientes pacientes.

Facebook