Arapiraca - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Edmilson Teixeira

16/03/2017 02:56

Arapiraca

O ASA  que nesta quinta-feira à noite enfrenta em Arapiraca o time do Paraná pela terceira fase da Copa Brasil, está empolgado perante o apoio que tem recebido de sua torcida. A meta de sua diretoria, é  engrenar a Agremiação no transcorrer deste ano, sobretudo para retornar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018. Seu vice-presidente de marketing, Sérgio Lúcio, iniciou na última semana a entrega das camisas dos sócios-torcedores que estão adimplentes com o clube, justamente numa caminhada de incentivo a todos.

 

Detalhes


De acordo com Sérgio Lúcio, a camisa possui imagens de momentos que marcaram a história do ASA. A primeira imagem é a de Acebílio, um dos maiores jogadores da história do time; a segunda é a do título de 2000; e pra finalizar a imagem da Batalha do Acre. Afirma Sérgio, que muitos sócios já fizeram o resgate de sua camisa no Escritório do clube, que fica no Estádio Quaracy da Mata Fonseca.

 

Atalaia

O serviço de abastecimento d’água de Atalaia ganhou um reforço, a fim de garantir melhor condição de o produto líquido chegar às residências da população. Trata-se  de um potente motor-bomba que foi adquirido pelo SAAE, o órgão que opera com a distribuição de água encanada da cidade. “Encontramos o SAAE muito desgastado, sobretudo com sérios problemas que têm que ser resolvidos”, argumentou o diretor Luiz Vigário (Lulinha).

 

Saúde

 

Dirigentes do Cosems/AL se reuniram pela primeira vez com o secretário de Estado da Saúde (Sesau) Christian Teixeira e equipe técnica. Foi na segunda-feira, quando foi apresentado o cenário das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais ao longo de 2016 para o custeio de ações e serviços de saúde, bem como a planilha de financiamento da Sesau que o Conselho acompanha pelo Portal da Transparência de Alagoas com as pendências dos programas e repasses do Estado.

 

Agreste 

 

O Dia da Água será celebrado na próxima quarta-feira e para comemorar a data, a CAB Águas do Agreste, empresa responsável pela captação e distribuição de água em dez municípios do interior alagoano, realiza, em parceria com a CASAL, uma semana de atividades com a comunidade para conscientizar sobre a importância do uso consciente da água. A programação inclui palestras, gincana com estudantes de escolas públicas, visita de alunos a Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

Torneiras

De acordo com Neyla Queiroz, representante de RH da CAB Águas do Agreste, as atividades visam, de forma lúdica e interativa, esclarecer a população sobre a necessidade de mudanças de hábitos em relação ao uso da água. “Precisamos entender que não lavar a calçada ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes são atitudes simples que contribuem para que as gerações futuras também tenham acesso à água diariamente”, avalia.

 

Situação

 

E em tempos de crise hídrica em todo o país, é indispensável que cada pessoa faça sua parte para evitar o desperdício. A água é um recurso que está ficando cada vez mais escasso não só no Brasil, mas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que dentro de 15 anos, pelo menos 40% dos recursos hídricos em todo o planeta podem desaparecer. 748 milhões de pessoas já não têm acesso à água potável.

Anadia

Prefeito Celino Rocha, participou de uma importante reunião relacionada à área da saúde. Acompanhado pelo deputado estadual Galba Novaes (PMDB), o gestor se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, para tratar acerca de investimentos e recursos para o Hospital Senador Rui Palmeira. 

Desafio

Preocupado com as demandas em saúde no município, o prefeito Celino pediu ajuda ao secretário da Saúde, a fim de destinar os recursos para manutenção do prédio hospitalar e aquisição de equipamentos para o órgão. "Um dos nossos desafios é captar os investimentos necessários para promover a reestruturação de toda a rede municipal de saúde", defendeu Celino. 

Agricultores

A partir da segunda quinzena de abril, aproximadamente 21 mil agricultores alagoanos inscritos no Programa Garantia-Safra vão ser contemplados com o benefício no valor de R$ 850, referentes à perda de safra em decorrência da estiagem ou excesso de chuva.

Divisão 
De acordo com a Coordenação Estadual do Programa Garantia-Safra da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), serão investidos cerca de R$ 17 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, com a contrapartida do Governo de Alagoas.

Critério 

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares com renda de até 1,5 salário mínimo mensal, oriundos de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem, onde se plantam entre 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.

Santana do Ipanema

Prefeito Isnaldo Bulhões (PMDB), solicitou a reabertura da Central de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no município,  ao superintendente regional da CONAB em Alagoas, Elizeu José Rego.

Condições 

A Central da CONAB em Santana tinha fechado e a distribuição do milho no Sertão alagoano foi concentrada na cidade de Palmeira dos Índios. A situação gerou reclamação de produtores da região. Segundo eles, o tempo e a despesa da viagem tornava a compra inviável. 

Traipu

Prefeito Eduardo Tavares (PSDB) participou mais uma vez do mutirão de distribuição de água e leite para famílias da zona rural do município.  Houve distribuição de água potável e leite para os agricultores. O evento, desta vez, ocorreu no Povoado Lagoa Grande. Foram utilizados 13 caminhões-pipa.  

 Maragogi

Nesse curto período de governo, já foi possível acompanhar uma ampla reforma no  Posto de Saúde Eurico Wanderley,  no centro da cidade. Para o prefeito Sérgio Lyra, a ação visa garantir um melhor atendimento à população e, sobretudo, oferecer melhores condições ambientais de trabalho para os profissionais que ali exercem suas atividades.

Descaso

Tão logo o prefeito Sérgio Lira, que é médico, assumiu, ele e sua equipe, imediatamente, detectaram vários problemas físicos no prédio. Mofo, infiltrações, sanitários sem funcionar, além de ratos, baratas e escorpiões. Três dias depois de sua posse, perante uma chuva que durou poucos minutos – mas tempo suficiente para alagar o posto –, a Prefeitura interditou o local.

Estrela

A Prefeitura cobrou do vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, uma atenção especial a Estrela de Alagoas, sobretudo para aumentar a distribuição de água na zona rural. O prefeito Arlindo Garrote também  questionou sobre a falta de abastecimento de água e a ampliação do fornecimento do produto  no município. Garrote lamenta a crise hídrica vivenciada na região e espera que a barragem do Bálsamo seja a solução, conforme prometeu o governador Renan Filho, que visa ampliar os serviços.

 

Palmeira dos Índios

Uma indicação do vereador Cristiano Ramos (PDT), apresentada ontem, durante Sessão na Câmara, trata sobre a criação de um restaurante popular para o município. De acordo com o autor da proposta, o intuito é ofertar refeições de qualidade e baixo custo à população.

 

Facebook