A QUARESMA E O TREINO DE FUNDAMENTOS - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | A Palavra em palavras

03/03/2017 23:01

A QUARESMA E O TREINO DE FUNDAMENTOS

Penitências
Alisson Francisco Rodrigues Barreto / Arquivo pessoal do autor.

A Quaresma e o treino de fundamentos

Por Alisson Francisco

fundamentos de esporteA Quaresma é um tempo oportuno para o aprofundamento dos mistérios da fé, no exercício de conversão. Mais que isso, é o momento por excelência para um maior empenho no processo de cristificação de si próprio.

fundamentos de esporteNos esportes, é comum o treino de fundamentos, aperfeiçoando os atletas nos movimentos mais básicos de seus esportes. Também na vivência da fé é importante e oportuno lembrar-se das questões mais basilares. Assim, os exercícios que desenvolvem a humildade, a paciência e a superação cristificante por amor são enfatizados no tempo quaresmal.

QuaresmaMuitos têm uma dedicação aprimorada, quando se deparam com a proximidade de eventos como Olimpíadas, Copa do Mundo, devidos à relevância das disputas que se aproximam. No caso da fé, diante da importância da Páscoa; católicos de todas as partes preparam-se por quarenta dias para bem chegarem ao tempo mais relevante do calendário litúrgico. Ou seja, na Quaresma, são quarenta dias de intensificação do empenho em santificação para melhor apresentar-se ao Cristo.

PáscoaA Páscoa é a passagem da escravidão do pecado para a liberdade em Cristo; da morte para a vida; do homem velho para o homem novo. É, portanto, visando à efetividade de ser nova criatura, que o cristão se prepara por quarenta dias de jejuns, abstinências, silêncios, mortificações e combates espirituais para melhor se apresentar diante do mistério pascal e, por conseguinte, melhor viver a alegria da Páscoa.

Como diz São Paulo, os atletas lutam por uma coroa perecível, nós lutamos pela glória celeste. Aquela não vai além do túmulo, a nossa é eterna.

O valor das penitências quaresmais é o exercício de humildade e de amor que leva o cristão a melhor compreender o sofrimento alheio, a mais firmemente suportar as adversidades da vida, a exercer o autodomínio com maior sobriedade e liberdade. As penitências quaresmais são uma vitória do amor em nós sobre os anseios que limitam a nossa liberdade e a superação caritativa.

superaçãoA penitência quaresmal é um conglomerado de exercícios que ajudam a sorrir no sofrimento e encontrar na Cruz as consolações para as mais dolorosas situações.

A Quaresma é, nessa óptica, um árduo treinamento para crescer no Amor.

Maceió, 03 de março de 2017.

Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]



[1] Poeta, filósofo; bacharel em Direito (Ufal), pós-graduado (Esmal); estudante de Teologia (Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção); seminarista da Arquidiocese de Maceió. Blogueiro na Tribuna desde 2011 (A Palavra em palavras).

Facebook