A confusão é geral - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Flávio Gomes

Do jornalista Carlos Chagas: “Rodrigo Maia era para ficar três meses incompletos como presidente da Câmara, vai ficar até 2019. Eunício Oliveira presidiria o Senado até 2022, está a um passo de não presidir nada. Assim se desenvolvem as articulações partidárias no Congresso. O que vale na véspera deixa de valer no dia seguinte. Dos grandes partidos, o PSDB tem três candidatos presidenciais, ao tempo em que o PMDB não tem nenhum. O PT só tem o Lula, mas para o Lula não há certeza de ter o PT. Sequer dispõe da garantia de tornar-se o novo presidente do partido. A confusão é geral, apesar de Geraldo Alckmin admitir voar do ninho tucano, deixando Aécio Neves sem plano de vôo e José Serra confiando em que sempre poderá concorrer ao governo de São Paulo. Ronaldo Caiado busca recuperar o tempo perdido para Jair Bolsonaro e Ciro Gomes dispõe-se a ultrapassar Marina Silva como primeiro movimento num tabuleiro indefinido. Diversas pequenas legendas oferecem-se a Joaquim Barbosa, enquanto Álvaro Dias procura ganhar tempo. Michel Temer afasta a hipótese de disputar a reeleição, que a Constituição permite, mas ignora o que fazer com o PMDB. Em suma, importa repetir, a confusão é geral, em meio a dúvidas relativas à recuperação da economia, que por enquanto ganha as profundezas.”

Deu certo

O adiamento pelo Congresso Nacional, para 2017, da apreciação do projeto que muda a Lei de Abuso de Autoridade, restringindo ações do Judiciário e do Ministério Público, é a formalização do acordo entre Renan Calheiros e o STF - que o manteve na presidência do Senado, mesmo sendo réu, na forma da lei.

Opção

Christian Teixeira, secretário estadual do Planejamento e da Gestão Pública, não nega: admite que foi ele quem recomendou ao governador Renan Filho não conceder reajuste ao funcionalismo este ano. Argumenta que era a única alternativa disponível para o Estado poder continuar pagando os salários em dia.

Esperança

O titular da Seplag tem, contudo, uma notícia esperançosa para os servidores estaduais. É que uma das metas do governo é, até o final da atual gestão Renan Filho, pagar dentro do mês trabalhado o salário da categoria. O que não acontece há 21 anos, desde 1995, no início da terceira gestão de Divaldo Suruagy.

Mudança 

Nas especulações sobre as mudanças no secretariado do prefeito Rui Palmeira surgiu o nome de José Thomaz Nonô, que trocaria a Saúde pela pasta de Finanças, com o pedido de exoneração de Gustavo Novaes. Nonô, que foi excelente secretário estadual da Fazenda, não teria muito interesse nessa mudança.

Posição

Depois de ser senadora, por oito anos, e de concorrer à Presidência da República, Heloísa Helena conclui amanhã o segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal de Maceió. Na última decisão oficial, votou contra o reajuste dos subsídios de vereador, num gesto em que teve a companhia da vereadora Teresa Nelma.

Merecimento

Num dos últimos atos da terceira gestão a prefeita Célia Rocha fez justiça a um dos mais respeitados cidadãos de Arapiraca, ao inaugurar a Escola de Ensino Fundamental João Nascimento Silva. Falecido no ano passado, o dentista João Nascimento foi prefeito do município e exerceu o mandato de senador por quatro meses.

Opinião

Michel Temer, Presidente da República: “O Nordeste é grande em dimensão, em riqueza, em beleza e cultura. Problemas que podem ser combatidos, como a seca, não devem obstruir as vocações dos nordestinos. Aliás, o exemplo de dignidade e superação do povo do sertão é o mesmo que inspira e move o meu governo.”

 

 

 

*O governo estadual paga os salários de dezembro, para quem ganha até R$ 2.340,00 (acima disso, só em 11 de janeiro). A Prefeitura de Maceió credita os salários de dezembro para efetivos e inativos (ocupantes de cargos em comissão só recebem em 10 de janeiro).

*Em plena temporada de verão, a orla marítima de Maceió, bastante frequentada por turistas e nativos, está a precisar de urgentes reparos. Além de a calçada estar danificada em vários pontos, há locais em que o esgoto jorra livre, a céu aberto.

*A Junta Comercial de Alagoas inaugura hoje, em Capela, a 10ª unidade do serviço Juceal Express, facilitando abertura, alteração e baixa empresarial, além de ser mais um ponto de informações do Portal Facilita Alagoas. Às 9 horas, na sede da prefeitura.

*A Liga Carnavalesca de Maceió promove hoje a última confraternização do ano, com muito frevo e alegria.  A animação é por conta da Orquestra Fogo Pagô, do bloco “Turma da Rolinha”. A partir das 18 horas, em frente ao Hotel Enseada. Grátis.

*Quem está hospedado em Maceió passa a contar, a partir de hoje, com o FreeBus turístico do Parque Shopping, com dois ônibus que circularão por hotéis da orla, inclusive o Salinas de Ipioca e o Village Pratagy. Gratuito, o serviço irá até o final de fevereiro.

*No dia 11 de fevereiro, a partir das 22 horas, o Iate Clube Pajussara realizará o seu tradicional “Baile Verde e Branco”. Como atrações musicais, a “Orquestra Só Emoções”, de Pernambuco, e Igbonan Rocha & Samba de Nêgo. Mesas já estão à venda.

*Em virtude do feriado de Ano Novo, as feiras livres que são realizadas semanalmente aos domingos em Arapiraca foram antecipadas para amanhã, até às 16 horas. Para tanto, foi firmado acordo entre a prefeitura, permissionários do mercado e demais feirantes.



“Oito anos no comando da mais potente economia do mundo e nenhum escândalo de corrupção”

Cláudio Humberto Rosa e Silva

Jornalista, sobre Barack Obama, presidente dos Estados Unidos

Facebook