Aneurisma da aorta abdominal. - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Sérgio Toledo Barbosa

 

Na semana que passou a turma de 1972 da Escola de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE, perdeu um de seus formandos. Rotura de aneurisma da aorta abdominal. Mais como? Jogava footvoley na praia de boa viagem e tinha uma aparência saudável.

As dilatações anormais das paredes dos vasos são denominadas aneurismas. Usando termos simples. A dilatação das paredes principalmente da artéria aorta abdominal, provocam fragilidade nas mesmas levando a rotura ou dissecção.

Rotura ou dissecção podem causar hemorragia (sangramento) incontrolável e levar à morte. Foi o que aconteceu.

São várias as causas para que o aneurisma se desenvolva, porém não bem definidas. Existem muitos fatores: arteriosclerose (gordura nas paredes dos vasos), idade (maior que sessenta anos), sexo masculino, história familiar, fatores genéticos, colesterol elevado, pressão elevada, fumante, diabético.

Qual a melhor forma de evitar? Fazendo prevenção!

Após quarenta e cinco anos de vida, todos, homem ou mulher devem procurar médico de confiança. De preferencia clinico geral ou geriatra para iniciar todos os exames de rotina para prevenir problemas futuros!

No caso do aneurisma: Ultrassom com doppler abdominal ou angiotomografia do abdome. Claro, solicitados por angiologista ou cirurgião vascular.

Vida saudável! Representada por alimentação correta, exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, trabalho que traga o sustento com prazer, fugir do stress, viajar, ter relacionamento equilibrado com vida sexual prazerosa e ativa, etc.

 

 

 

Facebook