Os ossos do ofício 2. - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Sérgio Toledo Barbosa

07/12/2016 09:43

Os ossos do ofício 2.

No Colégio Diocesano da Rua do Macena, hoje Cincinato Pinto, fiquei até o segundo ano ginasial, hoje fundamental. No pátio tínhamos vários pés da fruta oiti. Quando na época dos mesmos o chão ficava repleto de um fruto de cor amarelada e polpa grossa de odor forte, porém agradável. Claro que alguns serviam para o nosso lanche.

No pátio também tínhamos as aulas de educação física. Os orientadores eram dois sargentos do exército. Um deles era o sargento Madalena.

Ali também jogávamos nossas “peladas”. E era também pelado (sem grama) o piso do campo. Os treinamentos para os desfiles de 7 e 16 de setembro também eram realizados no campo.

Como à noite ficava muito ermo o local os Irmãos Maristas criavam vários cachorros. Pobre do gato que por ali passava! Volta e meia encontrávamos o corpo de um finado. Seria um que não conseguiu subir nos oitizeiros.

O diretor do Colégio chamava-se Ir. Máximo, português com quem fiz uma sólida amizade, apesar da diferença de idade. Cinco anos atrás fez uma visita ao Colégio Marista do Farol e falou: você é o filho mais velho do Carlos Barbosa! Sim. Guardei o momento em foto.

Outro Ir. Marista muito querido era o Silvino. Torcedor fanático do Bangu futebol clube do Rio de Janeiro. Era o responsável pelo internato do colégio. Pense. Quando o Bangu perdia no jogo do final de semana os internos sofriam com a “banca” puxada e etc.

Ir. Ernesto, Ir. Elizeu, Ir. Caetano e suas piadas, Ir. João do canto orfeônico.

Numa aula de história ficaram famosos dois colegas e amigos. Cícero Leite ao discorrer sobre os Vikings e Napoleão Hora porque ao falar do General francês, ao invés de chama-lo de Bonaparte chamou de Napoleão Barbosa, meu tio. Como já falei anteriormente não existia bulling naquela época. Cícero virou  Viking e Napoleão não lembro mais do seu apelido.

Facebook