Os termos populares para a dor. - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | Sérgio Toledo Barbosa

Doutor dói em todos os ossos!

O osso não dói. Só quando quebra. Envolvendo o osso tem uma capa chamada periósteo que tem sensibilidade. Quando há uma fratura o periósteo então reflete a dor. Ou em caso de tumores, por exemplo.

A dor pode pinicar. Pode comichar. E mais pode fervilhar. E aí? De onde virá a dor?

E quando ela lateja? O médico deve e tem que está atento para os termos populares, pois dizem muito do tipo da dor. Neuropática, nociceptiva, psicossomática ou mista.

Atendi um popular no PAM de referencia “Salgadinho” que com toda a sua sensibilidade para a dor que sentia falou: doutor estou com uma dor forte no nervo asiático! Claro que o nervo ciático dói muito quando sofre compressão e irradia às vezes, a dor, da coluna lombar até o pé.

Dr. Ib Gato Falcão quando em atividade no Hospital dos Usineiros, atendeu um paciente que referia uma dor no pé do pente. Contava para nós sua experiência da dor no baixo ventre perto do púbis, relatada pelo cliente.

E a dor que responde?

Doutor estou com uma dor nas costas que responde na barriga. Dor irradiada. Claro que elas existem e podem simular outra patologia e enganar o médico. Dor no ombro ou clavícula pode ser uma dor referida da vesícula ou do fígado.

Encontrei outro dia passando pelo município de Agrestina uma placa que anunciava uma “DOR CAPIM.” Bem foi tão passageira que já retiraram a placa.

 

 

 

Facebook