10 LIÇÕES DAS BODAS DE CANÁ - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | A Palavra em palavras

15/11/2016 09:43

10 LIÇÕES DAS BODAS DE CANÁ

Aprendendo preciosas lições com as Bodas de Caná
Alisson Francisco Rodrigues Barreto / Arquivo pessoal do autor.

10 Lições das Bodas de Caná

Por Alisson Francisco

Algumas lições das Bodas de Caná nos trazem revelações para o viver que muitas vezes acabamos por nos esquecer.

Bodas de Caná1.       Ali vemos o preceito mariano de que façamos tudo o que Ele (Jesus) nos disser. Isso inclui o que Seu Corpo (a Santa Igreja) nos preceitua.

2.       A obediência dos servos da festa ao convidado Jesus. Eles obedeceram ao mandamento de Maria e fizeram tudo o que o Senhor lhes ordenara.

3.       A atenção de Maria para com os nubentes, para que a alegria deles fosse completa, e sua intercessão perante o Filho para que agisse em favor dos que se amam.

4.       O sabor da alegria, que é maior quando vem de Deus. Aqui, no mundo, teremos grandes alegrias, mas elas se acabaram. Que não nos falte a eterna satisfação do Céu.

5.       Jesus veio ao mundo pelo sim de Maria, no 25 de março, e se revela pelo pedido de Nossa Senhora.

Autorrevelação de Jesus, nas Bodas de Caná6.       No casamento de Jesus, Ele declara amor por Sua Esposa (a Igreja), doando-se na Cruz. Nas Bodas de Caná, Ele prefigura a Sua Ceia, demonstrando zelo pelos que se amam.

7.       Nas Bodas, Jesus transforma água em vinho e os funcionários da festa dão aos convidados. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor, pois, na Comunhão, o próprio Cristo transforma vinho em Seu Sangue e Se nos dá como Alimento.

8.       Maria não realiza o milagre das Bodas de Caná, porém, intercedendo ao Filho, revela-nos como é importante atentar-se às carências do outro, buscar a Deus e pedir-Lhe o que nos falta.

9.       O amor não apenas assiste algo, mas assiste a algo. Ou seja, a caridade não se contenta em apenas ver, leva a agir. O amor de Deus em Maria não ficou apenas na constatação das necessidades dos nubentes, mas impulsionou o agir misericordioso que renova as alegrias.

Bodas de Caná10.   As Bodas de Caná já antecipam uma frase de Jesus acerca do que se ingere: não é o que entra na boca do homem, mas o que sai dela, pois sai do coração. O que Deus abençoou não pode ser tido como pecado, ao contrário, é alegria para o homem, motivo de paz e confraternização.

Não se trata aqui de uma lista fechada, mas apenas o realce de dez belas coisas que o Senhor nos mostra nas Bodas de Caná. Que essa reflexão nos ajude na caminhada!

Um forte abraço a todos! Paz e Bem!

Dado em Maceió, 15 de novembro de 2016.

Com amor,

Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]



[1] Poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Missionário mariano para atração de todos a Jesus Eucaristia.

Facebook