Será que tudo isso vale a pena? - Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas Tribuna Hoje - O portal de notícias que mais cresce em Alagoas

Blog | COTIDIANO ATIVO, por Antonio Moura

Crédito: filhosdafe.blog.br

E os dias passam em uma velocidade tão grande que mal nos damos conta que a semana já acabou. Parece até que a terra está girando mais rápido em volta do próprio eixo, pois não sentimos o tempo passar. O nosso cotidiano, cheio de compromissos de trabalho, obrigações e desafios nos faz viver em uma eterna “correria” em busca dos nossos objetivos profissionais e pessoais. Até que em um determinado momento paramos e nos perguntamos: Será que tudo isso vale a pena?

O que realmente é importante para nós? Precisamos urgentemente rever nossos valores, antes que seja tarde demais e o tempo, impiedoso como ele, não nos dê uma segunda chance para que possamos fazer aquilo que realmente nos deixa felizes. E são muitos momentos: como estar com a família, brincar com os filhos, jogar conversa fora com amigos de infância, fazer novos e bons amigos ou passar um dia sem fazer nada, sentado na varanda de casa, aproveitando a vista ou lendo um bom livro.

O tempo será um aliado poderoso se soubermos como usá-lo, mas poderá ser um inimigo feroz caso não saibamos como lidar com ele. E muitas das vezes temos ficamos sem reação diante das horas, da falta de planejamento e gerência. Quase nunca escuto alguém dizer: - Estou com muito tempo sim. É sempre o contrário: estamos perdendo o comando, cada vez mais nos tornamos rivais do tempo e sem trégua para reavaliações. 

Não conheço receita ou remédio miraculosos que capazes de resolver essa recorrente falta de tempo, mas confio bastante na avaliação detalhada de cada um – é ir para a ponta do lápis ou do aplicativo do celular – é fazer as contas, atribuir prioridades, pesar e entender como ser harmonioso para o tempo ser nosso aliado. Além disso, devemos tê-lo conosco, ao longo dos anos, pois a certeza inevitável é a memória e mais dia ou menos dia vamos nos perguntar: será que tudo isso vale a pena? Estejamos preparados.

 

* Antonio Moura é secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió. É graduado em Administração e Marketing com pós-graduações em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Pessoas. 

Facebook