Flávio Gomes

12 de junho de 2018

A nação desgovernada

Economista Celso Luiz Traucco: “O transporte rodoviário responde por 65% do total de cargas no Brasil, já o transporte de passageiros é majoritariamente rodoviário ou aéreo. Mas é o caminhão que abastece os postos de combustíveis e os aeroportos. Ou seja, a greve de uma semana dos caminhoneiros levou o país ao caos. Caos que só se agrava com a intervenção dos agentes governamentais, pois eles não atacam de frente o problema: a solução seria a redução da carga tributária com a respectiva redução de despesas e de privilégios da máquina pública. A desculpa é sempre a mesma: as despesas são protegidas por lei e o orçamento não tem folga, portanto a redução de preço para o diesel deve ser compensada com mais impostos. Deve-se perguntar se é legal, juridicamente, pessoas viverem na miséria, com falta de assistência médica, de segurança, de moradia e com uma aposentadoria insuficiente para suas necessidades básicas, enquanto outras vivem uma vida nababesca. O cidadão brasileiro está cansado de carregar um ‘elefante’ em suas costas, esta paquidérmica máquina pública. Nós precisamos levar o Brasil real para dentro do Congresso e dos Palácios do governo, assim como os franceses fizeram há 230 anos. Talvez assim nossos governantes criem juízo.”

Decidido

O deputado Marx Beltrão (PSD/AL) reafirmou ontem, no programa “Conjuntura”, da TV Mar, que é irreversível a sua decisão de concorrer ao Senado este ano. E disse que mantém boa relação, pessoal e política, com Renan Calheiros, além de espaço na gestão Renan Filho, através de Alexandre Ayres no Meio-ambiente.

Quem chega

Maurício Quintella, deputado federal (PR/AL) e também candidato ao Senado, anuncia visita do ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, dia 21. Vem para festividade pela conclusão do novo calado do Porto de Maceió e para anunciar a duplicação da BR 101 no trecho de 10 km em terras indígenas de Joaquim Gomes.

Rapa

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, fez uma radical mudança na sua equipe de governo, com a substituição de sete secretários, além dos que já haviam saído. Parte, assim, para o tudo ou nada, na tentativa de recuperar a gestão, inclusive a sua imagem. E já precisa mostrar resultados este ano, na eleição de 6 de outubro.

Boca livre

O vereador Samyr Malta, presidente do PTC em Maceió, está propondo gratuidade de transporte de ônibus na Capital no dia da eleição. Diz que é uma forma de atenuar o alto índice de abstenção previsto para este ano. Tem apoio dos colegas Sílvio Camelo e José Márcio Filho. Falta eles dizerem quem vai pagar a conta.

Exigência

O edital disponibilizado pela Prefeitura de Maceió para festejos juninos nos bairros previa 50 vagas, mas só 34 comunidades apresentaram os documentos exigidos. Há uma exigência no edital, segundo Vinícius Palmeira, presidente da FMAC: cada um desses núcleos tem, necessariamente, de contratar um trio de forró.

Agenda

Acontece hoje a abertura dos festejos juninos em Palmeira dos Índios, denominados de “São João do Povo” pelo prefeito Júlio Cezar. Às 22 horas, o primeiro grande show da temporada junina, com a banda Dona Flor e o cantor paraibano Amazan. Na “Estação do Forró” haverá quadrilhas e apresentação de trios de forró.

Opinião

Do advogado Miguel Reale Júnior, autor do impeahment de Dilma Rousseff, sobre o Brasil de Temer: “As expectativas das próximas eleições se voltam exclusivamente para as figuras carismáticas e aqueles que têm experiência, conteúdo, programa para apresentar, muitas vezes são desconhecidos. Para mim, o amanhã é opaco.”

*O governador Renan Filho inaugura hoje, às 14 horas, o primeiro Centro de Referência em Reinserção Social de Dependentes Químicos de Alagoas. O novo equipamento da Seprev vai beneficiar 37 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe.

*O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/Alagoas) aderiu à campanha nacional “Não leve na brincadeira. Diga não ao Trabalho Infantil”. Hoje acontece a celebração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

*O jurista Modesto Carvalhosa lançou novo livro, “Da Cleptocracia para a Democracia em 2019 – Um Projeto de Governo e de Estado”. A obra traz um panorama do atual cenário político, econômico e social brasileiro, definido pelo autor como cleptocracia.

* A pedido do Conselho Municipal de Educação de Maceió, a vereadora Tereza Nelma realizará audiência pública para debater da atual situação do transporte escolar municipal. O encontro acontece hoje, a partir das 9 horas, no auditório doSenac/Poço.

* Maceió recebe hoje, às 10h20m e às 13h30m, na Escola Municipal Petrônio Viana, uma das maiores contadoras de histórias do Brasil, Kiara Terra. Ela irá dialogar com os alunos do ensino fundamental e introduzí-los de forma lúdica às discussões ambientais.

* Até 27 de julho está aberta à visitação, na Galeria Galpão 422, a mostra “Euforia”, apresentando os mais recentes trabalhos dos artistas Pedro Lucena e Wado. A iniciativa conta com o apoio institucional da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

*O empate em 0x0 com o CSA, sábado, deixou o CRB em situação incômoda na tabela da Série B do Brasileiro: é o vice-lanterna. Tanto que o clube faz promoção para o jogo contra a Ponta Preta, 6ª feira próxima, às 21 horas: arquibancada a R$ 10,00.

“O segundo turno vai ser entre Lula ou um candidato apoiado por ele e Bolsonaro”

Lindbergh Farias

Senador do PT/RJ