Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 34
Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 40
class="post-template-default single single-post postid-106087 single-format-standard">

Edmilson Teixeira

6 de junho de 2018

Delmiro Gouveia,  arrumação de caixa!  

Por meio da Prefeitura de Delmiro Gouveia, é que a partir desta quarta-feira entra em vigor um decreto temporário que demonstra a preocupação da administração pública em conter parte da crise que ainda contamina economia brasileira. A meta é trazer mais investimentos em setores como saúde e infraestrutura. Pois foi na segunda-feira desta semana, que o prefeito Padre Eraldo  anunciou uma série de medidas visando diminuir mais de R$ 1 milhão em gastos no transcorrer de três meses. Na verdade, a meta é alcançar uma redução acima de 350 mil reais nas despesas mensais, com cortes que incluem redução até no salário do próprio prefeito.

Justificativa

“O objetivo dessa nossa atitude é organizar as finanças do município diante da queda dos repasses do Governo Federal, com FPM e, principalmente, as relativas ao recurso de ICMS nesses primeiro semestre de 2018, que, comparado à soma total do arrecadado  nos cinco primeiros meses de 2017, teve queda de mais de 50% de repasse, representando a maior expressão financeira”, comentou o prefeito Eraldo.

Arrumada

O alvo da medida atingirá os salários dos servidores comissionados e contratados, sobretudo aqueles com vencimentos acima de dois mil reais; com redução de até 30%.  “Nós sempre tivemos muita organização com as finanças de Delmiro, e isso pode ser comprovado facilmente: tiramos a Prefeitura das pendências do CAUC, que é o SPC dos municípios, o que possibilitou muitos avanços. Administrar o dinheiro público exige muita disciplina, cautela, e acima de tudo, planejamento”, finalizou Padre Eraldo.

Palmeira dos Índios

 

Por intermédio do deputado Carimbão (Avante) é que a Vila do Idoso, entidade que lidar com um amplo trabalho social em Palmeira dos Índios, receberá uma grana no valor de 200 mil reais. Não é a primeira vez que Carimbão consegue esse tipo de emenda para a referida instituição, via o Fundo Nacional de Assistência Social.

Palmeira II

A Vila do Idoso, há anos vem sendo beneficiada pelo deputado Carimbão  que anualmente destina emenda àquela casa. Isso já possibilitou a aquisição de dois veículos em 2016.  “A Vila do Idoso foi construída há 27 anos e abriga atualmente 35 idosos. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e conta com um corpo de 21 profissionais”, disse Heleneuza Santos, presidente da instituição.

Saúde – Cosems/AL

Gorete Santana,  secretária de Saúde de Girau do Ponciano e uma das diretoras executivas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), representou a entidade na audiência pública proposta pela deputada estadual Jó Pereira que aconteceu na Assembleia Legislativa na tarde dessa segunda-feira. A pauta sobre “O Câncer e o Diagnóstico, Tratamento e Registro Compulsório” lotou o plenário com representantes de diversas instituições interessadas no debate da temática.

Peleja

O diagnóstico tardio e o número crescente de óbitos foi um dos pontos mais debatidos na audiência. A diretora do Cosems, Gorete Santana, ressaltou as dificuldades dos usuários em ter acesso aos serviços; na continuidade do tratamento na linha de cuidado do câncer e destacou o apoio do Cosems em discutir propostas de melhorias para esta Rede. A deputada Jó Pereira destacou que o tratamento do câncer nos pacientes de Alagoas não está acontecendo com a eficiência e a eficácia necessária para salvar vidas.

Investimento

 

 “A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou uma emenda orçamentária que disponibiliza para 2018 um montante de R$ 100 milhões para aplicação exclusiva na Oncologia. Precisamos voltar os olhos para a Atenção Básica, acompanhando e capacitando os profissionais. É necessário que se faça o registro compulsório desde os primeiros exames, pois as pessoas que estão na ponta ainda morrem por falta de tratamento”, alertou a parlamentar.

Premiação

A Agreste Saneamento foi uma das homenageadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o troféu Alagoas Verde, que reconhece iniciativas de pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na preservação ambiental. O prêmio foi na categoria Inovação e sustentabilidade.

Motivo

 

A empresa Agreste Saneamento que tem sede em Arapiraca e atua em dez municípios do interior alagoano, foi premiada por conta  do trabalho de utilização dos resíduos gerados no tratamento de água para a fabricação de tijolos sustentáveis, sem gerar impactos ao meio ambiente.

Proposta

O destino final do lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) é um dos grandes desafios enfrentados pelos administradores dos serviços de água em todo o País e os testes realizados em laboratório mostraram que o resíduo da ETA de Arapiraca é uma excelente matéria-prima para a produção de tijolos cerâmicos.

Coruripe

A Prefeitura de Coruripe vem tendo apoio do Estado, a fim de eliminar as casas de taipas ainda existentes em algumas localidades do município. É que as famílias  que residem nesse tipo de moradia, convivem com o risco de pegar a doença de chagas, provocada pela picada do besouro barbeiro. Trata-se de uma parceria com  Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Está sendo construído um conjunto com 500 casas, pelo programa Minha Casa Minha Vida, via governo federal.

Transportes

Os mais de 1.200 transportadores complementares que atuam no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas podem ser beneficiados com linhas de crédito especiais para a troca de veículos. O convênio foi assinado na manhã de segunda-feira, entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e a Agência de Fomento (Desenvolve).