Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 34
Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 40
class="post-template-default single single-post postid-107158 single-format-standard">

Flávio Gomes

9 de junho de 2018

Gatos de FHC, corruptos de Wagner

Jornalista Vitor Hugo Soares: “FHC, homem de Estado e pensador político acadêmico, notório liberal, que andava na busca do “novo” ( um deles o outsider animador de TV. Luciano Huck ) jogou a toalha. Dia 28, em palestra, o veterano tucano amansou o trino. ‘Acho que precisa do novo. Mas cadê o novo? Como é que faz?. Quem não tem cão caça com gato. Tem que ver desses qual é o melhor’, arrematou, sem nominar nenhum dos felinos disponíveis na praça. Wagner, ex-dirigente e agitador sindical do Polo Petroquímico de Camaçari, deu justificativas bem piores e rasteiras, ao desculpar os seus, e jogar nas costas do mandatário da vez, Michel Temer, e do presidente da Petrobras, Pedro Parente, toda a culpa pela greve dos caminhoneiros que abalou o País. No ato de inauguração de uma Policlínica em Feira de Santana, que virou comício eleitoral, o ‘galego’ afirmou: ‘A crise do País é uma conseqüência do desastre da política de preços da Petrobras que eu, sinceramente, só consigo enxergar um motivo: a destruição da companhia para vender (…). Pior do que a corrupção é a entrega do nosso patrimônio aos gringos’. Atualmente, o galego é só secretário de estado na gestão do afilhado político Rui Costa. Postula uma das duas vagas baianas ao Senado. Daí advém seu desassossego. Precisa bater tambor e fazer barulho, mesmo na base de declarações sem princípios, impróprias e lamentáveis.”

Aperto

Há nomes aparentemente muito fortes anunciando candidatura à Câmara dos Deputados mas, certamente, alguns irão desistir. Problema: a necessidade de o primeiro candidato da coligação precisar ao menos de 150 mil votos. Para quem não pretende se coligar a preocupação é ainda maior, pois poucos atingirão, sozinhos, tal votação.

Mudança

Judson Cabral admite que uma das causas da sua derrota na tentativa de reeleição como deputado estadual, em 2014, foi o desgaste de estar filiado ao PT. Outra seria a forma de fazer campanha: visitas, telefonemas e contato direto com o eleitor. Agora no PDT, já admite usar também as redes sociais na tentativa de voltar à ALE.

À disposição

Omar Coêlho de Mello, Procurador de Estado e ex-presidente da OAB/AL, vice-presidente regional do Podemos, foi consultado por lideranças da oposição para saber se trocaria a candidatura ao Senado por uma disputa ao governo do Estado. Respondeu que aceitaria, mas não foi mais procurado por ninguém sobre esse assunto.

Meio termo

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), pré-candidato ao Senado, se preocupa com os resultados da Educação à Distância, em função de críticas que tem recebido a respeito do tema. Mas admite que há exceções: “Há também exemplos bem sucedidos de cursos nesta modalidade, por isso quero me colocar no papel de conciliador.”

Cenário

O Atlas da Violência 2018, do Ipea, sobre taxas de homicídios por 100 mil habitantes, aponta redução de 46,7% em São Paulo e aumento de 256,9% no Rio Grande do Norte. Alagoas, com 54,2%, figura em segundo lugar no Nordeste. Dos 10 Estados onde a violência letal cresceu, há 9 do Norte-Nordeste e o Rio Grande do Sul.

Sentimento

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, emitiu nota lamentando o falecimento do ex-ministro Pedro da Rocha Acioli, aposentado do Superior Tribunal de Justiça, que na década de 50 foi juiz de Direito em Arapiraca. “Era um amigo da família Teófilo e tinha no meu pai, o professor Moacir, um grande e velho amigo”, diz.

Opinião

Pré-candidato à Presidência da República do PSL, deputado Jair Bolsonaro: “Acho que a chance de alguém que pratica um furto ficar detido é zero junto com a audiência de custódia. Tem de acabar com isso. E não vem com essa historinha ‘ah, os presídios são cheios e não recuperam ninguém’. É problema de quem cometeu o crime.”

*O Ballet Eliana Cavalcanti realiza neste domingo, 10, a “Aula Concerto 2018”, às 18 horas, no Teatro Deodoro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Super Pizza ou, no dia do espetáculo, na bilheteria do teatro. Contato: 99910.4500.

*O programa “Aplauso” deste fim de semana homenageia a música regional nordestina, ressaltando o grupo “Marinês e Sua Gente”. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM. Produção: Givaldo Kleber.

*O Museu de História Natural da Ufal vai “virar mar” neste final de semana, com o 18º Fim de Semana no Museu. O evento abordará a vida marinha e suas características do ponto de vista da biodiversidade e preservação das espécies, além de outras atividades.

*Histórias, com Carlito Lima, e música, na voz de Andréa Laís, compõem o espetáculo “Se for pra chorar que seja de alegria”, que acontece neste sábado, às 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Arte Pajuçara. Mais informações: 99981.0199.

* Estão abertas, até este domingo, 10, as inscrições para o processo seletivo de docentes do Centro Universitário Maurício de Nassau, unidade Maceió. Interessados em participar devem enviar Curriculum Lattes ao e-mailselecao.maceio@uninassau.edu.br.

*A dupla de palhaços “Patati&Patatá” está de volta a Maceió com a turnê “Sorrir & Brincar”. A única apresentação está programada para este sábado, a partir das 16 horas, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções. Mais informações: 3235.5301.

*CSA e CRB fazem neste sábado um jogo de opostos: o CSA é vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro e o CRB está 11 pontos abaixo, na zona de rebaixamento. Mas em função da rivalidade, não existe favorito. A partida é às 16h30m, no Trapichão.

“Esquartejamento político e moral”

Michel Temer

Presidente da República, sobre novas acusações contra ele