Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 34
Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 40
class="post-template-default single single-post postid-106090 single-format-standard">

Roberto Baia

6 de junho de 2018

Cruzaram os braços

O prefeito Rogério Teófilo encara um novo problema na sua conturbada gestão. Agora são os agentes comunitários de Saúde (ACS) e os agentes de endemias de Arapiraca que decidiram cruzar os braços e parar as atividades no dia de ontem, terça (5).

Bem organizados, os profissionais ocuparam o Centro Administrativo da prefeitura como protesto de advertência, para que a Secretaria de Saúde do município apresente uma proposta em relação aos pontos pedidos.

 

Reivindicações

Os agentes reclamam, dentre outras coisas, de falta de material de trabalho, como fardamento e bolsas. Pedem ainda reajuste salarial e gratificação adicional prevista na lei federal nº 12.994/2014. Solicitam também o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.

 

Abriu diálogo

O líder do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde, Anselmo dos Santos, esteve em reunião com a gestão, enquanto os agentes protestavam no Centro Administrativo. Ao fim do encontro, Anselmo informou que a negociação foi reagendada para o próximo dia 14, onde a gestão apresentará uma proposta sobre os pedidos feitos. Até o próximo encontro, o trabalho dos ACS e dos Agentes de Endemias ocorre dentro da normalidade.

 

Linhas de crédito

Os mais de 1.200 transportadores complementares que atuam no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas podem ser beneficiados com linhas de crédito especiais para a troca de veículos. O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira (4), entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e a Agência de Fomento (Desenvolve).

 

 

Acompanharam assinatura

Transportadores e representantes da categoria lotaram o auditório da Arsal, no Centro de Maceió, para acompanhar a assinatura do documento. O presidente da Agência Reguladora, Lailson Gomes, enalteceu o esforço do presidente da Desenvolve, Jorge Vieira, para garantir a abertura do crédito.

 

Ajuda do governo

“O Brasil ainda passa por uma fase difícil, de crise, mas com o trabalho do Governo do Estado, que desde o início soube controlar bem os gastos públicos, conseguimos assinar, hoje, esse convênio, cujo crédito ajudará muitos profissionais a adquirir novos veículos, trazendo mais conforto e segurança para os milhares de passageiros transportados diariamente em Alagoas”, destacou Lailson Gomes, lembrando que, conforme os editais licitatórios já realizados, a frota de veículos complementares precisa ser atualizada a cada oito anos.

 

 

Marechal Deodoro

A primeira indústria da América Latina a produzir sulfeto de sódio foi inaugurada nesta terça-feira (5) em Alagoas. A BHR Indústria e Comércio está instalada no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro, a partir de um investimento inicial de R$ 25 milhões. A expectativa é de que a planta industrial seja duplicada até o final deste ano, alcançando R$ 50 milhões em investimento e chegando a gerar aproximadamente 400 empregos diretos.

 

Vice-governador

A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-governador Luciano Barbosa, que destacou a importância do empreendimento no fortalecimento do cenário de desenvolvimento e diversificação da economia alagoana.

 

Boca da Mata

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Boca da Mata, ajuizou ação civil pública para que a prefeitura daquela cidade disponibilizasse uma casa para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência. A inauguração ocorreu na segunda-feira (4), sob acompanhamento do Promotor de Justiça, Bruno de Souza Martins Baptista.

 

Parceria indispensável

O promotor de Justiça Bruno Baptista falou da importância da unidade de acolhimento e da parceria indispensável do Conselho Tutelar que, junto ao Ministério Público, abraçou a causa.

 

“Só nós sabemos a dor que essas crianças passam, começando pela falta de estrutura familiar. A inauguração da casa lar só foi possível porque todos os órgãos que trabalham direta ou indiretamente com crianças e adolescentes agiram em conjunto. Quero parabenizar, inclusive, o conselho tutelar que a todo tempo participou dessa luta. Ressaltando que, em nenhum momento, a prefeitura de Boca da Mata colocou qualquer entrave e também deve ser parabenizada pela forma com a qual conduziu o processo”, declara o promotor de Justiça.

 

 

 

 

… Com Vanessa Siqueira –  Alagoas vem reduzindo um dos crimes que mais causam sensação de insegurança na população e que, por décadas, foi um grande desafio para a Segurança Pública do Estado: os homicídios. O mês de maio apresentou redução comparado ao mesmo mês do ano de 2017.

 

 

 

… Com o resultado, Alagoas chega ao sétimo mês consecutivo registrando queda desse tipo de crime. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram registrados 121 homicídios em maio de 2018 contra 125 do mesmo período do ano passado.

 

 

… Quando analisamos os dados de janeiro a maio deste ano com o mesmo período do ano anterior, constatamos que houve uma queda de 23%. Ocorreram 685 assassinatos no Estado no período, já no ano passado o número de crimes foi de 900.