Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 34
Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 40
class="post-template-default single single-post postid-104534 single-format-standard">

Blog do Dresch

31 de Maio de 2018

Em defesa da preservação ambiental

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) chega aos 30 anos de atuação em Alagoas e comemora o aniversário premiando pessoas e entidades que contribuíram com a preservação ambiental do nosso Estado. Um dos agraciados é o presidente do Instituto de Proteção da Mata Atlântica, Fernando Pinto, vencedor da categoria “Preservação e Conservação da Fauna em Alagoas”. O professor da Ufal, Márcio Barbosa receberá o prêmio pelo tema “Estudos e pesquisas importantes para a preservação ambiental”. Outro prêmio a ser entregue é “Preservação e Conservação da Flora em Alagoas”. A solenidade acontece nesta sexta-feira (1º) ás 19h30 no Espaço Pierre Chalita.

Em defesa da preservação ambiental 2

Um prêmio de reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho na recomposição florestal, batizado de “Incansável pelo Meio Ambiente” será entregue ao mateiro de 70 anos, Nilo Pinto de Souza. Já o prêmio Master, será pelo “Fim dos lixões em Alagoas” sendo entregue para o governador Renan Filho, para o procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e também para o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Hugo Wanderley Caju, representando os municípios alagoanos.

Direitos restabelecidos

Por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá restabelecido os direitos e as prerrogativas garantidos por lei a todos os ex-presidentes da República. Os benefícios incluem dois motoristas, quatro seguranças e dois assessores, além de dois carros oficiais. Uma decisão anterior do juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas (SP) havia cancelado, inexplicavelmente, tais direitos e prerrogativas. O juiz Nabarrete Neto, do TRF3 suspendeu os efeitos da decisão anterior, assegurando que a concessão destas prerrogativas são direitos (e não benesses) decorrentes do exercício do mais alto cargo da República.

Bom gosto no feriado

Os grandes clássicos da ópera mundial poderão ser ouvidos com a qualidade e o talento da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, neste feriado de 31 de maio, no palco do Teatro Deodoro. O concerto faz parte do programa Quinta Sinfônica, começa ás 20h com entrada gratuita. A Sinfônica fará as aberturas de óperas de Mozart, Bizet e de Beethoven e diversas árias de Mozart, Puccini, Donizete e Bizet. Ao todo serão oito óperas distintas com solistas do curso de graduação em Música da Universidade integrados com outros interpretes da Escola Técnica de Artes da Ufal e do Corufal.

Bom gosto no feriado 2

O programa Quinta Sinfônica é um dos grandes desafios da música clássica em Alagoas, é realizado em uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) e objetiva ofertar concertos gratuitos a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês. Desde 2011, mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro como um projeto de extensão da Ufal e tem conseguido atrair cada vez mais o público para as apresentações. Até o final de 2018 serão mais 4 espetáculos dentro do programa: 26 de julho, 30 de agosto, 18 de outubro e 20 de dezembro.

O fumo e as doenças

Hoje, dia 31, é o Dia Mundial de Combate ao Tabaco, que este ano tem como foco as doenças causadas pelo fumo, em especial as cardiovasculares. Mas o fumo é causador de diversas outras doenças como câncer de pulmão, de esôfago e de garganta, porém são as cardiovasculares que matam o maior número de pessoas no Brasil. “O tabagismo representa uma das principais causas de mortes evitáveis no país” alerta a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde, Vetrúcia Teixeira.

 

 

  • A campanha de vacinação contra o vírus Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho por decisão do Ministério da Saúde. A prorrogação acontece em função da greve dos caminhoneiros, que em algumas regiões impediu o deslocamento de profissionais para a vacinação dos grupos prioritários em locais de difícil acesso.
  • A campanha teria seu término nesta sexta-feira (1º) mas colaborou para sua prorrogação o fato da imunização não ter alcançado a cobertura vacinal estabelecida.
  • Em Alagoas até hoje, 584.956 pessoas foram vacinadas nos 102 municípios, o que corresponde a 73% do público alvo. Este percentual superou a cobertura vacinal do país que chegou a 66%.