Flávio Gomes

18 de Maio de 2018

Metamorfose explícita

Silvio Navarro, em “Veja”: “Aldo Rebelo é um quadro emblemático desses dias estranhos: líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, líder do governo Lula no Parlamento, ministro de Lula e de Dilma Rousseff, foi presidente da Câmara nos anos difíceis do mensalão e sempre serviu como soldado fiel à turma. Sempre foi tratado pelo PT como aquele primo que tem boa interlocução com os ruralistas e também com as Forças Armadas — afinal, foi ministro da Defesa apesar de o seu partido carregar a bandeira da luta da Guerrilha do Araguaia! Fez amizade duradoura com o DEM, do deputado Rodrigo Maia, hoje o presidente da Câmara. Recentemente, depois de deixar o PCdoB para passar o verão filiado aos socialistas, Aldo Rebelo parece ter encontrado luz numa nova senda: o Solidariedade — agremiação que nasceu do fisiologismo da máquina pública com uma perna naquele esquisito sindicalismo abraçado ao tal ‘centrão’ da Câmara — do qual, o ex-líder da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (SD-SP), adquiriu enorme capilaridade após perder o controle do PDT. Aldo sabe mexer as peças na tábua. A jogada tem norte no quadrado eleitoral: o neocomunista-capitalista sonha em ser postulante ao Senado, seja na garupa de Eduardo Suplicy (PT) ou até – quem sabe – numa vice em alguma chapa competitiva em 2018.”

Proposta

O deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) apresentou projeto de lei propondo isentar o Imposto de Renda incidente sobre o 13º salário, que pode impactar em mais de um quarto do valor do benefício. Marx diz que a aplicação da tabela progressiva do tributo não é corrigida há anos, penalizando ainda mais o contribuinte.

Missão

Fernando James, um dos filhos do senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), está em campanha para deputado federal. A partir de junho o ex-presidente entrará de corpo e alma na luta para reeleger o filho, que foi vereador em Rio Largo. Outra meta de Collor é fazer da ex-prefeita Célia Rocha deputada estadual.

Lista

Informa o portal Congresso em Foco que o ministro Edson Fachin, do STF, autorizou abertura de inquérito para investigar repasse irregular de R$ 40 milhões da J&F para campanhas de políticos do MDB em 2014. São oito senadores envolvidos, dentre eles o conterrâneo Renan Calheiros, além de Vital do Rêgo, ministro do TCU.

Agenda

Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho é o novo superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas. A cerimônia de posse está programada para hoje, às 10 horas, na sede da Superintendência Estadual, na Rua da Alegria, em Maceió. A posse de Pedro Ermírio contará com a presença do presidente do BNB, Romildo Rolim,

Preocupação

É grave o estado de saúde do jornalista Audálio Dantas, alagoano de Tanque D’Arca radicado em São Paulo. Aos 88 anos de idade, Audálio encontra-se há alguns dias no Hospital Premier, em São Paulo. Foi deputado federal pelo PMDB/SP é vice-presidente atualmente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Números

De nota da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes: “A gasolina acumula alta de 42,25%, de 1º de julho de 2017 a 15 de maio de 2018, e os impostos representam quase 50% dos custos da gasolina. Nós, da revenda, estamos também sofrendo os efeitos desta política perversa.”

Em família

Informação do portal UOL: “Um ato publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15, oficializou a nomeação de Thiago Trindade Lula da Silva, de 21 anos, cujo pai é Marcos Cláudio, filho do primeiro casamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Ele deve exercer um cargo comissionado no gabinete de Vicentinho.”

*Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo e ex-presidente do PSDB, sobre a situação de Geraldo Alckmim: “É significativo que tenha certo desgaste. O normal seria que ele tivesse no mínimo 30%, 40% em São Paulo, e está com menos de 20%.”

* A Orquestra Filarmônica de Alagoas realiza mais um concerto, hoje, a partir das 20 horas, na Igreja de Santa Teresinha, Farol, em homenagem à pianista Selma Brito. O repertório inclui Villa-Lobos, Strauss e Jean-Joseph Mouret.  Contato: 99381.6666.

* A atriz Denise Fraga é atração deste final de semana em Maceió com a peça “A Visita da Velha Senhora”, que tem apresentações programas para hoje, amanhã e domingo, no Teatro Gustavo Leite. Hoje e amanhã, às 20 horas; domingo, às 18 horas.

* Estudantes das 11 escolas do CEAGB recebem, até hoje, orientação para enfrentamento às violências infanto-juvenis. Iniciativa do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

*Interessados em participar dos editais destinados aos festejos juninos de Maceió devem fazer as inscrições até hoje. As chamadas públicas irão selecionar bandas e trios de forró que participarão da festa, em Jaraguá, além de fomentar os festejos nos bairros.

*A Unidade Barro Duro da FAT vai receber hoje, das 8 às 17 horas, a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), para coleta entre colaboradores, alunos da instituição e da comunidade. A atividade integra a Semana da Enfermagem Alagoana.

* “A Fórmula Secreta” é o título do livro que a jornalista Mônica Nunes, pernambucana radicada em Arapiraca, lança hoje, às 19 horas, no Garden Shopping. Voltada para o público infanto-juvenil, a obra é baseada na história de seu filho, Luiz Felipe.

“No mundo real, o brasileiro piorou muito de vida”

Renan Calheiros

Senador do PMDB/AL, sobre os dois anos do governo de Michel Temer