Blog do Dresch

17 de Maio de 2018

Crescimento da sífilis preocupa autoridades

Considerada uma epidemia pelo Ministério da Saúde, a proliferação das infecções por sífilis tem reocupado as autoridades da área da saúde. Em Alagoas foram registrados 483 casos no ano passado, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, com 275 casos. “Esse aumento dos casos, principalmente nos últimos dois anos é algo bastante preocupante, principalmente pelo surgimento de casos novos, sem distinção da faixa etária” explica o médico infectologista Fernando Maia. Segundo ele, a sífilis é uma doença altamente contagiosa e que pode trazer complicações graves, alerta o profissional.

A proliferação da sífilis 2

Mas este crescimento da doença não acontece apenas em Alagoas ou no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que surjam cerca de 1 milhão de infecções diárias por sífilis em todo o mundo. A proliferação demasiada pode ter várias causas. A diminuição do uso de preservativos é considerada um dos principais fatores para o avanço da doença. Muita troca de parceiros e o uso inadequado do preservativo, tudo isso colabora para a expansão da doença, explica o infectologista Fernando Maia. Ele recomenda também muito cuidado com gestantes infectadas, porque a doença pode ser passada para o bebê durante a gestação e dar origem a sífilis congênita, que prejudica o desenvolvimento do feto.

Os elegíveis da Lava Jato

Se alguém imaginava que a Operação Lava Jato afastaria os envolvidos no esquema de corrupção, das eleições, pode tirar o cavalo da chuva. Dos 55 deputados federais alvos das ações penais da operação, 50 deles, ou 91% vão disputar as eleições deste ano. A maior parte (42) vão em busca da reeleição que a essa altura já está garantida. Quatro deles resolveram disputar uma vaga no Senado; dois concorrem a governos estaduais, outro ao legislativo estadual e um à Presidência da República. Três estão indecisos e dois não querem concorrer. Caso sejam eleitos, manterão o foro privilegiado para responder as acusações. Dos 50 deputados que pretendem disputar algum cargo nestas eleições, 12 são filiados ao PP e outros 12 ao PT, além de seis do PSDB e 4 do DEM. O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) que é pré-candidato a presidente da República é alvo de três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Juiz afastado por agressão

Após denúncias de maus-tratos, violência, ameaça e constrangimento, feitas por sua ex-esposa, Michella Marys, o magistrado brasileiro Roberto F. Caldas foi afastado do cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O juiz agressor nega a maior parte das acusações, mas as palavras ofensivas, as ameaças e outras formas de violência foram gravadas por Michella durante seis anos. Roberto foi indicado pelo governo brasileiro em 2013, com o apoio de entidades de classe e organizações sociais, já que o mesmo tinha uma trajetória marcada pela defesa dos direitos trabalhistas.

Juiz afastado por agressão 2

As denúncias surgiram na semana passada pela revista Veja e depois as gravações foram transcritas pelo jornal “Metrópole”, onde é possível ouvir as palavras “cachorra”, “safada”, “filha da puta”, “gorda” entre outras ofensas. Foram trinta gravações feitas em seis dos 13 anos de relacionamento que subsidiam a denúncia feita a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). A ocorrência foi registrada como transgressão a Lei Maria da Penha e vai transitar em sigilo. A defesa do magistrado reconheceu serem graves as denúncias verbais que aconteceram durante uma “tumultuada relação”. Para os advogados as gravações demonstram uma relação doentia por parte da ex-esposa do magistrado.

Vinte bilhões de sóis

Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês) descobriram um buraco negro do tamanho de 20 bilhões de sóis, e que cresce rapidamente, absorvendo uma massa equivalente ao sol a cada dois dias, engolindo toda a sua vizinhança cósmica a 12 bilhões de anos luz de distância da Terra. Segundo os cientistas australianos o buraco tem uma taxa de crescimento de 1% a cada um milhão de anos. “Este buraco negro cresce tão rápido que brilha milhares de vezes mais que uma galáxia inteira, devido aos gases que ele devora diariamente, causando muito atrito e calor” diz Christian Wolf da Escola de Astronomia e Astrofísica da ANU.

 

Vinte bilhões de sóis 2

Impressionou ainda aos cientistas da Universidade Australiana a idade do buraco negro, que já existia quando o universo – que tem aproximadamente 13,8 bilhões de anos de idade – tinha apenas 1,2 bilhão de anos. “Não sabemos como cresceu tanto e tão rápido a primeira fase do universo” assinalou o professor Wolf, ressaltando ainda que “se esse monstro estivesse no centro da Via Láctea, provavelmente devoraria tudo ao seu redor em pouco tempo” disse o cientista australiano.

 

  • Dois municípios alagoanos comemoraram ontem sua emancipação política: Murici na Zona da Mata e no Vale do Mundaú e ainda São Luiz do Quitunde, na região norte do Estado.
  • O governador Renan Filho esteve em ambas as comemorações fazendo a entrega de tratores e grades aradoras para o trabalho no campo. A distribuição dos equipamentos faz parte do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado.
  • Pela manhã as máquinas foram entregues em Murici, que também recebeu uma ambulância para o transporte de pacientes entre unidades de saúde.
  • À tarde, o governador esteve em São Luiz do Quitunde que comemorou 126 anos. Também foram entregues tratores e grades aos municípios de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Novo Lino.