Blog do Dresch

15 de Maio de 2018

SSP inaugura Complexo de Delegacias

A apuração de homicídios no Estado e o combate ao tráfico de drogas, ganharam um reforço importante no dia de ontem. Foram entregues a primeira Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Alagoas e a Delegacia de Homicídios, totalmente reestruturada. O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior salientou a entrada de operação de ambas que vão funcionar no Complexo de Delegacias em Chã de Bebedouro, numa área de 1.537,20 m2. O investimento do Governo, que utilizou recursos próprios na edificação, foi de R$ 6,3 milhões. No local trabalharão dez delegados e mais de 100 agentes da Polícia Civil, segundo o secretário, com as melhores condições de trabalho ofertadas pela Direção da Polícia Civil.

Complexo de delegacias 2

Uma das vantagens do complexo é a integração entre as atividades das duas delegacias, inclusive na utilização de um banco de dados próprio para garantir mais agilidade no trabalho de investigação. A delegacia especializada em homicídios tem a vantagem de dispor de mais agilidade, eficiência e tecnicidade nas investigações dos inquéritos. O complexo terá dez salas para os delegados, sendo oito para delegacias especializadas, uma sala do delegado plantonista e outra para o coordenador de divisão. E ainda dez cartórios, sala para agentes, núcleo de Inteligência, sala de reuniões, depósitos e duas salas para lavraturas de providências.

Racismo nas universidades

Uma demonstração de que o racismo está presente nos ambientes mais diversificados do Brasil, foi mostrada no programa Fantástico, do último Domingo. Três estudantes universitários denunciaram casos de racismo no ambiente acadêmico, onde foram ouvidas frases como “Achei esse escravo aqui no fumódromo! Quem for o dono, avisa” e “Odeio pretos e pardos falando muito alto”. Os casos aconteceram na Faculdade Getúlio Vargas, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Fundação Cásper Líbero. Em dois dos casos, os acusados foram indiciados pela lei do racismo e sofreram protestos dos demais alunos. Os casos foram registrados na semana de comemoração da Abolição da Escravatura no país, e no dia em que a reportagem foi ao ar.

Novos assinantes digitais

O jornal The New York Times ganhou 139 mil assinantes on-line nos primeiros três meses de 2018 e alcançou 2,783 milhões de assinantes das edições digitais. As assinaturas e a venda do jornal em papel representam agora 63% do faturamento do grupo, contra 37% da publicidade, que há poucos anos, representava mais de 50% da receita. O lucro líquido no período teve alta de 67%, chegando a 21,9 milhões de dólares, obtido através do controle fiscal e também a gastos excepcionais no primeiro trimestre de 2017.

Bloqueio de celular em Alagoas

O bloqueio de celulares piratas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no estado de Alagoas vai acontecer em 24 de março de 2019, mesma data definida para os demais estados do Nordeste. Semana passada foram bloqueados smartphones irregulares no Distrito Federal e em Goiás. A decisão inclui os telefones que não foram certificados pela Anatel ou que têm o IMEI clonado. Estes aparelhos deixam de ter acesso ás redes de internet móvel e celular, ficando disponíveis apenas para uso em redes Wi-Fi.

Bloqueio de celular em Alagoas 2

Um dos objetivos da medida, segundo a Anatel é conter a venda de smartphones piratas no país, que podem ser perigosos para o usuário, além de apresentarem falhas de conexão. O processo dos bloqueios continua com os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Rondônia e Acre, com data estipulada para 8 de dezembro do corrente ano. A Anatel estipulou uma anistia para smartphones irregulares.  Os que ingressaram na rede de telecomunicações antes do cronograma da agência continuarão funcionando normalmente.

Família-bomba na Indonésia

Integrantes de uma mesma família promoveram ataques terroristas simultâneos em Jacarta, capital da Indonésia neste Domingo. Dez pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nas explosões. Os alvos foram Igrejas que realizavam as missas dominicais. Em uma delas, uma mulher com duas crianças – de 9 e 12 anos – explodiu a entrada de uma igreja protestante. As crianças – duas meninas – também carregavam bombas. O pai explodiu um carro-bomba, e os dois filhos adolescentes, de 16 e 18 anos usaram uma motocicleta em seus ataques. A família se dizia pertencer ao Estado Islâmico.

 

 

  • 14 municípios do sertão receberam, no último sábado tratores e grades aradoras, entregues pelo governador Renan Filho e pelo secretário-executivo da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Manoel Henrique.
  • A entrega dos equipamentos aconteceu em Senador Rui Palmeira e além da prefeitura local, foram contemplados também Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, Olho D’Água das Flôres, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar e São José da Tapera.
  • Neste ano de 2018, serão fornecidos 148 tratores e grades aradoras, num investimento total de R$ 14,6 milhões, oriundos do Fecoep. Em três anos e cinco meses o Governo do Estado já fez a entrega de 223 tratores destinados a agricultura familiar.
  • Na oportunidade também foi lançado o Programa de Distribuição de Sementes 2018. Em todo o Estado serão distribuídas 1.250 toneladas de sementes de feijão, milho, sorgo, arroz e soja.