Flávio Gomes

15 de Maio de 2018

Crédulos e oportunistas

Roberto Freire, deputado federal (SP) e presidente nacional do PPS: “Impressiona o número de pessoas intelectualizadas, vividas, que se recusam a enxergar a realidade, a corrupção sistêmica engendrada por uma organização criminosa e profissional, como disse, no STF, o decano da Corte, ministro Celso de Mello. Muitas pessoas, nas hostes lulopetistas, são tomadas por um fanatismo em defesa não de ideias ou ideais, mas na alegada inocência de Lula, transformado em divindade, visceralmente incapaz dos humanos atos do erro e da busca de vantagens indevidas para si e para os seus. Há também outro tipo de gente. São os oportunistas, aqueles que têm interesses contrariados e afetados pela derrocada do lulopetismo. Falo dos milhares de contratados para cargos de confiança, nos diversos níveis da federação, sem qualificação, apenas para aparelhar a máquina governamental. Refiro-me a parte expressiva da burocracia sindical que vê minguarem as generosas verbas anteriormente arrecadadas pela máquina governamental, postas à disposição, sem qualquer controle. Há, também, gente do mundo da cultura e das artes, frequentadores assíduos de cerimônias palacianas e de listas de apoiamento, pessoas particularmente beneficiadas na repartição de incentivos oriundos de renúncias fiscais. Os crédulos e oportunistas vivem dias cada vez mais difíceis.  Além da denúncia recente da Procuradora Geral da República, há 5 processos em andamento. Não se vislumbra indicativo de que esse seja o número final.”

Convergência

Pesou muito, para a opção de Rodrigo Cunha pela disputa ao Senado, a decisão de Alfredo Gaspar de Mendonça não ser candidato, também ao Senado. O deputado e o Procurador Geral de Justiça têm perfis semelhantes, de seriedade, e haveria briga pelo mesmo espaço. Sem Alfredo Gaspar na parada, Rodrigo Cunha se decidiu.

Ainda resta

O prefeito Rui Palmeira terá de fazer valer, a partir de agora, a condição de presidente do PSDB regional, para resolver quem será o candidato ao governo e a vice do grupo de oposição ao Palácio República dos Palmares. Rodrigo Cunha e Benedito de Lira são os candidatos ao Senado, mas isso é só uma parte da estória.

Quem ganha

Quem ganhou internamente, no PSDB, foi o ex-governador Téo Vilela. No início de fevereiro, quando anunciou que não seria candidato ao Senado, disse, em uma entrevista na TV Mar, que passaria a atuar politicamente para fazer de Rodrigo Cunha candidato ao Senado e dar uma boa votação a Geraldo Alckmim em Alagoas.

Agenda

Basile Christopoulos (PSOL), pré-candidato ao Governo, concede entrevista coletiva hoje, 10h30m, no Hotel Intercity, Jatiúca. Vai estar acompanhado de Guilherme Boulos, pré-candidato ao PSOL à Presidência da República. “Acredito que chegou uma nova era, a era da mudança e devemos apostar em novos nomes”, diz Basile.

Restrição

O PT decidiu se aliar a Renan Filho, mas a Democracia Socialista (DS) do partido emitiu nota criticando o petista Gilberto Coutinho por ser assessor do Iteral, órgão de um “governo golpista”: “É preciso reconstruir o PT com independência de classe, ao lado dos movimentos sindicais e populares, com programa e alianças de esquerda”.

Reconhecimento

Delegado Paulo Cerqueira, segundo Lisa Gabriela (site Cada Minuto), na inauguração das Delegacias de Homicídios e de Combate ao Narcotráfico: “O governador Renan Filho provou que o maior problema do Brasil é a falta de administração pública. Em todos os municípios de Alagoas houve queda nos índices de violência.”

Opinião

Ribeiro Dantas, ministro do STJ, sobre a missão dos magistrados brasileiros: “Tentar o difícil ou o quase impossível equilíbrio entre garantir os direitos do réu e também os da sociedade, porque esse cumprimento provisório da pena é duro, é difícil, porém necessário para reverter a situação de impunidade que vivíamos.”

* O ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira faleceu na tarde de domingo, aos 93 anos. O também ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito de São Luís, que estava internado em casa, morou alguns anos em Maceió, como gerente do Banco do Brasil

* A maior conferência de inovação e tecnologia de Alagoas começa hoje, no Centro de Convenções. Promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio aMind Talk vai contar com dois dias de programação gratuita, com 40 participantes.

* O prazo para o recadastramento dos servidores ativos do Poder Executivo alagoano termina hoje. O procedimento ocorre por meio do site recadastramento.seplag.al.gov.br e visa validar dados funcionais existentes atualmente na folha de pagamento do Estado.

* A Diteal elaborou uma programação especial para celebrar o Dia Alagoano do Teatro, comemorado ontem. As apresentações vão até o dia 20. Hoje, 15 horas, o grupo Teatro da Poesia apresenta “Os que vêm de longe”, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

*De hoje a 18 de maio, das 9 às 21 horas, no Senac Poço, será realizada a Feira Beneficente de Livros, com títulos vendidos a partir de R$ 1,00. O valor arrecadado será revertido para obras sociais. Na programação, música ao vivo com José Dantas.

*A Usina Ciência da Ufal participa da temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e terá atividades especiais nos festejos do Dia Internacional de Museus. A programação será hoje, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

*O CRB tem um compromisso importante hoje, contra o Avaí, a fim de demonstrar se de fato está numa fase de recuperação no Campeonato Brasileiro da Série B. a partida começa mais cedo, às19h30m, no Estádio Rei Pelé.

 

“Não se sabe por que os irracionais falam tão pouco, e os racionais tanto”

Carlos Drummond de Andrade

Poeta brasileiro