Roberto Baia

12 de Maio de 2018

 *Nova Polêmica*

A Controladoria Geral do Município e a Controladoria Geral da União emitiu, em 28 de novembro de 2017, relatório com indícios de irregularidades encontradas no contrato 115/2011, para a execução de obras de terraplenagem, drenagem de águas pluviais e pavimentação de várias ruas de Arapiraca. O vice-governador de Alagoas,Luciano Barbosa, ex prefeito de Arapiraca, disse estar tranquilo em relação aos atos praticados à frente até dezembro de 2012. Ele disse confiar em sua equipe
Rescisão unilateral
Em dois de agosto, a Prefeitura realizou a rescisão unilateral do contrato, após a Controladoria Geral do município detectar indícios de irregularidade.
Sem dúvidas
“Tenho certeza que se dúvida houver será esclarecida”, declarou Luciano Barbosa, ao JORNAL DE ARAPIRACA, nesta semana.
Análise Técnica
Assim que assumiu o cargo, em janeiro de 2017, um dos primeiros atos do prefeito Rogério Teófilo foi solicitar à Controladoria Geral do Município uma análise técnica em contratos celebrados pelo município, dos quais alguns permanecem vigentes e outros tiveram a recomendação de serem rescindidos, face as falhas nos procedimentos licitatórios que os desvirtuam da legalidade, um dos princípios da administração pública. Contudo, eram contratos já aprovados pela Caixa Econômica.
Disputa ao Senado
Em sua decisão de concorrer ao Senado Federal, Rodrigo Cunha (PSDB) provoca uma reconfiguração na disputa pelas cadeiras ao Congresso Nacional. Cunha não fará dobradinha com nenhum nome, incluindo o aliado do prefeito de Maceió, Rui Palmeira(PSDB), que é o senador Benedito de Lira (PP).
Sem a oposição
Rodrigo Cunha não é o nome que agrega a oposição. Só faria isso se fosse candidato ao Governo do Estado de Alagoas, pois seria a cabeça de uma estrutura que teria o senador Benedito de Lira na disputa pela reeleição e outro nome qualquer a ser indicado para a segunda vaga da chapa.
Nome forte
Rodrigo entre os que disputam com chances de vitória a vaga de senador, ao lado de Renan Calheiros (MDB), Maurício Quintella Lessa (PR), Benedito de Lira e Marx Beltrão (PSD). Nas redes sociais, notasse um crescimento grande da sua candidatura ao Senado.
Decisão consciente
O presidente do PSDB em Alagoas, Rui Palmeira, disse que a decisão do deputado estadual Rodrigo Cunha em concorrer para as eleições do Senado foi “consciente e bem pensada”. Palmeira afirmou que o momento é de analisar outros nomes e manter a aliança com os partidos.
O nome de Cunha era cogitado para concorrer ao Governo do Estado. De acordo com Rui, o PSDB ainda não pode revelar os outros possíveis candidatos, mas as lideranças irão se reunir para definir esse ponto.
Outros interesses
O PSDB também tem seus interesses como a eleição de Cibele Moura – filha de Rui Palmeira, Abraão Moura – a deputada estadual e a disputa de Pedro Vilela ao cargo de parlamentar em Brasília. Vilela buscará a reeleição. São interesses a serem conjugados dentro de uma oposição que não tem “cabeça”.
Fazendo cálculos
Se ninguém que una esses partidos, começarão cada um a fazer cálculos por si mesmos. Pode nascer até uma via proporcional que não se importe mais com um nome a governo.
Mais ambulâncias
A Secretaria da Saúde entregou duas novas ambulâncias do Serviço de Transporte Sanitário  para os municípios de Teotônio Vilela e Junqueiro. Os veículos fazem parte do montante de 130 ambulâncias adquiridas pelo Governo e deverão ser entregues a todos os municípios alagoanos.
… O prefeito Júlio Cezar deu posse ao novo secretário municipal de Articulação Política, Pedro Alberto Araújo Toledo.
…  Pedro Alberto já foi vereador por Palmeira e tem grande3 influência com lideranças comunitárias e políticos locais. Ele ocupa a pasta que pertencia ao médico Emílio Silva.
 …  Pedro Alberto elogiou o Governo Júlio Cezar, principalmente pelo recém-aumento salarial dado às categorias da Saúde, Assistência Social, Educação, aos aposentados e pensionistas.
… “Como secretário, estarei sempre ao lado do governo para fazer as articulações e alianças que precisamos para o desenvolvimento de Palmeira”, disse o secretário.