Flávio Gomes

11 de Maio de 2018

Risco maior

Jornalista Josias de Souza: “No processo do tríplex no Guarujá, Lula disse que não era o proprietário e que jamais passou uma noite no imóvel. Admite que visitou o apartamento na companhia de Léo Pinheiro, da OAS. Alega que Marisa pensou em comprá-lo. Mas desistiu. Esse lero-lero, como se sabe, não colou. Agora, tenta-se o mesmo truque no processo sobre o sítio de Atibaia. Arrolado como testemunha de defesa, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse que soube que Lula pensou em comprar o sítio. É muito curiosa a relação de Lula com os imóveis. Ele pensa em comprar uma propriedade e, subitamente, a OAS, a Odebrecht ou as duas providenciam os confortos. No tríplex, o elevador, a cozinha, a sauna… No sítio, outra cozinha, a reforma da sede, a construção de anexos… De repente, quando a coisa vira escândalo, Lula sai de fininho pela porta de emergência. ‘’Não é meu, não tenho nada a ver com isso.’’ São fartas as evidências de que Lula usufruía do sítio como dono. Servidores que assessoram o ex-presidente receberam da União 1.096 diárias por viagens a Atibaia entre 2012 e 2016. Funcionários do sítio trocaram e-mails com o Instituto Lula. Havia roupas e objetivos pessoais de Lula e Marisa espalhados pela casa. Tudo isso e mais R$ 1 milhão em reformas custeadas pela Odebrecht, com cozinha da OAS. Se o mimo do Guarujá custou a Lula 12 anos e 1 mês de cadeia, o caso do sítio deve render condenação semelhante ou até maior.”

Folga

O governador Renan Filho já comunicou aos seus principais assessores que vai tirar férias de 10 dias e só deverá retornar às atividades a partir de 28 de maio. Nesse período deve ser substituído por Luiz Dantas, presidente da Assembleia Legislativa. Luciano Barbosa, o vice, não pode assumir para não ficar inelegível.

Desabafo

Do deputado federal Marx Beltrão (PSD) reafirmando, pelas redes sociais, ser candidato ao Senado: “A imprensa tem o direito de falar o que quiser, sou a favor da liberdade de imprensa. Mas, sobre minha pré-candidatura ao Senado, só quem pode falar com propriedade sou eu. Ela não pertence mais a mim, ela é do povo!”

A toa

O conterrâneo Aldo Rebelo pelo jeito se precipitou ao se colocar à disposição para ser candidato a Presidente da República pelo PSB e sair do partido por imaginar que o ex-ministro Joaquim Barbosa iria também concorrer. Aldo se filiou ao Solidariedade e o PSB está agora sem candidato, com a desistência de Joaquim.

Articulação

Pedro Carvalho, na “Veja”: “Bem da verdade, de um jeito ou de outro, a candidatura de Michel Temer não deve decolar. Renan Calheiros sabe disso, mas já tem se preparado para cercar o presidente de todas as formas. Em seu plano para tirar Temer da disputa presidencial, o senador já aglutinou oito estados para votar contra o presidente.”

Cobrança

Coluna Labafero, site “Cada Minuto”: “Givaldo Carimbão está incomodado com a candidatura de Isnaldo Bulhões a deputado federal. Eles vão dividir votos no sertão. Carimbão tem cobrado um pouco mais de apoio do Palácio República dos Palmares à sua candidatura. Antes, Carimbão apenas pedia pelo filho.”

Registro

Alagoas perdeu dois grandes profissionais, em suas respectivas áreas de atuação, com as mortes do jornalista Vladimir Maia Gomes Calheiros e do professor Lincoln Cavalcante, ambos sepultados ontem, no Parque das Flores. Vladimir foi editor da Gazeta de Alagoas e do Jornal do Comércio; Lincoln foi delegado da Adesg.

Opinião

Jorge Oliveira, jornal “Extra”: “Digo – e repito aqui – o PT é mais nocivo ao país que qualquer regime ditatorial. Em um regime de força, todos nós vamos às ruas brigar pela liberdade e pelos direitos civis. Neste, mascarado de democracia, somos obrigados a conviver com bandidos políticos travestidos de honestos salvadores da pátria.”

 

*Luís Roberto Barroso, ministro do STF: “As Constituições não podem ser imutáveis. Os documentos constitucionais precisam ser dotados da capacidade de se adaptarem à evolução histórica, às mudanças da realidade e às novas demandas sociais.”

*Hoje acontece o projeto “Mamãe Consciente”, uma ação do Maio Amarelo, realizada pela SMTT. A atividade vai abordar mães condutoras que passarem próximo ao totem “Eu amo Maceió”, na orla de Ponta Verde. As abordagens começam às 10 horas.

* As Inventiveiras estão levando a originalidade do artesanato alagoano para o Maceió Shopping. A exposição, realizada no período de vendas do Dia das Mães, segue aberta até o domingo, 13, e oferece diversas oficinas gratuitas para o público.

*A cantora Nara Cordeiro volta a ser atração, hoje, do “Café da Linda”, à entrada do Teatro Deodoro, juntamente com a exposição “13 vezes arte”. Ela vai se apresentar na happyr hour das sextas-feiras, a partir das 17 horas, com repertório de MPB.

*O ator Tonico Pereira se apresenta hoje e amanhã, 21 horas, no Teatro Deodoro, com o espetáculo “O Julgamento de Sócrates”, baseada em obra de Platão. O monólogo comemora 50 anos de carreira do ator. Informações: 99601.2828 ou 3032.5210.

*A peça “Os Que Vêm de Longe”, do grupo “Teatro da Poesia”, será apresentada, hoje e amanhã, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 19h30m. O tema é baseado na história de cinco refugiados que sobrevivem num barco.

*Os estudantes José Marcos Chaves, do curso de Direito do Cesmac, e  Érica Ferro, do curso de Biblioteconomia da Ufal, participam, até amanhã, dos Jogos Paralímpicos Universitários, que acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, São Paulo.

 

“Criamos uma sociedade viciada no Estado”

Luis Roberto Barroso

Ministro do Supremo Tribunal Federal