Flávio Gomes

4 de Maio de 2018

Manobra arriscada

Marcio Coimbra, no “Diário do Poder”, sobre a possibilidade de Lula ser solto: “Com Lula livre da cadeia em Curitiba, iniciarão os movimentos para fazê-lo candidato. Questionar a Lei da Ficha Limpa será uma destas iniciativas, como já foi sugerido por lideranças petistas na última semana. Isto certamente irá embaralhar ainda mais o processo eleitoral em diversas instâncias. Se a revisão da prisão de Lula pode libertar um contingente de políticos presos, o questionamento da ficha limpa pode trazer para o pleito nomes que até então estavam afastados da política por já terem sido condenados por órgão colegiado. A candidatura da Lula, portanto, é uma das apostas do establishment, até o momento, perdido, para realizar sua manutenção no poder. Algumas lideranças emedebistas já defendem abertamente a candidatura do ex-presidente. Somente a volta de Lula, na opinião destes, é capaz de sepultar a Lava Jato, aparelhar o Supremo, acalmar o Congresso e ainda ser popular. Esta pode ser a grande aposta de uma classe política acuada pelas investigações em curso. Falta combinar com o povo. Uma manobra arriscada como esta, levando Lula de volta ao ringue da sucessão, polariza a disputa e faz Bolsonaro crescer. Seria uma disputa de segundo turno acirrada e perigosa, mas algo possível diante do jogo dos bastidores de Brasília.”

Mais expectativa

Rodrigo Cunha passa o final de semana em São Paulo e só estará de volta a Alagoas na próxima 2ª feira. Como faz questão de frisar, não vai falar com nenhum cardeal do PSDB sobre se deva ou não concorrer ao governo de Alagoas. Vai apenas participar de um curso, algo pessoal, e na terça-feira anuncia a sua decisão.

“Oligarca”

Site “O Antagonista”: “Para justificar o foro privilegiado, alguns ministros do STF se preocupam com a pressão que oligarcas possam vir a fazer sobre juízes de primeira instância. O único oligarca que não cumpriu ordem judicial foi Renan Calheiros. A ordem judicial partiu do STF. De Marco Aurélio Mello.”

Perfil

Deu o esperado na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió: a saída de Clayton Santos levou à efetivação da jornalista Chris Duarte, que ocupava o cargo de secretária-adjunta. Em seu lugar assume Elenilda Oliveira. Tanto quanto Clayton, são duas profissionais discretas, porém muito respeitadas.

Argumento

O procurador-geral do município de Arapiraca, Rafael Gomes Alexandre, entregou ao Ministério Público Estadual detalhes de suposta denúncia de pagamento irregular por trabalho realizado por uma empresa de consultoria. “Anexamos documentos comprobatórios de tudo que envolveu o ente público,” garante ele.

Redundância

A Prefeitura de Maceió abriu licitação para contratação de empresa para execução de serviços de construção da UPA do Jacintinho. A questão é que há duas semanas o governo do Estado divulgou, com alarde, a construção de uma UPA no… Jacintinho. O detalhe é que a UPA estadual sequer tem um projeto ainda.

Pardais

O pleno do Tribunal de Justiça tem agora a responsabilidade de decidir sobre o pedido de suspensão de limitar feito pela Prefeitura de Maceió, visando a volta dos pardais eletrônicos. E, ao mesmo tempo, a oportunidade de regulamentar a questão. Só reclama dos pardais quem costuma andar em excesso de velocidade.

Opinião

Vera Magalhães: “Guilherme Boulos não deu as caras no local da tragédia de um prédio que desabou em São Paulo e no qual moravam 100 famílias em condições precárias e sem nenhuma segurança. Movimentos como o MTST de Boulos, ao incentivarem e coordenarem invasões  a prédios sem nenhuma condição de segurança, são co-responsáveis em tragédias como essas.”

*O presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, concede hoje entrevista coletiva para tratar sobre o fim do prazo para o alistamento eleitoral e outros temas relacionados ao processo eleitoral de 2018. Às 10 horas, na sede do TER.

*A secretaria estadual da Educação realiza esta semana a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Alagoas. O evento será encerrado, hoje, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Centro Educaconal Antônio Gomes de Barros.

*A Festa DUK7 está de volta à Middô. E foi antecipada para hoje, 21 horas, com o DJ Peixe revivendo os melhores Hit´s dos anos 80 e 90. A programação inclui também um show em homenagem a Cazuza, com o cover Valério Araújo. Contato: 99981 4018.

*Um pouco mais cedo, 19 horas, no foyer do Teatro Deodoro, a cantora Nara Cordeiro participa de happy hour, como parte do “Café da Linda”, acompanhada de Lousanne Azevedo. Garantia de um repertório repleto de Música Popular Brasileira.

*Está anunciado para hoje, no Teatro Deodoro, novo concerto da Filarmônica de Alagoas, estreando a série “Mundo”. No repertório, trilhas sonoras de conhecidos clássicos do cinema. A partir das 20 horas. Contato: 99381.6666 / 99444.6228.

* O Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, projeto da Associação dos Artistas da Massaranduba, realiza hoje e amanhã a II Mostra NAVI, às 19 horas, no Teatro Hermeto Paschoal. Serão exibidos os vencedores da VIII Mostra do Cinema Alagoano.

*O CRB entra em campo hoje contra o Atlético Goianiense, às 20h30m, no Trapichão, ainda em busca da sua primeira vitória na Série B. Na próxima 2ª feira, novo desafio: Sampaio Correia, em São Luiz, também a partir das 20h30m.

“O lado ruim da fama é acreditar nela”

Fernanda Montenegro

Atriz, de 88 anos de idade