Blog do Dresch

28 de Abril de 2018

Alagoas expõe seus produtos em Montreal

 

Alagoas participa a partir da próxima quarta-feira (2) do Salão Internacional de Alimentação e Bebidas (SIAL) que acontece em Montreal, no Canadá. Entre as empresas locais que estarão na feira, destacam-se a Popular Alimentos e a Copra. O Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito defende que “a participação em eventos internacionais é uma grande oportunidade para prospecção de novos mercados e um estímulo à cultura exportadora de Alagoas”. Entre os produtos a serem expostos estão o doce de leite, goiabada, bananada, paçoca e especialmente o óleo de coco.

 

O risco da pressão alta

Em um momento tão conturbado da vida brasileira, o stress e a pressão alta fazem parte do perfil do cidadão. Por isso mesmo, maio foi o mês escolhido para ser dedicado mundialmente a hipertensão arterial, e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) estará realizando a campanha “Meça sua Pressão”. Além de fazer a medição o objetivo é orientar sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial e de como prevenir a doença. São consideradas hipertensas pessoas com pressão arterial acima de 140/90 mmHg, mas de acordo com a nova diretriz americana esse parâmetro baixou para 130/80 mmHg. Acredita-se que a hipertensão atinja a 32,5% dos brasileiros, entre homens e mulheres. A campanha visa medir a pressão arterial de cerca de 25 milhões de pessoas no país, durante todo o mês.

O assassino do Estado Dourado

Depois de quatro décadas de diversos crimes tidos como insolúveis, a polícia de Sacramento informou que localizou e prendeu o criminoso responsável por 12 assassinatos e 45 estupros entre 1976 e 1986. Identificado como Joseph James DeAngelo, de 72 anos, ele ficou conhecido como “Golden Serial Killer” (assassino do Estado Dourado, como a Califórnia é chamada) e foi preso após a constatação da sua culpabilidade através de testes de DNA. Segundo o FBI ele entrava nas casas á noite, amarrava as vítimas mulheres, estuprando a maior parte e assassinando algumas delas.

 

O assassino do Estado Dourado 2

A polícia de Sacramento recentemente começou a analisar novas pistas e conseguiu, do lixo da residência de DeAngelo materiais que possibilitaram a comparação do DNA do criminoso, com o DNA encontrado nas vítimas. A prisão ocorreu na noite da última terça feira e descobriu-se que o criminoso era policial em Auburn, próximo a Sacramento, quando os crimes acontecerão. O FBI, que oferecia há dois anos uma recompensa de 50 mil dólares por uma informação que levasse a sua prisão, disse que o homem cometeu, em uma década, 12 homicídios, 45 estupros e 120 roubos em residências. Contudo acredita-se que com a chegada de mais testes de DNA, outras denúncias poderão se somar as atuais.

Ministro cobra dados

O Ministro da Segurança, Raul Jungmann, enviou ofícios aos estados, cobrando dados sobre violência, drogas, e sistema prisional dos mesmos. Foi dado um prazo até 23 de maio para o recebimento das informações, caso contrário haverá suspensão dos repasses das verbas atuais, que são transferidas por convênios. “Não vamos repassar dinheiro sem haver um compromisso dos estados. Damos dinheiro, mas queremos resultados como diminuição dos índices criminais, formação de profissionais, corregedorias independentes” afirmou Jungmann.

Guru na prisão perpétua

A justiça indiana condenou esta semana o influente guru Asaram Bapu à prisão perpétua pelo estupro de uma discípula adolescente, segundo anunciou um de seus advogados. Asaram, um guru de 77 anos que dirige centenas de ashrams (centros de meditação e ensino budista) dentro e fora da Índia, foi acusado de agredir sexualmente uma menor de 16 anos, em 2013, em Rajastha, oeste do país, sob o pretexto de exorcizar espíritos malignos. Com a prisão do religioso, o governo indiano reforçou a segurança em vários pontos do país pelo temor de distúrbios.

Guru na prisão perpétua 2

O guru alega em sua defesa o trabalho religioso que desenvolve há décadas, formando milhares de jovens, e diz ainda que tem ex-primeiros ministros e ex-presidentes indianos entre seus adeptos. As condenações de personalidades do mundo político e espiritual são consideradas sensíveis na Índia, pois estas pessoas são seguidas por milhões de adeptos com grande devoção, o que provoca o temor de uma explosão de violência. A defesa do condenado anunciou que vai recorrer da decisão da justiça daquele país.

 

 

  • O governador Renan Filho participou na última quinta-feira em Brasília da XVI Marcha dos Vereadores, quando proferiu palestra sobre a experiência da recuperação fiscal do Estado.
  • Ele salientou que o trabalho de recuperação das contas públicas de Alagoas, resultou em uma transformação fiscal e financeira que permitiu o avanço dos investimentos para a população.
  • Renan Filho abordou ainda em sua palestra que os municípios precisam igualmente buscar a estabilidade fiscal para cumprirem seus compromissos com a população.
  • “Hoje é difícil os municípios honrarem as folhas de pagamento, os fornecedores e demais gastos com custeio em geral. Hoje quando os municípios não conseguem pagar a folha de pagamento, eles já deixaram de promover a saúde, educação e a assistência social” afirmou o governador alagoano.