Edmilson Teixeira

25 de Abril de 2018

Junqueiro- saudoso ex-governador!   

Nesta sexta-feira dia 26, fará 15 anos que morreu o ex-governador José Tavares. Filho natural de Junqueiro/AL, Zé Tavares como era conhecido, chegou a se eleger por seis mandatos como deputado estadual. Foi vice-governador em duas oportunidades, uma no governo Afrânio Lages e a outra no governo de Divaldo Suruagy, nesse último, assumiu o comando do estado por cerca de dois anos, a partir de fevereiro de 1986.  Tudo começou com seu pais, João Malta Tavares, que chegou a ser prefeito de Junqueiro e deputado estadual

Junqueiro – histórico

Zé Tavares era um grande produtor rural na área de cana de açúcar. Chegou a ser presidente da Asplana. Seus filhos, Raimundo foi prefeito de Junqueiro e deputado estadual, e Maurício foi deputado estadual por dois mandatos. “Legado do meu avô foi a Emenda a Constituição estadual que ficou batizada  “Emenda Zé Tavares”.  Essa lei assegurou direitos, deu garantia e estabilidade aos servidores públicos  que haviam ingressado sem concurso no Estado antes da CR/88. Até hoje, centenas de servidores desfrutam desse privilégio”, comentou o neto, Mauricinho Tavares (PR), que como liderança em São Sebastião, agora se articula, a fim de disputar o cargo de deputado estadual.

Porto Calvo

Prefeito portocalvense David Pedrosa (MDB) teve uma boa conversa ontem pela manhã com o governador Renan Filho, em Matriz, ocasião em que estava havendo a festa de emancipação daquela cidade. Na pauta: a construção do aterro sanitário para atender os municípios da região Norte e a obra do Hospital Regional do Norte, que está sendo erguida em Porto Calvo. David Pedrosa preside o Conorte, que é o consócio daquela região.

Matriz de Camaragibe   

Com apoio do Ministério do Turismo e do governo alagoano, a cidade de Matriz ganhou ontem um ponto turístico. Trata-se do Mirante, localizado numa região privilegiada onde é possível vê por completo toda parte urbana. A festa de inauguração contou com as presenças do governador Renan Filho e de  seu pai, o senador Renan Calheiros. O ex-prefeito Marquinhos ressaltou que praticamente todas as obras existentes em Matriz, têm a participação da família Calheiros; contando também com a participação do estadual Olavo.

Arapiraca

Está aumentando a quantidade de empresas que já perceberam que os seus resultados dependem diretamente do bem-estar de seus colaboradores. É o cuidado com o corpo e a mente impactando nos negócios!  Em Arapiraca, a Agreste Saneamento, empresa com cerca de 150 colaboradores diretos e indiretos, está implantando, o programa “Bem Estar”, um programa de promoção de saúde e qualidade de vida, que visa o bem-estar dos colaboradores da empresa, oferecendo acompanhamento com nutricionista, descontos em academia…  para os colaboradores que conseguirem os melhores resultados, como por exemplo, redução do peso e controle de taxas hormonais…

Preservar

De acordo com a representante da área de RH da Agreste Saneamento, Neyla Queiroz, essa iniciativa é uma tendência no novo modelo de gerenciamento e tem como principal objetivo privilegiar o ser humano dentro da organização.  “Os colaboradores se sentem mais motivados, percebem que a empresa está preocupada com seu bem-estar. Diante disso, há uma redução de custos com relação às doenças de trabalho; o relacionamento interpessoal dentro da empresa também melhora, o que acaba facilitando nas atividades diárias”, avalia.

 Cururipe

O ex-ministro Marx Beltrão que agora ficou desnorteado para disputar o cargo de senador, visto que Maurício Quintela passou a ser a segunda opção do grupo de Renan Calheiros; foi a celebridade maior ontem, durante o ato de inauguração da Unidade do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Coruripe. “Um sonho iniciado quando fui prefeito do município. A unidade vai atender a região sul do estado. Em Brasília pleiteamos pelos recursos para finalização do campus. Sou eternamente grato ao então ministro da Educação Mendonça Filho, que nos deu aporte para conclusão das obras” disse.

Conteúdo

O campus Coruripe dispõe de salas de aulas climatizadas e com recursos de áudio-visual, laboratórios de física, matemática, química e biologia, laboratórios de informática com equipamentos, cantina e refeitório, com cozinha industrial. Auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, adaptado para portadores de necessidades especiais, salas climatizadas para os servidores técnico-administrativo e terceirizados, ginásio poliesportivo, biblioteca com plataforma inclusiva.

Complemento

O novo prédio conta ainda com laboratórios especiais para os componentes técnicos com equipamentos, anfiteatro ao ar livre, campo de futebol society com grama natural, quadra de areia, amplo espaço para garagem e estacionamento. A unidade atende atualmente aos cursos de soldagem e edificações.

Joaquim Gomes

Objetivando  buscar alternativas para aumentar a arrecadação e, consequentemente, o dinheiro em caixa, a Prefeitura de Joaquim Gomes aposta em incentivo para os contribuintes. É que o Executivo encaminhou um projeto de lei à Câmara Municipal, a fim do município  promover sorteio de prêmios para os contribuintes que estejam em dia com o pagamento de seus tributos, em especial o IPTU.

São Sebastião/Igreja Nova

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN) apresentou uma indicação que pede ao Poder Executivo que viabilize através de uma ação conjunta com DER/AL, a construção de uma ponte que irá interligar o município de São Sebastião aos povoados Mata, Canabrava, Pedra Preta, Capim Branco e Capoeira – todos localizados neste município e parte do município de Igreja Nova.

Transtorno

Segundo o deputado, durante visita a região, moradores relataram os transtornos acarretados em razão da falta desta ponte “É uma obra que irá beneficiar aproximadamente 2.000 pessoas que sofrem há anos coma falta de uma estrutura mínima para a sua locomoção, dificultando ainda o escoamento da produção agrícola-familiar”, destacou Francisco Tenório.