Blog do Dresch

24 de Abril de 2018

TRE incentiva a inscrição de voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas tem chamado a atenção para a importância dos mesários na condução do próximo pleito. Para o presidente do Tribunal, desembargador José Carlos Malta Marques, só o fato do cidadão se inscrever como mesário voluntário “demonstra o interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã” disse o presidente. Segundo ele mais de 25 mil alagoanos devem trabalhar nas mais de 6.300 secções eleitorais espalhadas pelos 102 municípios do Estado na próxima eleição.

TRE incentiva voluntariado 2

Ainda de acordo com o desembargador a importância do ato voluntário de participar como mesário não só é importante para a democracia em geral, mas o próprio cidadão é reconhecido pelo trabalho com o direito de poder faltar dois dias no emprego. Se for universitário terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular. Se for servidor público, o mesário terá o direito do desempate em caso de promoção. Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e preencher o formulário de inscrição que será submetida aos critérios de aceitabilidade.

 

Querendo destravar a pauta

Cinco medidas Provisórias (MPs) estão travando a pauta da Câmara dos Deputados, e o objetivo do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) é começar a vota-las a partir de hoje. A primeira delas é a que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMbio) a selecionar, sem licitação, instituição financeira oficial para criar e administrar um fundo que receberá recursos de compensações ambientais. Outra MP amplia o prazo para empresas de tecnologia investirem 5% do seu faturamento bruto em pesquisa, com isenção tributária. Outra permite a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) comercializar diretamente o petróleo extraído do pré-sal. Também tranca a pauta a Medida Provisória que reduz de 70 para 60 anos a idade para o qual o trabalhador pode sacar recursos da conta individual do PIS/PASEP de antes de 1988 e outra que torna obrigatória a participação de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo.

Deputados querem visitar Lula

A comissão externa da Câmara dos Deputados pretende vistoriar hoje (24) a sala especial da Superintendência da Polícia Federal no Paraná onde está detido o ex-presidente Lula. O deputado Paulo Pimenta (RS) líder do PT na Câmara e integrante da comissão criada pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que nenhuma comunicação oficial impedindo a visita dos parlamentares foi recebida e que esse é o papel da comissão. Na semana passada uma comissão formada por senadores foi vetada no acesso ao prédio, após uma manifestação contrária do Ministério Público Federal.

Deputados querem visitar Lula 2

De acordo com o deputado Paulo Pimenta “é prerrogativa do Parlamento fiscalizar qualquer repartição da administração direta ou indireta, incluindo estabelecimentos penais, e que os parlamentares nunca enfrentaram algum tipo de dificuldade. A comissão inclusive tem autorização do presidente Maia par entrar na Superintendência da PF e não cabe à juíza, o Ministério Público ou a Superintendência autorizar ou não a visita. Estamos apenas comunicando”. Ele reclamou ainda que Lula está sofrendo um tratamento diferente dos demais presos, que não tiveram nenhuma visita proibida pela juíza.

Notívagos morrem cedo

Pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldade para levantar da cama são mais propensas a morrer mais jovens do que as pessoas que dormem cedo e levantam sem problemas. Esse é o resultado de uma pesquisa feita na Grã-Bretanha com 430 mil pessoas que concluiu que os notívagos tinham um risco 10% maior de morrer no período de 6,5 anos do estudo que as pessoas diurnas. Para o coautor do estudo Malcolm Van Schantz, da Universidade de Surrey, “esta é uma questão de saúde pública que não pode mais ser ignorada”.

Notívagos morrem cedo 2

O estudo reuniu informações de quase meio milhão de pessoas entre 38 e 73 anos em um banco de dados públicos. Disseram como se sentiam, se era uma pessoa “da manhã” ou “da noite”. Informavam o peso, se fumavam e seu status econômico. As pessoas foram acompanhadas durante 6,5 anos e a conclusão foi de que as pessoas da noite tinham maior probabilidade de sofrer distúrbios psicológicos, diabetes, problemas com o estômago e de respiração e dormiam menos horas por noite. Também são mais propensas a fumar, beber álcool, e café e usar drogas ilegais. Essas pessoas têm um relógio biológico interno que não corresponde ao seu ambiente externo.

 

 

  • O INSS começa a pagar hoje (terça-feira) os benefícios referentes ao mês de abril, para os segurados que recebem até um salário mínimo. Pela ordem, hoje recebem os de cartão com final 1. O pagamento segue até o dia 8 de maio.
  • Para os segurados que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento será feito a partir do dia 2 de maio, estendendo-se até o dia 8.
  • A folha de abril liberada pelo INSS injeta na economia alagoana R$ 654,23 milhões atendendo a 523.756 benefícios. Em todo o Brasil o pagamento chega a R$ 58,57 bilhões para 34,5 milhões de beneficiários.
  • Caso o segurado tenha dúvidas sobre o pagamento, ou necessite de qualquer esclarecimento basta entrar em contato com o fone 135, de segunda a sábado das 7h ás 22h.