Roberto Baia

21 de Abril de 2018

Vacinação em Arapiraca

Começa nesta segunda-feira (23), nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde.
A campanha seguirá até o dia 1º de junho, sendo o sábado, 12 de maio, o dia D de mobilização nacional. Os grupos prioritários para a vacinação seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Canal do Sertão
Na sexta-feira (20), às 10h, o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação dos primeiros sistemas adutores que vão retirar água do Canal do Sertão alagoano com o objetivo de abastecer famílias que vivem em comunidades rurais difusas nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, no semiárido de Alagoas. A solenidade será realizada no Ginásio Municipal de Esportes de Água Branca (AL).

Primeira etapa
Na primeira etapa do projeto, serão implantados quatro subsistemas adutores que atenderão comunidades rurais difusas nos três municípios que estão situadas ao longo do Canal do Sertão alagoano. O projeto prevê a construção de adutoras, extensão de redes de distribuição de água tratada e da rede elétrica, estação de tratamento de água e de reservatórios.
Para implantação dos quatros sistemas adutores, a Codevasf vai investir cerca de R$ 16,5 milhões. As obras serão executadas pela empresa que venceu o processo licitatório. O prazo para conclusão dos trabalhos é de um ano.

Concurso
O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, autorizou a realização de concurso público para 500 vagas para as cinco carreiras policiais. De acordo com o órgão, o edital de abertura das inscrições, previsto para ser publicado em até seis meses, informará que para todos os cargos será necessário diploma de curso superior.

Portaria
A portaria prevendo as novas vagas foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20). Serão 150 vagas para o cargo de delegado; 60 para o cargo de perito criminal federal; 80 para escrivão; 30 para papiloscopista e 180 para agente de polícia federal.

Oportunidade
Oportunidade para quem já concluiu o ensino médio ou equivalente. Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Alagoas. São 710 vagas em todo o Estado. Em Arapiraca, são ofertadas 40 vagas para o curso técnico subsequente em Eletroeletrônica.

Pessoas com deficiência

O curso é noturno. O Ifal Arapiraca destina 20 vagas para a ampla concorrência e outras 20 às cotas de etnias e pessoas com deficiência. A instituição ressalta que, de acordo com o edital, as 20 vagas destinadas às cotas seguem a regulamentação da Lei 12.711/2012, que diz que o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, além de comprovar que se enquadra em cotas de etnias ou de pessoa com deficiência. Desta forma, quem tiver prestado o exame para a cota e não tiver estudado todo o Ensino Médio em instituição pública de ensino terá a matrícula negada por não preencher os requisitos do edital.

Operação Polhastro
Foi preso preventivamente, nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (20), o fiscal de renda da Secretaria Estadual da Fazenda, Marco Cesar Lira de Araújo. Ele teria descumprido as medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica, impostas pela Justiça de Alagoas.

Violação de lei

De acordo com uma notícia divulgada no site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), publicada ontem, Marco Cesar teria deixado a tornozeleira eletrônica, usada por ele, descarregar seis vezes, ficando de 46 minutos a pelo menos dois dias sem carga.
Além disso, de acordo com a decisão do magistrado, o juiz convocado Maurílio Ferraz, operadores do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP) tentaram entrar em contato com o réu treze vezes, só conseguindo falar com ele uma única vez.

Fiocruz remédios

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), firmou parcerias para produzir medicamentos contra a hepatite C e o HIV.
A fabricação nacional desses produtos, considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), deverá ainda gerar economia para os cofres públicos, uma vez que atualmente o país precisa adquiri-los no exterior.

1º Luau da Caixa
O primeiro Luau realizado pela caixa será sábado, 21, a partir das 19h, no Clube da Caixa, em Arapiraca. O evento promete atrair um grande público.

… O 1 º LUAU da Caixa traz para o público duas bandas que despontam em seus segmentos: Nelsinho e Dona flor, que irão agitar o público presente por 6 horas, com muita música boa, com direito alegria e segurança.

… LUAU, será realizado em prol do crescimento e reforma (ginásio, sede social, piscina e outros) do Clube da Caixa (APCEF).

… Serviço: Refrigerante, água, coquetel sem álcool, coquetel com álcool, 2 tipos de cerveja, mesa de frios, mesa de frutas. Informações: 99991-8490. A festa, promete ser uma das melhores realizadas na APCEF.