Roberto Baia

17 de Abril de 2018

Saúde vocal

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, na segunda-feira, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realiza durante a semana nas escolas e no centro da cidade, ações de conscientização e promoção da saúde vocal.

 

Iniciativa

A iniciativa tem como objetivo, alertar a população sobre a importância da voz humana, bem como informar sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Programação

Segunda-feira (16) será realizada na Praça Marques da Silva, centro de Arapiraca, orientações sobre cuidados com a voz, distribuição de material informativo e palestra para a população.

Terça e quinta-feira, as ações acontecem nas escolas Izaura Antônia de Lisboa e Manoel Lúcio. Equipes de profissionais da saúde levarão técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz, além de cuidados paliativos e orientações para os professores.

 

Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca todos os idosos e pessoas com deficiência, contemplados com casas do Conjunto Brivaldo Medeiros, para uma reunião que acontecerá nesta terça-feira (17), no Auditório da Casa Museu Graciliano Ramos, às 9h. Na ocasião, a Secretaria vai fazer um levantamento das necessidades deste público, que será encaminhado à construtora responsável pela finalização da obra no conjunto.

 

Convocação

A prefeitura receberá das pessoas convocadas às solicitações de adequação e adaptação da acessibilidade a serem feitas nas casas. A Secretaria de Assistência Social lembra que, para isso, é necessário que os idosos e as pessoas portadoras de deficiências levem todos os documentos pessoais, além dos laudos médicos que atestam o tipo de deficiência , pois eles também serão enviados à construtora.

 

Lista exposta

A lista completa dos convocados está exposta nas sedes da prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, que fica ao lado da Igreja Batista, no Centro de Palmeira dos Índios.

 

Belo Monte

A poeira, as pedras pelo caminho e a lama em dias de chuva começam a ficar para trás. O governador Renan Filho e o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, assinaram, na manhã desta segunda-feira (16), a ordem de serviço para o início da implantação e pavimentação do acesso ao município de Belo Monte, na região da Bacia Leiteira.

 

 

Obra iniciada

Serão 27,2 quilômetros de construção, no trecho que liga o município a Batalha, pela rodovia AL-125. As obras já começaram e devem ser concluídas até o final deste ano.

 

Sonhos

“Há 35 anos essa promessa era feita e o povo aguardando, aguardando… Mas agora, finalmente, chegou o momento. Um Governo deve fazer as grandes obras, governar para as grandes cidades, mas ele não pode deixar de realizar os sonhos das pessoas que também moram nos pequenos municípios”, observou o governador.

 

Arapiraca

A Galeria de Exposição do Sesc Arapiraca no dia 19 de abril, às 19h, fará a abertura da exposição “O Desígnio e a Matéria”. A visitação inicia no dia seguinte (20), e vai até 25 de maio, de 12h às 18h, segunda a sexta-feira.

As obras fazem parte do resultado proposto no projeto “Confluências – Arte em Intercâmbio” que, por meio de diálogos e experiências, reuniu um conjunto de trabalhos de seis profissionais das artes visuais, das regiões do Pará, Paraiba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantis: Wellinton de Medeiros, Jonas Esteves, Keyla Sobral, TiroTTi, Zé Maria e Claudio Montanari, trazendo em suas obras a evidência de indivíduos inseridos e afetados pelo tempo e pelos seus contemporâneos.

 

Campo Alegre

Campo Alegre é o primeiro município do nordeste a contar com uma sede do Conselho Tutelar Referencial. A inauguração do prédio aconteceu nesta sexta-feira 13 de abril, no distrito Luziápolis. A unidade que foi entregue pela prefeita Pauline Pereira é a primeira do nordeste e terceira do Brasil a ser entregue construída em um projeto padrão com recursos do Governo Federal.

 

… Campo Alegre mais uma vez larga na frente como referência para os municípios alagoanos.

 

…Durante a inauguração a prefeita Pauline Pereira relatou a trajetória de luta para a realização da obra, que é mais um sonho que se torna realidade. A prefeita também agradeceu o empenho da equipe da prefeitura para realizar a obra, e as parcerias com o senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira.

 

… A solenidade de inauguração contou com a presença do Senador Benedito de Lira, do deputado federal Arthur Lira, conselheiros tutelares, vereadores, secretários municipais e moradores do distrito. (Com Ascom).