Flávio Gomes

7 de Abril de 2018

Os horríveis

Percival Puggina, site “Diário do Poder”: “Foi repugnante testemunhar o vigor retórico com que os horríveis ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Toffoli e Lewandowski, alegando defender os pobres, votavam favoravelmente aos corruptos milionários, cujos interesses estavam indiretamente representados pelos dispendiosos advogados do abonado réu Lula. Aquela eloquência demagógica e populista dos quatro julgadores não era ouvida, porém, nas celas infectas e superlotadas dos nossos presídios. Quem não perdia uma palavra da sessão era a nata prisional do país e aqueles que, fora das prisões, só conseguem dormir quando soam as seis badaladas do sino da igreja sem que lhes batam à porta. Horríveis, esses ministros contaminados pelo lulismo. Sua prática é a mesma do réu cujo nome estava na capa do processo em pauta, depois de furar a longa fila das precedências. Também o réu Lula, com uma das mãos servia generosamente os ricos enquanto, com a outra, jogava míseros farelos aos pobres. Não consegui arregimentar em mim alegria suficiente para qualquer comemoração. Breve, muito em breve, salvo milagre, o talão de cheque dos criminosos endinheirados varrerá de seu caminho a desagradável obrigação de cumprir as penas a que forem condenados. O círculo de ferro da impunidade se fechará e a execução das sentenças de prisão ficará postergada para o Juízo Final, após a ressureição dos mortos.”

Agenda

A Assembleia Legislativa realiza na próxima 2ª feira, 9 horas, audiência pública sobre Agenda Global de Trabalho Decente em Alagoas. Iniciativa do deputado Rodrigo Cunha, que explica: “Entendo que a promoção do trabalho decente é uma questão central para que Alagoas possa construir uma trajetória de desenvolvimento e inclusão social”.

Revoada

Dois fatos a comprovar a debandada do PSDB em Alagoas: a desfiliação dos prefeitos de Traipu, Eduardo Tavares, e Jarbas Omena, de Messias, que optaram pelo PRTB para disputar vaga na Câmara dos Deputados. Simultaneamente, renunciaram aos mandatos, em cumprimento da legislação. Os tucanos tentam novos voos.

Banho-maria

Mais uma vez surgem comentários sobre a substituição do Coronel Lima Neto no comando da Secretaria de Segurança Pública. Têm sido citados agora, em conversas no Palácio República dos Palmares, os nomes do advogado Antônio Carlos Gouveia, diretor do Detran, e de Ricardo Melro, Defensor Público Geral do Estado.

Serviço

A partir da próxima 2ª feira, e até o dia 9 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas disponibiliza mais uma central de atendimento ao eleitor em Maceió, no Parque Shopping, de 8 às 17 horas, de 2ª a 6ª feiras. Estarão disponíveis alistamento, transferência de domicílio, inclusão do nome social e regularização da situação eleitoral.

PGE

Foi eleita, anteontem, a nova composição do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado para o biênio 2018/2020. São titulares Roberto Mendes Filho, Maurício Rêgo, José Roberto Teixeira, Newton Vieira, Danilo França e Lívia Lage. Os suplentes são Luiz Fernando Demartine, Márcio Guedes e Augusto Galvão.

“Jeitinho”

O Ministério Público do Trabalho bem poderia começar a investigar uma prática que tem se tornado comum no serviço público: a contratação de servidores “precarizados”. É assim que eles mesmos se intitulam. São pessoas admitidas sem concurso público, que não ocupam cargo em comissão e não têm benefícios trabalhistas.

Até tu?

Do ministro Gilmar Mendes, do STF, criticando o PT e colegas seus de tribunal: “Em vez de pensar na composição da corte dentro dos padrões técnicos e jurídicos, privilegiou-se a escolha de pessoas ligadas aos movimentos LGBT, ao MST, basistas e coisas desse tipo. O resultado está aí, é esse direito penal totalitário.”

*Começa a operar neste sábado um voo da companhia aérea Andes, ligando Maceió a Córdoba, Argentina. Com frequência semanal, o voo charter aterrissa no Aeroporto Zumbi dos Palmares às 14h30m, retornando a Córdoba no sábado seguinte, às 15h30m.

*A Secretaria da Fazenda realiza na 2ª feira, 9, mais um sorteio da Nota Fiscal Cidadã. Serão sorteados R$ 800 mil, em celebração ao mês da Páscoa. O evento acontece 9 horas, na Associação Educacional e Assistencial Casa dos Amarelinhos, bairro da Ponta Grossa.

*Até 31 de julho a Secretaria de Economia e Finanças estará com um portal disponível para atualização de dados cadastrais de imóveis de Maceió. O contribuinte pode obter mais 10% na cota única do IPTU 2019 acessandowww.portal.maceio.al.gov.br.

*O “Concerto aos Domingos” volta a acontecer neste dia 8, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Às 10 horas, com exibição da Sociedade Musical Professor Manuel Alves de França, de Marechal Deodoro, regido por Tarcísio Pereira,

*Secretaria de Estado da Cultura lança neste sábado o projeto “Cultura nos Bairros”, que visa levar atividades de cultura a diversos bairros de Maceió. Às 15 horas, no Santa Lúcia, na Avenida Francisco Afonso de Melo, com programação até as 20 horas.

* A segunda edição do “Crooked Tree Fest” acontece neste sábado, com artistas solos e bandas locais, além da “Humbra”, banda do Rio de Janeiro. A partir das 17 horas, com ingressos a R$ 15,00, no Rex Jazz Bar – Rua Sá e Albuquerque, 675, Jaraguá.

*CRB x CSA é a grande decisão do Campeonato Alagoano, neste domingo, a partir das 16 horas, no Trapichão. O CRB joga pelo empate para ser tetracampeão e, se conseguir, garante o ASA na Copa do Nordeste do próximo ano.

“Acabou o tempo para Lula”

La Nacion

Jornal argentino, sobre nosso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva