Edmilson Teixeira

27 de Março de 2018

Penedo

O vice-prefeito Ronaldo Lopes  tomou posse na manhã de ontem, como prefeito em exercício de Penedo. Ficará no cargo durante  15 dias, em virtude da viagem do prefeito Március Beltrão, que cumpre agenda de trabalho no exterior. Vai até Portugal conhecer projetos e buscar parcerias em algumas cidades daquele país.

Rota

 A missão técnica em Évora tem como objetivo conhecer o trabalho de educação patrimonial desenvolvido pela administração da referida cidade. Em Coimbra, Beltrão visa firmar acordo de cooperação técnica direcionado ao PGSUS, programa de inovação em pós-graduação médica Lato Sensu no âmbito do SUS. Já em Nazaré acontecerá um encontro com empresários do ramo de hotelaria.

 Olivença

Secretaria de Saúde do município deu um avanço na última sexta-feira, conforme destacou a secretária da pasta Cássia Amorim. É que o órgão equipou  todas as Unidades Básicas de Saúde, quando gora será implantado o PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão. Foram viabilizados 15 computadores, 30 tablets, 4 roteadores, 17 impressoras e 17 nobreaks.

Avanço

“O PEC permitirá aos profissionais de saúde consultar o histórico do paciente com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações receitadas. Ele agiliza e otimiza o atendimento ao garantir que os dados do paciente possam ser compartilhados de forma efetiva e rápida por toda a equipe que o atende, até mesmo em longas distâncias” disse Cássia Amorim.

Capricho

Até amanhã, cerca  de 600 transportadores complementares devem participar do curso sobre “Relações Humanas e Ética na Prestação de Serviço aos Usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros”. O treinamento acontece em Maceió desde a última quarta-feira, no auditório da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

Agendamento

No próximo mês, o mesmo curso da Arsal será oferecido em Arapiraca (dias 6 e 7) e São Miguel dos Campos (27 e 28), para o restante dos cerca de 1.200 transportadores licitados que atuam no transporte intermunicipal de passageiros em Alagoas. O intuito da agência é conscientizar os permissionários sobre a importância de prestar um serviço de qualidade aos usuários.

Atalaia

No último sábado,  em Atalaia alunos do Colégio Inovar participaram do I Campeonato de Foguete. Trinta e seis equipes contendo integrantes dos Ensinos; Fundamental e Médio montaram seus projetos e fizeram o lançamento dos foguetes  no Estádio Luiz de Albuquerque Pontes. A atividade envolve conceitos estudados nas disciplinas de Física e Química, além de estimular o olhar tecnológico.

Métodos

“O projeto é um desafio, e sua missão é contribuir com o desenvolvimento de atividades experimentais em ciências. Sabemos que os alunos aprendem muito mais praticando e estamos aplicando metodologias ativas, lúdicas”, disse Gildenor Filho, professor de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia.

 

Assistencialismo

A Prefeitura  de Pão de Açúcar está anunciando a distribuição de 10 toneladas de peixes para aas camadas carentes do município. O evento será na quinta-feira, como parte de um programa social que habitualmente ocorre na Semana Santa. Além de Pão de Açúcar, praticamente os demais municípios alagoanos adotam esse tipo de política junto com a pobreza.

Eleição

O pré-candidato a Presidência da República, empresário João Amoêdo, terá sua candidatura lançada em Maceió, nesta quarta-feira, em solenidade que será realizada no Hotel Ponta Verde, a partir das 20 horas. João Amoêdo, atual presidente nacional do Partido Novo, na oportunidade, se reunirá com os dirigentes do seu partido em Alagoas, conforme assegurou Paulo Saletti, membro do núcleo regional do PN.

Maragogi

Em Maragogi, o ministro alagoano, Marx Beltrão, anunciou mais de R$ 2,8 mi em linha de crédito, por meio do governo federal,  para famílias dos trabalhadores rurais, junto ao Incra/AL. Com o prefeito Sérgio Lira, e o superintendente do órgão, César Lira, foram assinadas duas ordens de serviço da fábrica de polpa de fruta, no assentamento Massangana, e para construção da sede da Casa das Mulheres de Fibra, visando fomentar o artesanato da fibra da bananeira. Maragogi possui 18 assentamentos com cerca de 1.500 assentados.

Santana do Mundaú

Com muito artesanato produzido com a fibra da bananeira e o barro, apresentações culturais, comidas típicas e uma grande variedade de alimentos vindos direto do campo,  a I Feira da Agricultura Familiar Quilombola e do Crédito Fundiário de Santana do Mundaú, foi um sucesso no último final de semana. O evento foi uma parceria da Prefeitura com o Iteral, e o Instituto Irmãos Quilombola. A população teve acesso à frutas, verduras, legumes, macaxeira, feijão verde, galinha de capoeira, doces, além de outras dezenas de itens ofertados com ótima qualidade e preços acessíveis.

Folga

Conferindo cada detalhe da feira, os alunos da rede municipal e estadual foram liberados da aula para conhecer mais de perto o trabalho dos artesãos e agricultores de Santana do Mundaú. “Eu achei tudo lindo e fiquei surpresa com a diversidade de produtos que podem ser feitos a partir da fibra de bananeira e do barro, como jogos americanos e pulseiras. Peças feitas à mão com muita criatividade e capricho. Amamos”, afirmou Alana, aluna da escola Monsenhor Clóvis Duarte.