Flávio Gomes

27 de Março de 2018

Ninguém está acima da lei

De editorial do “Estadão”: “Que o sr. Lula da Silva não é um condenado qualquer, isso todos sabem. Trata-se de um líder político de incontestável importância, que presidiu o País por dois mandatos e tem uma substancial base de apoio popular e partidária que o torna um protagonista natural das disputas pelo poder. Mas ele é inelegível, mercê do que fez para merecer condenação em duas instâncias judiciais e dos efeitos automáticos da Lei da Ficha Limpa que, queiram ou não meliantes ou juízes, faz parte do ordenamento nacional. Sua provável prisão decerto não será recebida com indiferença, nem por seus fanáticos apoiadores, nem por seus ferozes adversários. Pode-se antecipar um possível clima de confronto, o que está fazendo com que autoridades estejam a estudar a melhor maneira de fazer cumprir a ordem de prisão, quando for a hora. Portanto, não se pode ignorar a comoção que a notícia da detenção de Lula poderá causar. Nada disso, contudo, pode ser óbice a que a lei seja respeitada. Lula da Silva foi condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção, não cabendo mais falar em ‘presunção de inocência’. Seu destino, como o de qualquer outro em sua situação, deve ser a cadeia – e as autoridades que tomem as providências para que a ordem pública seja mantida quando o demiurgo de Garanhuns for encaminhado para sua cela.”

Opostos

O prefeito Rui Palmeira desfez, em entrevista ao programa “Conjuntura”, rumores de que estaria se unindo ao senador Renan Calheiros e ao governador Renan Filho: “Não posso deixar que haja monopólio político em Alagoas. Em 2016, tive a oportunidade de aceitar um convite e não o fiz, e não é agora que vou selar acordos com Renan Calheiros”.

Cobrança

Ao se dirigir ao elevador, à saída dos estúdios da TV Mar, Rui Palmeira foi abordado por uma jovem, que desabafou: “O senhor me abandonou”, referindo-se à decisão do prefeito de não concorrer ao governo. Rui explicou que teve razões pessoais para a decisão e que a oposição terá, sim, um candidato ao governo este ano.

Definido

Pelo andar da carruagem, Marx Beltrão ou Maurício Quintella será vice de Renan Filho. O outro será candidato ao Senado, em dobradinha com Renan Calheiros, que tentará a reeleição. Convém relembrar que este ano estarão em disputa duas vagas de senador, hoje ocupadas por Renan Calheiros e por Benedito de Lira.

Ato final

O deputado federal Maurício Quintella fez ontem, certamente, a inauguração da última obra em Alagoas como Ministro dos Transportes: trecho de 30 quilômetros da duplicação da BR-101, localizado entre Rio Largo e Joaquim Gomes. Agora, de Maceió a Recife só restam 10 quilômetros sem duplicação, em área indígena.

Facilidade

Do presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, sobre a instalação de Central de Atendimento ao Eleitor no Parque Shopping Maceió: “Nossa preocupação é criar o posto o quanto antes, para atender os eleitores que precisam fazer o alistamento o transferir o domicílio eleitoral até o dia 9 de maio”.

Sucesso

Martha Medeiros é personagem de entrevista na revista de bordo da Latam deste mês de março. “Estilo sem fronteiras” é o título da entrevista, feita pelo ator Dan Stulbach com a alagoana de 55 anos que é sucesso internacional, com pontos de venda em 35 países e que se iniciou, ainda criança, fazendo vestido de boneca.

Opinião

Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Político experiente, do tipo que ‘conserta relógio de pulso usando luvas de boxe’, como definia o falecido Ulysses Guimarães, Temer tenta evitar a morte precoce do seu governo. Ele admite a candidatura para não morrer de véspera e alongar ao máximo a aliança com sua base de apoio.”

*O Governo do Estado efetua depois de amanhã, 29, o pagamento dos salários de servidores da primeira faixa salarial, com subsídios até R$ 2.340, referente ao mês de março. Essa faixa contempla mais de 60% do total de servidores ativos e inativos.

*A programação da Semana Santa da escola Alternativa prevê, além de estudos em sala de aula sobre vida e morte de Jesus Cristo, apresentação de teatro infantil para a garotada. A encenação acontece hoje, para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano.

*Ainda pelo Mês da Mulher, a Secretaria de Estado da Cultura leva mais um projeto à Unidade de Internação Feminina, promovendo, hoje, às 10 horas, exibição do filme “O casamento de Romeu e Julieta”, especialmente para as internas da unidade.

*A Prefeitura de Arapiraca promove hoje a edição de março do Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Das 8:30m às12 horas, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca, localizado na Rua Lino Roberto.

*A praça central do Maceió Shopping recebe, pela Semana da Páscoa, “A Toca dos Mestres Coelhos”, com oficinas recreativas com atividades de pintura, pintura facial, oficina de máscara de coelhos. Na loja Scalare há exposição de coelhinhos vivos.

*O grupo Mulheres Mil, do Instituto Federal de Alagoas, lançou edital de seleção de candidatos internos ou externos para docente no programa em 10 municípios alagoanos. As inscrições são gratuitas e se encerram hoje em sispronatec.ifal.edu.br/selecao.

 

*A vitória dramática do CSA sobre o ASA e a arbitragem polêmica que beneficiou o CRB contra o Coruripe deram mais motivação à decisão do Campeonato Alagoano. CRB e CSA vão decidir o título em dois jogos, nos dias 1º e 8 de abril. Haja coração…

 

“Sempre estarei do lado oposto ao de Renan Calheiros”

Rui Palmeira

Prefeito de Maceió, no programa “Conjuntura”, da TV Mar