Flávio Gomes

23 de Março de 2018

Tribunal não é palanque

Jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “Houve a explosão de uma panela de pressão na sessão de ontem do STF (Supremo Tribunal Federal). O ambiente interno envenenado do Supremo facilitou uma nova troca de acusações entre os ministros Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Ministros do Supremo são pessoas de carne e osso. Estão sujeitos a um eventual destempero. Também não é a primeira vez que ocorrem cenas de pugilato verbal no STF. Roberto Barroso e Gilmar Mendes levaram o nível da luta a outro patamar, fazendo insinuações de ordem moral que precisam ser esclarecidas. Ministros do Supremo não podem acusar um ao outro de forma leviana e ficar o dito pelo não dito. Barroso disse textualmente que Gilmar Mendes ‘está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça’. Ora, isso é grave. Barroso deve apontar que interesses seriam esses. Gilmar Mendes respondeu, também textualmente: ‘Eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche o seu escritório de advocacia’. Ora, isso também é grave. Há uma insinuação de que o ministro do STF beneficiaria o seu antigo escritório de advocacia. Barroso e Gilmar Mendes deveriam ser mais diretos nas suas acusações ou se retratar publicamente. Ministros do STF não podem agir como se estivessem num palanque ou num boteco. É preciso mais autocontenção e mais responsabilidade no exercício de funções tão poderosas.”

 

Alternativa

Diz Gabriel Mousinho, no seu blog (site Alagoas 24 Horas), que está se formando um grupo de oposição aos Renans Calheiros. O senador Fernando Collor (PTC) seria candidato a governador, tendo Benedito de Lira (PP), que vai à reeleição, e Alfredo Gaspar de Mendonça (ainda sem partido) concorrendo ao Senado.

Aliança

Consolida-se hoje a aliança do deputado federal Maurício Quintella (PR) com o MDB do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho: às 10 horas, Fernando Fortes Melro Filho assume a secretaria da Infraestrutura. Maurício, ainda Ministro dos Transportes, disputará vaga no Senado, em dobradinha com Renan pai.

Explicação

Ricardo Mota dá, em seu blog, no Cada Minuto, a versão para Maurício Quintella trocar o apoio a Benedito de Lira para Renan Calheiros: “Quintella foi escolhido por Calheiros para a missão de assumir a condição de anti-Biu exatamente por ter um perfil político – e de comportamento – semelhante ao do senador do PP.”

 

Escanteio

Se Maurício Quintella está chegando, o também deputado federal Marx Beltrão, ainda Ministro do Turismo, está se afastando do grupo dos Renans Calheiros. Pelo menos é o que dizem pessoas muito próximas ao governador Renan Filho. Como se sabe, Marx é, desde o ano passado, candidato declarado a senador.

 

Mudança

Está anunciada para hoje, na cidade de Piranhas, a festa de filiação do deputado estadual Inácio Loiola ao PDT. Loiola, candidato à reeleição, foi três vezes prefeito de Piranhas, e está de saída do PSB desde que o grupo de Kátia Born deixou a legenda, agora controlada pelo deputado federal João Henrique Caldas.

De novo?

O governo do Estado anuncia mais um recadastramento para os seus servidores. É pelo menos o décimo recadastramento, nos últimos 30 anos. No último deles, na gestão do ex-governador Téo Vilela, foi anunciado que um dos objetivos era digitalizar os dados de ativos e inativos. Onde estariam, então, esses dados?

Opinião

Merval Pereira e o caso Lula: “As pressões sobre a presidente do Supremo Tribunal Federal vêm de várias partes, além do PT e dos advogados de Lula. Há um conluio surdo entre as diversas forças políticas que estão de alguma maneira envolvidas nas investigações e denúncias da Operação Lava-Jato e suas decorrências pelo país.”

 

*Ciro Vicenti, diretor da Fazenda Fiori, em Paripueira, convida para happy hour, a partir das 17 horas de hoje, para anunciar a transformação do complexo turístico em um resort. É mais um investimento hoteleiro em Alagoas, em fase próspera no turismo.

*Os músicos Jurandir Bozo e Arnaud Borges realizam hoje o show “UnirVersando”, com músicas dos próprios e do cancioneiro alagoano. Às 20 horas, no Bar e Restaurante Zeppelin – Rua Desembargador Artur Jucá, Centro (atrás das Lojas Americanas).

*O Programa Conexões de Saberes, da Pró-reitoria de Extensão da Ufal, está com inscrições abertas, até hoje, para seleção de 24 vagas de bolsista e 12 para cadastro de reserva, para oriundos de escola pública matriculados em curso da instituição.

*O edital que selecionará um professor e dois bolsistas para monitorar a Rede Municipal Pontos de Cultura está aberto só até hoje. As inscrições devem ser realizadas na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural, em Jaraguá, das 8 às 14 horas.

*O livro “Como Você Funciona – Não espere adoecer para entender”, da fisiologista e escritora Fernanda Machado, será lançado hoje, às 18 horas, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

*O projeto “Dialogando”, da Toro Escola de Psicanálise, é dedicado hoje a Alagoas. O historiador Luiz Sávio de Almeida falará sobre a história do Estado, com interação com a platéia. Às 20 horas, na Av. Comendador Francisco Amorim Leão, 729, Pinheiro.

*O Arapiraca Garden Shopping continua proporcionando aos seus clientes atrações nos finais de semana. Hoje tem shows de Marlon Rossi, Paty Maionese e Mágico Anthony;
amanhã, a partir da 16 horas, o público infantil vai ter à disposição o espetáculo Moana.

 

“Simplesmente não me submeto a pressão”

Cármem Lúcia

Presidente do Supremo Tribunal Federal