Flávio Gomes

17 de Março de 2018

A quem interessava?

Jornalista Ricardo Noblat: “Na Rua Honório, bairro do Cachambi, na Zona Norte do Rio, Claudio Henrique Costa Pinto, 43 anos, empresário do ramo de transporte, foi morto com quatro tiros. Morreu na frente do filho de cinco anos de idade. Perseguidos pela polícia, os criminosos fugiram para a comunidade do Jacaré. Quase à mesma hora, a vereadora Marielle Franco (PSOL), 38 anos, foi morta na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, também na Zona Norte, atingida por cinco tiros na cabeça. Os assassinos de Costa Pinto tentaram rendê-lo antes de matá-lo. Os da vereadora, a quinta mais votada nas eleições municipais de 2016, emparelharam seu carro com o dela e simplesmente dispararam. Segundo a polícia, tudo leva a crer que eles sabiam a posição de Marielle dentro do carro. Foi nela que atiraram. Costa Pinto foi vítima de um assalto comum. Na rua onde acabou morto, rota de fuga de bandidos, há uma média de quatro assaltos diários. Marielle foi vítima de uma execução. A investigação sobre sua morte poderá começar por uma pergunta: a quem interessava matá-la, e por quê? Por ser mulher e negra? Improvável. Por ser uma ativista política que denunciava assassinatos em comunidades pobres da cidade e que os atribuía à ação da polícia e das milícias? É o mais provável. Na semana passada, ela denunciara a morte de dois jovens na favela de Acari e abusos cometidos por integrantes do 41º batalhão da Polícia Militar”.

Vinculação

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem sido citado como possível candidato ao governo pela oposição. Não é razoável tal possibilidade. É que ele foi Secretário de Segurança de Renan Filho e, depois, nomeado Procurador Geral de Justiça pelo governador. Disputar eleição contra Renanzinho soaria como ato de ingratidão.

Fato consumado

A confortável situação do governador Renan Filho, por não ter concorrente à altura na disputa pela reeleição, deixa os candidatos a deputado sem valor algum, do ponto de vista eleitoral. É que, favorito absoluto, Renanzinho não tem razão para andar à procura deles. O apoio, nessa situação, chega até por gravidade.

Cotação

Informação de quem teve acesso a pesquisas de avaliação internas, contratadas pelo MDB dos Renans Calheiros: o deputado federal Arthur Lira (PP) aparece em primeiro lugar na intenção de votos. De quebra, seu pai, senador Benedito de Lira, também PP, surge sempre como primeiro ou segundo na preferência do eleitor.

Atuação

A propósito, Benedito de Lira e Arthur Lira aparecem como os parlamentares de Alagoas que têm mais emendas em favor do Estado. Ontem eles anunciaram a liberação de ambulâncias para mais 11 prefeituras. Somente na Saúde pai e filho conseguiram R$ 200 milhões para custeio dos serviços de saúde dos municípios.

Balanço

O deputado estadual Ronaldo Medeiros inova, ao prestar contas das suas ações em evento público, neste sábado, a partir de 10 horas, no Centro de Convenções de Maceió.  E explica: “Quem trabalha presta conta. E é por isso que estou reunindo a população alagoana para conhecer de perto as realizações do meu segundo mandato.”

Agenda

O superintendente da Controladoria Geral da União em Alagoas, Moacir Rodrigues de Oliveira, é um dos palestrantes na AMA na próxima 2ª feira, 10 horas. Vai falar aos prefeitos sobre Lei Anticorrupção e Cadastro no Sircad. Outro assunto em debate será a criação de Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente.

Opinião

Flávio Faveco: “Se o Supremo se ajoelhar diante de Lula, assumirá a carapuça de ter se transformado em Supremo Tribunal do Fulano, o STF da Dilma, do Aécio, do Renan, do Jucá, das dezenas de políticos que estão sendo processados a passo de tartaruga, e dos amigos e compadres soltos pelo ministro campeão da Libertadores.”

* Um grupo de amigos que há 30 anos faz caminhadas na orla marítima de Maceió vai se reunir neste sábado, às 7h30m, em café da manhã no Hotel Ponta Verde, festejando os quatro anos da Operação Lava Jato. O grupo não tem nenhum objetivo político.

* Neste sábado, a partir das 22 horas, acontece na Boite Middô mais uma festa para reviver os sucessos musicais dos anos 70 e 80, bem ao estilo dos “embalos de sábado à noite”, com o DJ Peixe. Mesas à venda no “Viva Alagoas”, térreo do Maceió  Shopping.

*O “Cineminha no Misa” exibe neste sábado, 10 horas, o filme “Didi, o caçador de tesouro”, e os vídeodocumentários “Meus amigos chineses” e “Tratado de Liligrafia”. No dia 24 serão exibidos “Os Porralokinhas” e “As coisas que moram nas coisas”.

*O projeto “Cine Sesi” contempla neste final de semana as cidades de Palmeira dos Índios, na estação ferroviária, e Traipu, na Avenida Beira Rio, com exibições gratuitas de filmes longa e curta metragem. Tudo com o patrocínio do SESI Alagoas.

*O projeto que abre o Museu de História Natural da Ufal está de volta. A 15ª edição do “Fim de Semana no Museu tem diversas atrações científicas e culturais. O evento é gratuito e acontece na sede do museu, na Praça da Faculdade, neste final de semana.

*Neste domingo acontece, no ginásio do Colégio Marista Maceió, a terceira edição da Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu, maior evento exclusivamente feminino do Brasil. A competição terá início às 9 horas, com expectativa de participação de 250 lutadoras.

*Precisando se reabilitar do empate com o Santa Cruz (Copa Nordeste) e da derrota para o São Paulo (Copa do Brasil), o CRB inicia neste domingo a disputa contra o Coruripe pela presença na final do Campeonato Alagoao. Às 16 horas, em Coruripe.

“Se descemos 100 degraus, subimos dois”

Ciro Gomes

Pré-candidato do PDT à presidência da República, comparando os governos Dilma e Temer em relação à economia.