Flávio Gomes

14 de Março de 2018

“Supremo Tribunal do Lula”

Do jornalista Josias de Souza, em seu blog, tornando pública uma trama judicial que começa a ganhar corpo nos meios jurídicos brasileiros: “Arma-se nos subterrâneos do Supremo Tribunal Federal uma manobra para evitar que Lula seja enviado ao xadrez. A ministra Cármen Lúcia continua aferrada à decisão de não ‘apequenar’ a Suprema Corte com a revisão da regra que permitiu a prisão de condenados na segunda instância. Para contornar a barricada da presidente da Suprema Corte, alguns ministros discutem a hipótese de levar ao plenário, por conta própria, um habeas corpus qualquer que lhes permita deliberar sobre a execução antecipada das penas num processo não relacionado ao caso de Lula. O condenado petista seria beneficiado por tabela. O subterfúgio apenas piora o soneto. Até os ácaros do tapete do Supremo sabem que há na Corte quem queira evitar que o pesadelo de Lula se torne realidade. Pois que façam isso à luz do dia, levando a cara à vitrine. É ilusão imaginar que a covardia livrará a o Excelso de ser rebatizado de STL, Supremo Tribunal do Lula.”

Ufa!

Finalmente Rui Palmeira acabou a expectativa em torno da sua possível candidatura ao governo do Estado. Tanto quanto Téo Vilela, companheiro de PSDB que mês passado resolveu não concorrer ao Senado, pesou muito a opinião da família. Guilherme Palmeira, seu pai, foi o fator mais decisivo nessa tomada de posição.

Ao futuro

E agora, como fica o grupo de Rui Palmeira? Em termos de substituição da candidatura ao governo um nome que vinha sendo citado era o de José Thomaz Nonô, Ex-deputado federal e ex-vice-governador, o atual secretário municipal da Saúde, presidente do DEM/AL, havia admitido concorrer, caso Rui não disputasse.

Quem perde

Sem dúvidas que o senador Benedito de Lira (PP) foi o maior prejudicado com a decisão de Rui Palmeira em terminar o seu mandato de prefeito de Maceió. Candidato à reeleição, se Rui concorrer ao governo Biu teria um companheiro viável na chapa majoritária e ainda contaria com o enteado Marcelo Palmeira na prefeitura.

Quem ganha

A posição de Rui, citado há muito tempo como provável candidato de oposição, aumentou o favoritismo de Renan Filho na disputa pela reeleição de governador. Seja quem for o candidato oposicionista, terá pouco tempo para arrumar o grupo, fixar seu nome como um concorrente viável e consolidar uma base de sustentação.

Desafio

O prefeito Adelmo Calheiros Filho, de Capela, está empenhado em resolver uma antiga reivindicação da população local: a pavimentação dos cerca de 15 quilômetros entre a sede do município e o povoado Santa Efigênia. Em época de chuvas o trecho fica quase intransitável. Ele espera o apoio do governador Renan Filho.

Terra de ninguém

O Centro de Maceió está totalmente dominado por ambulantes, que ocupam os espaços que querem, seja nas calçadas ou no leito das ruas. Tem de tudo, inclusive variedade de frutas e verduras, principalmente na Rua Augusta, a “Rua das Árvores”. Uma situação que envergonha o alagoano e causa má impressão ao turista.

Opinião

Site “Migalhas”: “Há certa onda reacionária contrária a que se investiguem as altas esferas públicas. Em geral os argumentos são os mesmos, referindo-se ao crescimento econômico. Ninguém está acima da lei. Parece ridículo queixar-se de investigações acerca de homens públicos. Ora, é óbvio que, se são todos probos, não há o que temer.”

 

* Pesquisa Ibope/CNI aponta que 48% dos brasileiros não possui simpatia por nenhum partido político. Entre os entrevistados, 19% disseram ter “simpatia ou preferência” pelo PT. Em seguida, aparecem o MDB (7%), PSDB (6%) e PSOL (2%).

*A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza em Maceió, sábado (17), a partir das 10 horas, no Hotel Best Western Premier, pré-seleção de crianças interessadas em estudar dança clássica. O processo seletivo é para meninos e meninas nascidos de 2007 a 2009.

*O estacionamento do Maceió Shopping recebe de hoje ao dia 17 de março o projeto “No curso do seu sonho”, que percorre o Brasil com o objetivo de levar à população a oportunidade de realizar o sonho do ensino superior. É uma iniciativa do Grupo Estácio.

*Até maio o Shopping Pátio Maceió recebe o Programa de Distribuição de Kits do Seja Digital. Com ele, beneficiários de programas sociais do Governo Federal, ganharão um kit gratuito composto por uma antena UHF, um conversor e um controle remoto.

*“Cão Sem Plumas” é o espetáculo da Companhia Deborah Colker a ser apresentado hoje, em exibição única, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. A abertura está prevista para as 21 horas. Informações: 3235.5301.

*A segunda fase do Campeonato Alagoano tem início hoje, com ASA x CSA, às 21h45m, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O segundo jogo será dia 24 ou 25, em Maceió. O vencedor do confronto enfrentará na final CRB ou Coruripe.

*O CRB faz o primeiro jogo contra o Coruripe no próximo domingo, 18, fora de casa. O desafio do clube hoje, a partir das 19h30m, no Trapichão, para seguir na Copa do Brasil, é tirar a diferença do São Paulo, que no primeiro jogo venceu por 2×0.

“A candidatura que nunca existiu”

Célio Gomes

Jornalista, em seu blog,  no site Cada Minuto, sobre a decisão de Rui Palmeira de não concorrer ao governo