Flávio Gomes

8 de Março de 2018

Projeto ameaçado

Igor Gielow, na “Folha de São Paulo”: “Com a mais recente derrota por unanimidade na Justiça, aproxima-se a hora da verdade para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Parece cada dia mais improvável que o ex-presidente escape de ser preso, ainda que haja alguns recursos à mão de seus até aqui ineficazes advogados. Se a candidatura do petista já era vista como uma miragem perdida no deserto eleitoral de 2018, dada a inelegibilidade virtual a que Lula se credenciou ao ser condenado em segunda instância por corrupção, havia uma esperança no PT em evitar sua prisão e tentar esticar ao máximo a campanha de rua —até o lançamento de um plano B no limite possível. Por isso Lula insiste publicamente em que não há uma candidatura estepe esperando a sua murchar de vez. Não é verdade, claro, mas o fato é que o PT está contemplando um encolhimento histórico sem o ex-presidente no páreo. Com o processo em ritmo de jogo no TRF-4, a prisão está cada dia mais próxima, isso considerando a interpretação até aqui do tribunal da repercussão geral a partir do famoso julgamento do STF em 2016, que permite que a pena seja aplicada a partir da segunda instância. Muita energia será dedicada pela defesa de Lula a tentar manter o petista em sua pré-campanha, mas o caminho está se estreitando, não menos pela eloquência do resultado no STJ — a aposta era de que a derrota seria por 4 a 1.”

Preocupação

Proposta do governador Renan Filho: “A gente precisa criar um Sistema Nacional de Segurança Pública que seja claro, mas tem que ser rápido, porque o problema é que eu sinto que criar um Ministério sem política nacional é como se viesse o carro na frente dos bois. O que vai puxar esse Ministério, fora a boa vontade de criá-lo”.

Pendenga

Continua o mistério sobre se Rui Palmeira vai renunciar aos quase três anos de mandato de prefeito de Maceió para concorrer ao governo. A cada dia que passa o seu silêncio faz aumentar a ansiedade dos aliados. Tanto os que pleiteiam a vaga de vice e o Senado quanto os que pretendem concorrer a deputado estadual ou federal.

Efeito

Se Rui Palmeira desistir de disputar o governo dá-se como certo que Maurício Quintella, hoje aliado, poderá ser candidato ao Senado no grupo de Renan Filho, em dobradinha com Renan Calheiros, e Marx Beltrão será o vice da chapa. Nesse caso, Benedito de Lira, candidato ao Senado do grupo de Rui, ficará totalmente isolado.

À luta

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Procurador Geral de Justiça, está com uma campanha nas ruas, sem especificar para qual cargo. Pode ser a senador ou deputado federal. Além de adesivos em automóveis há intensa divulgação nas redes sociais. Quanto ao fato de ser inelegível, por ingressar no MP após 1988, pensar tirar licença.

Conselho

Hoje, Dia da Mulher, vale registrar mensagem de Elisabeth Carvalho, única mulher desembargadora no TJ Alagoas e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar: “Se a mulher não procurar a delegacia e a justiça, essa violência pode chegar até numa consequência fatal para ela.”

Oportuno

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas realiza hoje, 5h30m, no seu auditório, debate sobre tremor de terra ocorrido nem Maceió no sábado passado. Vão participar do evento os geólogos Carlos dos Anjos, Abel Tenório, Ricardo Queiroz e Rochana de Andrade, além do engenheiro de minas Paulo Cabral.

0800

Site “O Antagonista”: “Deputados do PT que foram a Porto Alegre para acompanhar o julgamento de Lula no TRF-4 tiveram as despesas de viagem pagas pela Câmara. O Estadão citou o nome de doze parlamentares, entre os quais Benedita da Silva, Vicentinho, Pepe Vargas e, claro, Zeca Dirceu, que pediu reembolso até do Uber.”

 

*Renan Filho reúne hoje lideranças comunitárias, empresários e trabalhadores que atuam em estabelecimentos da orla marítima de Maceió para apresentar o projeto Ronda nos Bairros. O encontro acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, às 10 horas.

* O Teatro Deodoro recebe hoje o projeto Aqui Alagoas, às 20 horas, para homenagem ao Dia da Mulher. O evento terá a participação de 10 cantoras alagoanas que, sob a direção de Félix Baigon, irão interpretar músicas do cantor e compositor Ibys Maceioh.

*A Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca irá oferecer às arapiraquenses consultas de SPC gratuitas no dia de hoje, por conta do Dia Internacional da Mulher. As consultas poderão ser feitas nas três unidades de atendimento da CDL, incluindo a sede.

*A partir de hoje, e até domingo próximo, o Arapiraca Garden Shopping promove ações pelo Dia da Mulher. A programação inclui atividades de lazer, conhecimento, beleza e saúde são gratuitas. Os serviços são oferecidos por lojistas e parceiros do shopping.

*Estão abertas até o dia 20, na Ufal, as inscrições do Processo Seletivo Público Simplificado para contratação de técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais. Há vagas para o Campus do Sertão (Delmiro Gouveia) e Faculdade de Letras (Maceió).

*A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas agora integra o Conselho Universitário da instituição. Jailton Lira e Ana Vergne, presidente e vice presidente da Adufal, são os representantes da entidade no Consuni.

*No próximo dia 18 de março, no ginásio do Colégio Marista Maceió, haverá a terceira edição da Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu, maior evento exclusivamente feminino do Brasil. As inscrições podem ser feitas até dia 13 em www.campeonatodejiujitsu.com.br.

 “O STJ perdeu a oportunidade de garantir a presunção de inocência”

Sepúlveda Pertence

Advogado do ex-presidente Lula, sobre a manutenção da condenação do ex-presidente