Edmilson Teixeira

8 de Março de 2018

Capela, estrada de qualidade

O crônico problema da estrada de barro que dá acesso ao povoado de Santa Efigênia, sobretudo em período chuvoso está com seus dias contados. Pelo menos é o que espera o prefeito Ademinho Calheiros que ontem esteve em Maceió em reunião com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano do Estado, Mosart Amaral, a fim de debater o problema. O trecho corta ainda os municípios de Cajueiro e Viçosa, tanto que o gestor capelense disse que representou os municípios da região. “O governador Renan Filho e o secretário Mosart sempre se colocam à disposição para que de maneira integrada possamos concretizar projetos de interesse coletivo da população” comentou Adelminho, salientando que com o suporte total do Estado fará os mais diversos esforços para restaurar o acesso ao referido povoado.

Agreste

Próximo dia 21, Arapiraca vai sediar um encontro promovido pela  Junta Comercial do Estado em parceria com Sebrae/AL. Trata-se da  primeira Oficina para Contadores e Empresários do ano. Para esta edição, foi escolhido a região Agreste, acontecendo no escritório do Sebrae/AL em Arapiraca, a partir das 18h.

Conteúdo

Retomando a realização do evento, a oficina terá como tema os procedimentos de transformação de tipos societários e contrato social, contando com palestra do advogado e vogal da Juceal Fábio de Lima. O encontro é direcionado para contadores, estudantes e profissionais que lidam com processos relacionados ao registro empresarial diariamente.

Chã Preta

Teve início ontem a 25ª edição da Semana de Cultura. O evento vai se esticar até o domingo,  culminando com a data de aniversário dos 56 anos de emancipação política do município. “Estamos conduzindo os nossos trabalhos administrativos em consonância com o Governo do Estado; razão da nossa cidade está recebendo esta semana, um verdadeiro banho asfáltico em suas principais ruas”, comentou a prefeita Rita Tenório, que espera contar com um evento recheado de sucesso.

Resgate

Rita Tenório disse que no domingo entregará obras, fechará o lixão e vai apresentar  ao povo o que está proporcionando para melhor servir a todos; sobretudo quanto às reformas de postos de saúde, aquisição de ambulância, máquinas para o homem do campo, reparo nos prédios públicos, no caso as escolas, entre outros. A gestora que em 2017 retornou para comandar pela segunda vez a Prefeitura de Chã Preta foi a responsável pelo resgate da “Semana de Cultura” exatamente há um ano.

Feminino

E é dentro da programação festiva, que os organizadores do evento prepararam um momento especial para a classe feminina. No caso hoje, dia 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Haverá entrega de Comendas, apresentação folclórica e a exibição musical da Orquestra do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército brasileiro. Na sexta-feira, acontece a II edição da Feira Agrária do município, show de talentos (trio pé de serra), Mesa Redonda  com a Academia de Letra Chã Preta/Viçosa, seguida de Cavalhada Centenária, apresentação cultural e show musical em praça pública.

Crianças

Até o momento, mais 12 municípios alagoanos considerados elegíveis pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), aderiram ao Programa Criança Feliz. O novo prazo para preenchimento do Termo de Aceite foi autorizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social e segue aberto até o dia 30 de junho.

Ponto de vista  

Na avaliação do secretário Fernando Pereira, com a chegada de novos municípios, o atendimento às crianças e famílias mais vulneráveis em Alagoas está assegurado.  “Cuidar da primeira infância é o melhor investimento que podemos fazer neste momento. Com essas adesões, as ações que promovem o desenvolvimento infantil serão ampliadas e fortalecidas em todo o Estado”, destacou.

 Estiagem

Mesmo com uma boa oscilação de chuvas ao longo dos últimos meses, que abasteceram reservatórios, açudes e barragens, a situação de emergência em 38 municípios de Alagoas foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. A medida acompanha o decreto estadual 56.875, de 19 de dezembro de 2017, que atesta o cenário anormal nas cidades. Agora, as Prefeituras estão aptas a solicitar apoio à União para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o reforço das operações de abastecimento de água.

Relação

Sobre a “seca”, as cidades alagoanas que estão na lista de reconhecimentos federais são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Delmiro

“Política é que nem casamento e pode existir traição”, essas foram as palavras do prefeito Padre Eraldo Cordeiro, durante uma entrevista ao portal Radar89, onde falou sobre o grupo político que estaria arquitetando um golpe para retirá-lo da Prefeitura de Delmiro Gouveia.

Agreste

A Secretaria de Estado da Educação  e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-AL) farão uma chamada pública para a aquisição de produtos da agricultura familiar a serem utilizados na merenda de escolas estaduais do Agreste.