Flávio Gomes

7 de Março de 2018

Pobres x ricos

Jornalista Lilian Wite Fibe: “Perdoam-se dívidas de empresas que não pagaram os impostos devidos. Punem-se, assim, as que cumpriram pontualmente a obrigação com o fisco, sem descontos nem benesses. Mas punem-se, principalmente, os brasileiros que conseguem se manter empregados e sobrevivem graças ao salário. A pretexto de ‘zelar’ pelo mesmo rombo do mesmo déficit público, a tabela do Imposto de Renda na fonte está congelada há três anos. É aumento de imposto na carne, ou melhor, num dinheiro que, longe de ser ‘renda’, é mera fonte de subsistência. Simultaneamente, diminuem-se as deduções com despesas fundamentais como educação, por exemplo – outro aumento de imposto. Nunca é demais lembrar que educação, saúde e segurança são obrigações do governo. Se o cidadão tem gastos privados com esses serviços, é porque não os têm na rede pública. Por definição, não deveria pagar imposto sobre o dinheiro neles empregado. Não só paga, como paga cada vez mais. E ai do assalariado que deixar de pagar algum imposto. Qualquer um. Enquanto isso, Executivo e Legislativo baixam leis premiando empresas caloteiras. Como era mesmo o bordão da campanha publicitária do governo sobre a reforma da Previdência? Temer repetia que a mudança era pra ‘proteger os mais pobres’.”

Surpresa

Há quem diga que o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), teria fechado apoio à reeleição do deputado federal Arthur Lira (PP). O que é surpreendente, pela ligação de Rogério com o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), também de Arapiraca, que tem sido citado como candidato à Câmara dos Deputados.

Posição

Do deputado federal Maurício Quintella (PR/AL) a Davi Soares, no site “Diário do Poder”: “Se Rui confirmar a candidatura ao Governo estarei com ele, não trabalho hoje com outra possibilidade, não existe plano B! Não posso por em dúvida a candidatura do Rui. Estamos todos trabalhando para que ele seja candidato.”

Convergência

Como ministro dos Transportes, Maurício Quintella anuncia para 19 de março o início da dragagem do Porto de Maceió. O também deputado federal Marx Beltrão, ministro do Turismo, ressalta a importância da obra: “Uma obra esperada há mais de 20 anos é tirada do papel. Vamos recuperar os cruzeiros e alavancar o turismo marítimo.”

Alternativa

Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/sobre o eucalipto como opção econômica no Estado: “As oportunidades são grandes, mas quem for plantar tem que ter foco, saber o motivo de plantar, saber qual o clone ideal de acordo com a região, se é para celulose, para energia ou madeira serrada”.

Respeitado

O desembargador Paulo Barros da Silva Lima construiu uma carreira na magistratura à base de competência e integridade. Daí ter deixado muita gente de orelha em pé seu pedido de exoneração do cargo de Corregedor Geral de Justiça. Os que conhecem os bastidores do judiciário aumentaram o respeito em relação ao magistrado.

Presença

O empresário alagoano Daniel Lima Costa, diretor da Suncity Energia Solar, participa hoje, na Casa do Comércio de Salvador, Bahia, do evento “Perspectivas do Mercado de Energia Solar Brasil e Canadá”. É uma parceria entre a Embaixada e o Consulado do Canadá com governos, entidades de classes e empresas brasileiras.

Números

Jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “A maior farsa do ano, a mais nova enquete deste blog no twitter, perguntou: ‘O Oscar de ‘A Maior Farsa do Ano’ vai para…’ Respostas de 1.874 leitores: 10% – A intervenção no Rio; 55% – Eleição sem Lula é fraude; 09% – O Mito vem aí; 26% – A lei é para todos.”

* O governador Renan Filho lança hoje, às 10 horas, no Palácio República dos Palmares, o Programa Ponte, assegurando a criação de mais 127 leitos de retaguarda em hospitais da capital e interior. Com isso, haverá 301 leitos de apoio para desafogar o HGE.

*O Dia da Advocacia Pública, que transcorre hoje, será comemorado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Alagoas, a partir das 11 horas, com debate sobre Os Desafios da Advocacia Pública, na sede da instituição, em Jacarecica.

*Na próxima 6ª feira, 9, a Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas festejará o Dia da Mulher e o Dia da Advocacia Pública. Haverá homenagem ao procurador Marcos Mello e a procuradoras de Estado e lançamento de livro de José Cavalcante Barros.

*A juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, da 22ª Vara Cível da Família, ministrou palestra sobre a experiência do Núcleo de Promoção da Filiação do Judiciário de Alagoas, na II Semana de Valorização da Primeira Infância, no Rio de Janeiro.

*Acontece hoje a palestra “Reforma Trabalhista – o que muda nas rotinas da empresa/empregador/empregado”, com Carlos Hidalgo, advogado especialista em Direito do Trabalho, A partir das 19 horas, no Auditório do Senac Poço.

*A Eletrobras está realizando mutirão de corte por inadimplência em todo o Estado. A operação se estenderá até 31 de março. Suspenso o fornecimento da energia elétrica, a unidade consumidora só pode ser religada após a regularização de todos os débitos.

* Os jogos mais importantes de hoje pelo Campeonato Alagoano são CSA x Coruripe, no Trapichão, e ASA x CRB, em Arapiraca. Ambos começam às 21h45m. Está em jogo a liderança da competição, no momento com o CRB, a dois pontos do CSA.

“Não vou me matar nem fugir do Brasil”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex presidente da República, condenado por corrupção e na iminência de ser preso