Roberto Baia

3 de Março de 2018

Demissões em Penedo

Com 7segundos – O prefeito Március Beltrão Siqueira (PDT) determinou, nessa quarta-feira (28), a exoneração de todos os cargos comissionados e contratados pela administração municipal, um total de 500 funcionários espalhados pelas secretarias do município.

 

Própria equipe

De acordo com o gestor, a medida é para otimizar os serviços prestados pelo funcionalismo público nas estruturas do município. “Vamos dar ao secretário mais liberdade para montar sua própria equipe”, disse o prefeito.

 

Alegou crise

Ainda segundo o gestor, a demissão dos trabalhadores acontece por conta da crise econômica e pela necessidade de qualificar os profissionais para garantir “eficiência administrativa”. “O corte não atingirá as pessoas que desempenham suas funções na administração municipal, por meio da aprovação nos Processos Seletivos, que foram realizados recentemente para preenchimento de cargos em diversas secretarias”, complementou.

 

 

Velho Chico

Várias histórias são desenhadas às margens do Velho Chico. E não falta sobre o que contar. O cotidiano lento, embalado pelo patrimônio histórico precioso de Penedo ou pelo vai e vem dos barcos de pesca e da interação com o rio em Piaçabuçu seduzem o olhar de quem passeia pelas duas cidades à busca de imagens.

 

Fotojornalismo

Foi assim com 16 estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, que esteve em aula de campo nas duas cidades no final de 2017, sob orientação da professora Janayna Ávila, da disciplina Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo. Guiados pelo desejo de fotografar, os estudantes foram em busca de fragmentos que pudessem dar conta do dia a dia daquelas comunidades.

 

Comunidades

“A proposta de irmos a Penedo e a Piaçabuçu para fotografar o cotidiano daquelas comunidades é, hoje, também, um ato político. O rio São Francisco, poderoso, está cada vez mais castigado. A construção de narrativas visuais sobre esse patrimônio natural é fundamental para se debater o rio e o quê vem se fazendo a ele. Nesse contexto, a fotografia é uma ferramenta de reflexão”, explica a professora Janayna Ávila, curadora da exposição.

 

Registros

Assim, estão nas fotos momentos como as lavadeiras na beira do rio, o casario barroco de Penedo, o contraste entre o antigo e as construções de arquitetura moderna, como o lendário hotel São Francisco, flagrantes de moradores e, é claro, o rio. Sua presença se impõe na paisagem das duas cidades. Para onde quer se olhe, lá está o Velho Chico.

 

Serviço

Exposição: Às Margens do Velho Chico. Curadoria: Janayna Ávila. Local: Biblioteca Central da Ufal (Campus A.C. Simões, Tabuleiro, Maceió).

Abertura: 5 de março, às 13h. Visitação: de 5 de março a 19 de março, das 07h às 22h.

Entrada gratuita

 

Anadia 1

Durante a semana, o prefeito de Anadia, Celino Rocha esteve em Brasília, cumprindo uma agenda de reuniões. Entre os assuntos, o gestor esteve reunido com o Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Souza, e do Diretor do Ministério das Cidades, Francisco Araújo, onde tratou da regularização fundiária e do plano diretor do município.

 

Anadia 2

O prefeito também esteve com o Coordenador Geral do INSS, com o Senador Benedito de Lira, e o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Nossa ida à Brasília foi muito produtiva. Além das reuniões com representantes de diversos setores do Governo Federal, o apoio da bancada alagoana é fundamental para avançar na melhoria da cidade em diversos setores. Volto para o município otimista e com boas expectativas para 2018”, destacou Celino Rocha.

 

Zika vírus

Em Palmeira, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Laboratório Remi Maia, iniciará na próxima quarta (07) o cronograma para a realização de teste rápido de Zika Vírus em gestantes do município. As coletas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as gestantes devem estar munidas da solicitação médica ou do enfermeiro (a), do cartão da gestante e do cartão SUS.  Atualmente o município registra o quantitativo de 605 gestantes.

 

Coletas

As coletas serão feitas sempre às 8h e contarão com a presença de dois técnicos do Laboratório e da enfermeira da UBS. Os resultados saem no mesmo dia, mas serão entregues no dia posterior à coleta.

“Pedimos que nossas gestantes compareçam às suas unidades, que realizem o teste, pois é de suma importância detectar o quanto antes o vírus. Nossas gestantes são bem acompanhadas e queremos continuar ofertando um pré-natal humanizado e de qualidade’”, reforçou a secretária de Saúde Kátia Born.

 

Condenado por estupro

Com ASCOM – Após pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de São José da Tapera, o réu João Antônio Fontes Pereira dos Anjos, acusado de estuprar a menor T.V.S.M., de apenas 12 anos, em 2012, foi condenado pela juíza Marcella Pontes de Mendonça, nesta quinta-feira (1). O réu teve a pena definitiva fixada em dez anos e dez meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

 

 

… O caso foi elucidado após os relatos da vítima, e a constatação de 100% de compatibilidade entre materiais encontrados na calcinha usada pela menor, no dia do crime, e analisados por meio de exame de DNA, no laboratório de Genética Forense, da Perícia Oficial. A peça íntima foi apreendida pela polícia quando ocorreu o abuso sexual e estava suja com manchas de sêmen e sangue.

 

… Em depoimento, João Antônio tentou se defender alegando que a relação foi com o consentimento da criança, o que foi negado por ela à magistrada.

 

… À época do crime, o acusado também tinha menoridade, o que fez a magistrada decidir pela redução da pena em 1/6, totalizando, segundo a sentença, em dez anos e dez meses de prisão.