Edmilson Teixeira

2 de Março de 2018

Penedo, medidas para o crescimento!    

Preocupado com a eficiência administrativa, cujo município trabalha hoje com um saldo positivo de caixa, sobretudo tocando serviços essenciais com recursos próprios; além de investir na contra partida para obras de parcerias com o Governo Federal, foi que nesta quinta-feira, o prefeito de Penedo/AL, Marcius Beltrão (PDT) que está à frente da Prefeitura pela terceira vez, resolveu adotar uma ousada política de “choque de gestão”. É que entre uma série de medidas econômicas, um decreto publicado nesta quinta, estabelece que todos os cargos comissionados e contratados sejam exonerados, com exceção dos secretários  e coordenadores de nível superior.     

Argumento

“Essa medida não tem nada haver com a crise econômica, sobretudo em se tratando de  queda da receita do FPM, como todo mundo pensa. Trata-se de uma ação que visa garantir uma política de alinhamento de gestão, a fim de motivar os servidores de forma generalizada. Veja bem, nos próximos dias os dispensados que eram eficientes dentro de suas devidas funções, terão amplas possibilidades de serem convocados aos poucos; pois assim, alcançaremos uma administração dinâmica, cuja meta  é unir determinação profissional para trabalhar em prol de todos” revelou o prefeito Beltrão, afirmando que já teve a oportunidade de adotar esse tipo de política em outras oportunidades, e que o resultado foi bastante satisfatório. “Penedo hoje está transformada  num verdadeiro  canteiro de obras; pois ainda temos cerca de três anos pela frente, a fim de  incrementar nessa politica de desenvolvimento” disse.

Pacote

À medida que já entrou em vigor neste primeiro dia de março, não se concentra apenas nas exonerações dos servidores instáveis de  Penedo. Trata-se de um realinhamento que envolve uma questão de economia de um modo geral para o município; como: Suspensão de gratificações e demais vantagens, desde que não estejam dentro de lei, revisão de todos os contratos de locação imobiliária e automotiva, os aposentados que ainda se encontram prestando serviço sejam desligados de suas funções; além de metas para redução, se possível de até  20% do uso de combustível, energia elétrica, material de expedientes afins, desde que não prejudique os serviços essenciais prestados aos cidadãos.

Eleição na CNM

A prefeita de Feliz Deserto, Rosiane Beltrão que está à frente do cargo pela terceira vez, integra a chapa inscrita para a eleição nacional que acontece nesta sexta-feira, para a composição da diretoria da Confederação Nacional dos Municípios, na qualidade de representante do Nordeste. A CNM é órgão que tem como eterno presidente, o gaúcho Paulo Ziulkoski, que por sinal nunca mais quis ser prefeito desde 2000 depois de dois mandatos seguidos da pacata cidade de Mariana Pimentel/RS. Ao longo desses 18 anos, Paulo Ziulkoski sempre é reeleito por aclamação; sobretudo com muito mérito.

Sistema

Pois bem, os  prefeitos podem participar da eleição nesta sexta-feira da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a gestão 2018-2021. A votação ocorre por meio eletrônico, via internet, a fim de promover o acesso a todos. A plataforma para registo de voto on-line estará disponível de 8h às 18h, horário de Brasília, na página www.eleicoescnm2018.com.br.

Pão de Açúcar  

Amanhã Pão de Açúcar fará 164 anos de autonomia administrativa, cujas comemorações começam a partir desta sexta-feira, com inaugurações e assinatura de serviços de obras. Para amanhã, a Prefeitura preparou uma solenidade com inaugurações, reformas, lançamento de projetos, atrações culturais e artísticas, sobretudo para homenagear a luta do povo da terra de Jaciobá.

Histórico

 Nesta data, a cidade ribeirinha se lembra com orgulho, principalmente, de seus filhos ilustres, a exemplo do historiador Moreno Brandão, do artista Joãozinho Lisboa e de seus antepassados, os índios Urumaris, que deram o primeiro nome da cidade: Jaciobá, que em guarani significa Espelho da Lua – recebendo a cidade o nome do reflexo na Lua sobre o Rio São Francisco.

Contenção de despesas  

Governo Federal afirma que o orçamento deste ano para as despesas com saneamento básico sofreu redução de 16,6% em relação ao autorizado no ano passado, prevendo a execução de apenas R$ 1,9 bilhão para o setor. O anúncio  é motivo de preocupação para milhares de prefeitos brasileiros, já que o contingenciamento afeta diretamente a capacidade de os gestores públicos atenderem as demandas da área.

Ângulo

Os serviços de saneamento básico correspondem ao conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem; além do manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.

Cine na rua

Uma forma lúdica e eficaz de resgatar a história das salas de exibição das cidades do interior do Brasil e, ao mesmo tempo, promover a inclusão social por meio do cinema. Esse é o roteiro do Cine Sesi, que desde 2002 democratiza o acesso à sétima arte pelo país. O projeto já está em sua 12ª Edição, só em Alagoas, onde já esteve em 87 cidades e atingiu um público de mais de 900 mil pessoas, nas edições passadas.

Alvo

E dentro do percurso que passará por 20 cidades alagoanas, o Cine Sesi vai contemplar, a partir desta sexta-feira até domingo, o público das cidades de Capela, na Praça Central, e de Taquarana, em frente à Igreja Santa Cruz, com exibições de filmes, com patrocínio do SESI Alagoas.