Flávio Gomes

28 de Fevereiro de 2018

Ressurreição política

Rabino Samir Pinto: “A velha política está ressecada, mas continua esperta. Quando o tema reforma é debatido, parece que isso é feito apenas para garantir mais um mandato e fortalecer a si mesmo, e com isso são construídas trincheiras para defender seus partidos. O Brasil não precisa de uma reforma política, precisa de uma reforma do ser político, e isso é ressurreição. Ele deve entender que está lá para servir o povo, e não para enriquecer. Para isso, deve-se restabelecer critérios do perfil do político, do parlamentar, do ministro, dos gestores e do próprio presidente. Para que a ressureição política seja feita com sucesso, é preciso ver se é possível reviver com os políticos que estão ativos, ou preparar uma nova geração, e como fazer esse período de transição. Os ossos ressecados da política devem começar a ganhar vida com a reforma do ser político, mas devem ir além, e também servir como motivadores da reforma do ser eleitor. A ressurreição vai realmente acontecer quando todos reverem os próprios conceitos, pensar em quem votar e o motivo que o levou a isso, reconhecendo a importância de exercer o seu direito como cidadão. Assim será possível reconstruir a imagem dos homens públicos e do governo no Brasil.”

Argumento

Téo Vilela, ex-governador, ex-senador e ainda a maior liderança do PSDB/AL, não nega grande amizade com Renan Calheiros. Mas desmente que, além das parcerias formais e públicas, tenha acordos secretos com o senador. “Em 2016 estivemos contra em Maceió e em Arapiraca e venci, com Rui e Rogério”, argumenta.

Precedente

O fato de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto ter entrado no Ministério Público após a Constituição de 1988 pode não impedi-lo de disputar mandato político. Ele foi secretário de Segurança, apesar de, em caso semelhante, a promotora Cecília Carnaúba não ter sido autorizada pelo MP a ser secretária de Educação de Maceió.

Re$paldo

O deputado estadual Sérgio Toledo (PSC) aparece como forte candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Além de inúmeros acertos com lideranças políticas no interior, dispõe de excelente situação financeira. E o TSE decidiu que na eleição deste ano os candidatos podem usar dinheiro pessoal na própria campanha.

Cotado

Em Arapiraca, se dá como certa a candidatura a deputado federal de Daniel Barbosa, filho do vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa. Sabem os conhecedores da atividade política que a Educação proporciona bons votos. Exemplos quanto a isso não faltam. Daniel, seguramente, será mais um.

Legado

A Ufal recebeu R$ 2 milhões do Ministério da Saúde para a construção de laboratório de pesquisa com células-tronco, visando buscar tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica. Um dos responsáveis por isso foi o médico Hemerson Casado Gama, ele próprio portador de ELA, através da associação que leva seu nome.

Bagunça

O tempo passa, o tempo voa… E a orla marítima de Ponta Verde continua sendo o paraíso da impunidade. Motos, bicicletas, skates e patins continuam pondo em risco os pedestres que utilizam as calçadas. E, apesar de vários acidentes, inclusive com morte, a fiscalização da prefeitura faz o mesmo que os peixes: nada.

Opinião

Josias de Souza: “Para que uma hipotética candidatura de Temer ficasse em pé o eleitor teria de enviar para o armário do esquecimento duas denúncias criminais congeladas, um inquérito em andamento, a cumplicidade com ministros denunciados e a consolidação do termo presidencialismo de coalizão como eufemismo para organização criminosa.”

* O Projovem, do Ministério da Educação, tem 43 mil vagas na modalidade Urbano e outras 11 mil na modalidade Campo. Interessados, que devem ter entre 18 e 29 anos, podem se inscrever, pela internet, somente até hoje. As aulas se iniciam em março.

* A Secretaria Municipal de Educação garante que se encerram hoje as inscrições do Projovem Urbano em Maceió.  Os interessados devem comparecer à sede da Semed, na Cambona, ou às Escolas Paulo Bandeira e Selma Bandeira, ambas no Benedito Bentes.

*Até às 18 horas de hoje o Sesc recebe inscrições em música, artes cênicas e literatura, para a programação do Sesc das Artes 2018, em apresentações no Teatro Jofre Soares, em Maceió, e no Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca. Contato: sescalagoas.com.br.

*A Ouvidoria do SUS em Maceió dispõe de dois pontos presenciais para reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos usuários. Um, no 2º Centro de Saúde Dr.  Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha); outro, no PAM Salgadinho.

* O Senac abriu processo seletivo para cursos de graduação a distância em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares. As inscrições seguem até 11 de março. Ao todo, são 13 cursos. Informações: http://www.ead.senac.br/graduacao/.

*A Fundação Municipal de Ação Cultural, da Prefeitura de Maceió, lançou um edital público para selecionar um professor e dois estudantes que serão responsáveis por monitorar as atividades da Rede Pontos de Cultura. As inscrições vão até 23 de março.

*O CRB faz hoje contra o São Paulo, na capital paulista, o primeiro dos dois confrontos para definir quem passa à quarta fase da Copa do Brasil. O jogo começa às 19h30m. A instabilidade técnica do time paulista pode ser um fator favorável ao CRB.

“Não vou participar de uma fraude”

Arthur Virgílio Neto

Prefeito de Manaus, ao desistir de prévia para escolha do candidato do PSDB à Presidência da República